Topo

Inglês - 2022/2023

Inglês: Martinelli marca, Arsenal vence 6ª seguida e dispara na ponta

Gabriel Martinelli comemora gol marcado contra o Crystal Palace - Ryan Pearse/Getty Images
Gabriel Martinelli comemora gol marcado contra o Crystal Palace Imagem: Ryan Pearse/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/03/2023 12h54

Jogando em casa e contando com o brilho dos atacantes Martinelli e Saka, o Arsenal confirmou o bom momento e venceu o Crystal Palace por 4 a 1 hoje (19), chegando a seis vitórias consecutivas na competição e abrindo oito pontos de vantagem na liderança.

Martinelli, Saka (duas vezes) e Xhaka marcaram os gols do Arsenal no jogo válido pela 28ª rodada da liga nacional, enquanto Schlupp marcou o único tento da equipe visitante.

Com o resultado, o Arsenal chega a 69 pontos, oito a mais que o Manchester City, vice-líder da competição com um jogo a menos.

Eliminado da Liga Europa na última semana, o Arsenal volta a campo apenas no dia 1 de abril (sábado), quando encara o Leeds, fora de casa, às 11h.

No mesmo dia e horário, o Crystal Palace, 12º colocado com 27 pontos - apenas três a mais que o West Ham, primeiro da zona de rebaixamento -, recebe o Leicester City.

Como foi o jogo

Apesar de o Arsenal ter a bola, o Crystal Palace foi mais perigoso no início, apostando nos contra-ataques. Zaha acertou a trave e Edouard parou em Ramsdale antes dos vinte minutos.

Paciente, o Arsenal tomou o controle do jogo a partir do gol de Martinelli. Depois de alguns minutos de pressão, Saka aumentou a vantagem antes do intervalo, em mais uma boa jogada. Xhaka fez o terceiro no início do segundo tempo.

O Crystal Palace chegou a incomodar depois de diminuir com Schlupp. Zaha quase fez o segundo, mas Saka marcou o quarto para o Arsenal e deu tranquilidade para os donos da casa.

Martinelli, ignorado na última convocação da seleção brasileira - mesmo depois do corte de Richarlison -, é o artilheiro do Arsenal na Premier League, com 13 gols. Saka, seu companheiro de ataque, chegou a 12 na competição.

Lances importantes

10 minutos do 1º tempo - Na trave! Em contra-ataque rápido, Zaha dominou na ponta esquerda da área e bateu forte, rasteiro. Ramsdale se esticou e tocou na bola, que ainda bateu na trave e nas costas do goleiro do Arsenal antes de sair para escanteio.

27 minutos do 1º tempo - 1 a 0: Martinelli recebeu dentro da área e, mesmo marcado, limpou bem o lance antes de bater forte, com a perna esquerda, estufando as redes de Whitworth.

42 minutos do 1º tempo - 2 a 0: Após muita pressão, Saka recebeu um lindo passe de White dentro da área. O atacante bateu rasteiro e cruzado para marcar o segundo.

10 minutos do 2º tempo - 3 a 0: Trossard recebeu lindo passe de Zinchenko e, com liberdade, tocou para Xhaka, dentro da área. Mesmo bem marcado, o meio-campista conseguiu tocar na bola e vencer o goleiro.

18 minutos do 2º tempo - 3 a 1: Após desvio de cabeça na primeira trave em cobrança de escanteio, ninguém afastou e Schlupp completou para as redes, diminuindo a vantagem do Arsenal.

29 minutos do 2º tempo - 4 a 1: Tierney recebeu de Gabriel Jesus na esquerda e cruzou rasteiro, para trás. Saka chegou batendo de primeira, consolidando a goleada.

FICHA TÉCNICA
Arsenal 4 x 1 Crystal Palace

Data: 19/03/2023 (domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Ocasião: 28ª rodada do Campeonato Inglês
Local: Estádio Emirates, em Londres, na Inglaterra
Árbitro: Stuart Attwell
Cartões amarelos: Tomkins (CRY)
Gols: Martinelli, aos 27', e Saka, aos 42 minutos do primeiro tempo; Xhaka, aos 10', Schlupp, aos 18', e Saka, aos 29 minutos do segundo tempo.

Arsenal: Ramsdale; White (Jorginho), Holding, Gabriel Magalhães (Kiwior) e Zinchenko (Tierney); Partey, Xhaka e Odegaard; Saka, Martinelli (Smith Rowe) e Trossard (Gabriel Jesus). Técnico: Mikel Arteta.

Crystal Palace: Whitworth; Ward, Tomkins, Guehi e Mitchell; Milivojevic (Hughes), Doucoure e Schlupp (Ahamada); Olise (Eze), Edouard (J. Ayew) e Zaha. Técnico: Paddy McCarthy.