Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Bayern segura Messi e Mbappé e elimina PSG da Champions com lei do ex

Jogadores do Bayern comemoram gol contra o PSG pela volta das oitavas da Liga dos Campeões - Sebastian Widmann - UEFA/UEFA via Getty Images
Jogadores do Bayern comemoram gol contra o PSG pela volta das oitavas da Liga dos Campeões Imagem: Sebastian Widmann - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/03/2023 18h53

O Bayern de Munique está nas quartas de final da Liga dos Campeões. Com direito à "lei do ex", o clube bávaro venceu o PSG por 2 a 0 em casa, hoje, na Allianz Arena, pela volta das oitavas de final da principal competição europeia.

Choupo-Moting, que defendeu o PSG até 2020, marcou o primeiro para o Bayern, e Gnabry fechou a conta — a primeira partida havia acabado em vitória alemã por 1 a 0. Já Mbappé e Messi sofreram muito para sair da marcação bávara, especialmente no primeiro tempo, e pouco ameaçaram a meta alemã.

O Bayern agora espera o sorteio da Uefa para conhecer seu adversário nas quartas de final. Enquanto o PSG - que não tem Neymar, machucado - adia por mais um ano o sonho de conquistar a Champions.

Como foi o jogo

Muita marcação e bola em velocidade para Mbappé. Bayern e PSG apostaram na pressão na saída de bola adversária e roubadas para puxar contra-ataques, e quem chegou mais perto foi o time francês, com escapadas de Mbappé pela esquerda e Hakimi na direita.

Defesas se destacam e mantêm placar zerado no primeiro tempo. As sólidas zagas de Bayern e PSG cortaram jogadas desde a linha intermediária até a poucos passes do gol. Messi e Mbappé, pelo PSG, e Choupo-Moting, pelo Bayern, foram muito marcados, tendo pouca brecha para levar perigo.

Bayern pressiona e faz valer a 'lei do ex'. Os bávaros voltaram para o segundo tempo trocando passes e empurrando o PSG para trás, e a pressão terminou com a bola na rede. A arbitragem anulou o primeiro, mas Choupo-Moting insistiu e marcou novamente, dessa vez sem irregularidade.

PSG vai para cima, deixa espaços para contra-ataque, e Bayern fecha a conta. Precisando de dois gols para seguir vivo, o time francês se lançou ao ataque, tentando rondar a área bávara pelo maior tempo possível. O time, porém, abriu espaço para contra-ataques, e Gnabry não desperdiçou.

Gols e lances importantes

Messi para na defesa do Bayern. Aos 24 minutos do primeiro tempo, o camisa 30 recebeu em profundidade de Nuno Mendes e foi travado por Davies. Messi ficou com o rebote, mas levou a pior contra a dupla De Ligt e Sommer.

Marquinhos sai machucado. O capitão do PSG deixou o campo aos 35 minutos do primeiro tempo. Ele levou as mãos ao lado direito, próximo à cintura.

Milagre de De Ligt. Aos 38 minutos do primeiro tempo, o goleiro Sommer falhou e entregou a bola para Vitinha, que finalizou contra o gol vazio. De Ligt salvou em cima da linha.

Choupo-Moting marca, mas não vale. Aos 6 minutos do segundo tempo, Musiala cruzou, Choupo-Moting desviou no meio da área e Muller, em impedimento, estica a perna pela direita. Bandeirinha assinalou a irregularidade, e o VAR confirmou.

1 a 0. Agora valeu! Aos 15 minutos do segundo tempo, Verratti perdeu a bola dentro da área, Muller tocou para Goretzka pela direita, que serviu Choupo-Moting, livre, pelo centro.

Quase o empate! Aos 18 minutos do segundo tempo, Messi cobrou escanteio e Sérgio Ramos cabeceou, obrigando Sommer a fazer uma grande defesa.

2 a 0. Gnabry fecha a conta. Com quatro minutos em campo, Gnabry aproveitou contra-ataque puxado por João Cancelo para ampliar o marcador.

Quase o terceiro. Já nos acréscimos, Sané tocou para Mané pelo centro, que mandou para o fundo do gol, mas o atacante estava em posição de impedimento.

FICHA TÉCNICA

Bayern de Munique x PSG

Competição: oitavas de final da Liga dos Campeões
Data e horário: 8 de março de 2023, às 17h (de Brasília)
Local: Allianz Arena, em Munique, na Alemanha
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone e Alessandro Giallatini (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Gols: Choupo-Moting (Bayern), aos 15 minutos do segundo tempo; Gnabry (Bayern), aos 44 minutos do segundo tempo.

BAYERN: Sommer; Stanisic, Upamecano, De Ligt; Coman (Gnabry), Kimmich, Goretzka, Davies; Muller (João Cancelo), Musiala (Sané), Choupo-Moting (Sané). Técnico: Julian Nagelsmann.

PSG: Donnarumma; Danilo Pereira, Sergio Ramos e Marquinhos (Mukiele (Bitshiabu)); Hakimi, Verratti, Fabián (Zaire-Emery), Vitinha (Ekitiké) e Nuno Mendes (Bernat); Messi e Mbappé. Técnico: Christophe Galtier.