Topo

Conmebol divulga ranking dos clubes da Libertadores e argentino lidera

Flamengo conquista sua terceira Copa Libertadores em Guayaquil - Buda Mendes/Getty Images
Flamengo conquista sua terceira Copa Libertadores em Guayaquil Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/03/2023 15h10

A Conmebol divulgou o ranking 2023, com as posições de cada um dos 32 clubes classificados para a fase de grupos da Libertadores. Campeão em 2018, o River Plate é o primeiro colocado e os brasileiros e últimos campeões, Palmeiras e Flamengo, respectivamente, completam o 'pódio'.

A lista elenca apenas os clubes classificados para a fase de grupos da competição continental, que terá início no próximo dia 4 de abril. O Athletico, finalista no ano passado, ficou em sétimo e é o terceiro brasileiro entre os 10 melhores colocados.

Atlético (11º), Internacional (18º), Corinthians (24º) e Fluminense (32º) completam a lista dos representantes do futebol brasileiro. O Boca Juniors é o quarto, seguido pelo Nacional do Uruguai, em sexto.

O sorteio dos grupos da Libertadores 2023 será no dia 27 de março, às 21h (horário de Brasília). A cerimônia na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, vai definir os oito grupos a partir de quatro potes.

Flamengo (Brasil), River Plate (Argentina), Palmeiras (Brasil), Boca Juniors (Argentina), Nacional (Uruguai), Athletico-PR (Brasil), Independiente del Valle (Equador) e Olimpia (Paraguai) são os cabeças de chave, no Pote 1.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Nacional-URU está em 6º lugar no ranking da Conmebol 2023, e não em sétimo. O erro foi corrigido.