Topo

Grêmio

Por onde anda ex-Grêmio que fez jogador do São Paulo ganhar carro de Renato

Vico, meia-atacante do Atlético-GO, fez Luciano, do São Paulo, ganhar um carro de Renato - Ingryd Oliveira/Atlético-GO
Vico, meia-atacante do Atlético-GO, fez Luciano, do São Paulo, ganhar um carro de Renato Imagem: Ingryd Oliveira/Atlético-GO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/03/2023 04h00

Em 2018, depois de um gol de Cristiano Ronaldo de bicicleta, Renato Gaúcho propôs um desafio ao elenco do Grêmio: quem marcasse dessa forma ganharia um carro popular de presente. No dia seguinte, Vico, meia-atacante que há pouco tinha subido da base, fez dois. Por ser no treino e não no jogo, ele não ganhou o mimo, mas impulsionou a aposta que acabou no gol de Luciano, hoje no São Paulo.

A Grêmio TV fez um vídeo com os dois gols de bicicleta de Vico durante o treinamento recreativo do elenco gremista. O lance foi chamado de 'Vicicleta', em alusão ao nome dele. Vico tinha 22 anos e vivia seu primeiro ano como figura fixa do elenco principal. Hoje, integra o elenco do Atlético-GO.

O Renato mostrou o gol do Cristiano Ronaldo, e o dele de bicicleta. Disse que o dele era mais bonito. E naquele dia falou que se alguém marcasse de bicicleta, ele daria um carro popular de presente. Quando eu fiz dois, todo mundo saiu como se dirigisse um carro de brincadeira no treinamento para tirar sarro dele. Foi uma brincadeira interna muito bacana", Vico

Aposta durou um ano

A aposta de Renato com o elenco gremista aconteceu em maio de 2018, mas o gol de bicicleta em jogo oficial veio só em novembro de 2019, com Luciano, contra a Chapecoense.

Renato Gaúcho fez questão de conceder entrevista coletiva, dias depois do feito, com um comprovante de depósito em mãos como prova de ter pago R$ 40 mil ao atacante como valor correspondente a um carro popular.

O Renato disse que foram lindos gols, mas que não ganharia porque não foi em jogo. Se fosse no jogo eu ganharia dois carros. Acho que ele poderia ter me dado um para honrar o que ele disse. O Renato foi um paizão para mim no Grêmio. Tenho carinho, admiração e gratidão muito grande por ele. Me ajudou não só no clube, mas quando saí também. Quando estive no Rio, ele me chamou para jogar futevôlei. É um cara que admiro Vico

Ida para Ásia

A carreira de Vico, após as bicicletas, mudou de direção. Em 2019 ele esteve na Ponte Preta e em 2021 e 2021 viveu temporadas de bom aproveitamento no Vitória. Depois de passar pelo CRB, no ano passado, ele tentou a sorte no Dhofar, de Omã. De volta ao Brasil, ele atualmente defende o Atlético-GO e tem uma assistência em quatro jogos.

"Essa experiência em Omã foi bacana para conhecer outra cultura, idioma, fazer amigos fora do país. Vi como é importante estar preparado para outro ambiente, falar inglês, se comunicar. Eu e minha esposa saímos de lá muito gratos. Hoje estou feliz no Atlético-GO, tem uma estrutura fantástica, uma das melhores do Brasil. Quero fazer um bom ano e dar sequência aqui", contou o jogador.

Bicicleta virou arma

E não foram só as duas vezes que poderiam ter valido carros que os gols de bicicleta pautaram a carreira de Vico. Segundo ele, a jogada é alternativa oriunda do futevôlei:

"É algo que eu gosto de desenvolver. No futevôlei é toda hora, no campo já vem automático, já tento dar o giro. Fiz gol de bicicleta pelo CRB e em Omã também. No primeiro amistoso com o Atlético-GO dei uma bicicleta que por pouco não saiu gol. É meu primeiro recurso, gosto muito de usar e vamos torcer que possa sair o gol de bicicleta com o Atlético".

Grêmio