Topo

Inglês - 2022/2023

Haaland volta com pintura, City goleia Southampton e pressiona Arsenal

Haaland arma meia-bicicleta para marcar um golaço pelo Manchester City contra o Southampton - Divulgação/Twitter @ManCityPT
Haaland arma meia-bicicleta para marcar um golaço pelo Manchester City contra o Southampton Imagem: Divulgação/Twitter @ManCityPT

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

08/04/2023 15h22

O Manchester City goleou o lanterna Southampton por 4 a 1 na tarde de hoje (8), fora de casa, pela 30ª rodada do Campeonato Inglês, e manteve a caça ao líder Arsenal.

Os gols do City foram marcados por Haaland (duas vezes), Grealish e Julián Álvarez (de pênalti). O segundo do norueguês foi uma pintura, de meia-bicicleta. Mara fez o gol de honra do Southampton.

Haaland foi a principal novidade do time. O norueguês não entrava em campo desde 18 março e havia sido desfalque no clássico conta o Liverpool por conta de uma lesão na virilha. Com os gols, ele chegou a 30 na atual Premier League.

O jogo também foi especial para De Bruyne, que alcançou 100 assistências (em 237 jogos) na história da Premier League ao cruzar na medida para Haaland abrir o placar.

Foi a oitava vitória seguida do Manchester City, a quinta no Campeonato Inglês. O time de Guardiola chega a incríveis 21 gols nos últimos quatro jogos.

Com o resultado, os Citizens chegam a 67 pontos e ficam a cinco do Arsenal, que tem 72 —ambos estão com 29 jogos, mas os Gunners ainda entram em campo amanhã (9), em clássico contra o Liverpool, às 12h30, no fechamento da 30ª rodada.

Vale lembrar que Manchester City e Arsenal ainda têm um confronto direto, marcado para o dia 26 de abril, no City of Manchester.

O time de Guardiola faz o seu jogo atrasado da 28ª rodada, contra o West Ham, em 3 de maio, quando City e Arsenal finalmente voltarão a ficar com o mesmo número de jogos.

Como foi o jogo

O Manchester City encontrou um Southampton organizada na primeira etapa, e, apesar dos quase 80% de posse de bola, teve trabalho para achar espaço na defesa dos anfitriões e levar perigo.

O jogo caminhava sem gols para o intervalo, mas, nos minutos finais, prevaleceu a qualidade individual do Manchester City. De Bruyne achou um cruzamento milimétrico para Haaland marcar de cabeça.

A porteira abriu no segundo tempo. Com mais espaço, Grealish ampliou e Haaland deu seu show particular para fazer 3 a 0 com um golaço de meia-bicicleta.

Sékou Mara descontou logo depois e deu esperanças ao torcedor do Southampton. Mas De Bruyne sofreu pênalti no lance seguinte e Julián Álvarez converteu a cobrança para dar números finais à partida.

Lances importantes

1ª oportunidade. O Manchester City precisou de quatro minutos para construir a sua primeira chance de perigo. Em rápida transição, De Bruyne serviu Grealish, que finalizou colocado; Bazunu fez boa defesa.

Quem segura? O City cedeu um contra-ataque de ouro ao Southampton aos 15min depois de errar uma jogada de escanteio. Sulemana disparou, perseguido por Aké desde o campo de defesa, mas se atrapalhou ao invadir a área e adiantou a bola, interceptada por Ederson.

Uuuhh! De Bruyne iniciou a jogada, recebeu pela esquerda e cruzou para a área; Haaland ganhou do defensor no alto e cabeceou tirando tinta da trave, aos 40.

1x0. Haaland, que até então estava apagado no jogo, precisou de uma chance para marcar. Ele recebeu cruzamento de De Bruyne da esquerda e, de cabeça, mandou para as redes, aos 44min.

2x0. O City ampliou aos 13min do segundo tempo, em contra-ataque. Haaland tocou para De Bruyne, que serviu Grealish. O camisa 10 invadiu a área e finalizou; no rebote do goleiro, chutou de novo para balançar as redes.

3x0. Haaland fez mais um, e desta vez com um golaço. Recebeu cruzamento de Grealish e fez malabarismo para acertar uma linda meia-bicicleta, aos 22min.

3x1. O Southampton descontou com jogada criada por dois jogadores que tinham acabado de entrar. Djenepo costurou pela esquerda e encontrou Mara, que, na marca do pênalti, finalizou para as redes.

4x1. A esperança do time da casa durou pouco. De Bruyne invadiu a área e foi derrubado após carrinho de Walker-Peters. Julián Álvarez cobrou no meio do gol e fechou a conta.

Ficha técnica

Southampton 1 x 4 Manchester City

Data: 8 de abril de 2023 (sábado)
Hora: 13h30 (de Brasília)
Local: St Mary's Stadium, em Southampton (ING)
Competição: Campeonato Inglês
Cartões amarelos: Stones, Haaland (City)
Gol: Haaland (City), aos 44min do primeiro tempo; Grealish (City), aos 13min, Haaland (City), aos 22min, Mara (Southampton), aos 27min, e Julián Álvarez (City), aos 29min do segundo tempo

Southampton: Bazunu; Walkers-Peters, Bella-Kotchap e Maitland-Niles; Alcaraz (Djenepo), Lavia (Diallo) e Ward-Prowse; Elyounoussi (Armstrong), Walcott (Perraud) e Sulemana (Mara). Técnico: Rubén Sellés

Manchester City: Ederson, Stones (Walker), Akanji, Dias e Aké (Sergio Gómez); Rodri (Kalvin Phillips), De Bruyne e Gundogan; Mahrez (Bernardo Silva), Grealish, Haaland (Julián Álvarez). Técnico: Pep Guardiola