Topo

Inglês - 2022/2023

7x0! Liverpool massacra Manchester United em clássico com recorde de Salah

Salah comemora após marcar o 6º gol do Liverpool contra o United - Paul Ellis/AFP
Salah comemora após marcar o 6º gol do Liverpool contra o United Imagem: Paul Ellis/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/03/2023 15h21

O Liverpool ignorou a boa fase vivida pelo Manchester United e atropelou o maior rival na tarde de hoje (5), com direito à maior vitória em 128 anos deste clássico: 7 a 0!

Até hoje, o resultado mais expressivo entre as equipes havia sido em 5 de maio de 1928, quando o United venceu o Liverpool por 6 a 1.

O jogo histórico deste domingo foi disputado em Anfield e válido pela 26ª rodada da Premier League. De quebra, o massacre do Liverpool encerrou uma sequência de 11 partidas de invencibilidade dos Diabos Vermelhos. Os gols foram marcados por Gakpo, Darwin Nuñez, Salah (todos marcaram duas vezes cada) e Roberto Firmino.

Com a goleada, o Liverpool subiu para a quinta colocação na tabela, com 42 pontos. O United, por sua vez, segue em terceiro, com 49 pontos.

Salah bate recorde

Os gols marcados neste domingo fizeram o egípcio chegar aos 129 gols e superar Robbie Fowler como o jogador com mais gols em Premier League pelo Liverpool.

Como foi o jogo

O primeiro tempo teve as emoções reservadas para o final. O Liverpool começou bem, dominou a posse e as ações nos 20 primeiros minutos, mas sem assustar o Manchester United. Depois disso, o clássico ficou equilibrado e morno. Quando o intervalo se aproximava, dois gols foram marcados, mas apenas um valeu. Casemiro abriria o placar para os visitantes de cabeça, mas estava impedido. No lance seguinte, os donos da casa saíram na frente, com gol de Gakpo.

O segundo tempo começou com o Liverpool triplicando a vantagem construída na etapa inicial em cinco minutos e fazendo mais quatro gols durante o restante do tempo. Darwin Nuñez fez o segundo de cabeça, e Gakpo fez mais um para deixar a vitória bem encaminhada. Mesmo com o placar já expressivo, os mandantes não sossegaram e se mantiveram no campo de ataque. Salah, que já havia sido decisivo na jogada do terceiro gol, ainda marcou o quarto e transformou o resultado em goleada em Anfield. O atropelo seguiu, e ainda teve tempo de Nuñez, Salah e Roberto Firmino marcarem mais um cada. Um baile de fuitebol.

Gols e lances importantes

Gol anulado do Manchester United. Aos 41 minutos, Casemiro aproveitou cruzamento na área e cabeceou para o fundo das redes. O brasileiro, porém, estava em posição irregular.

1x0. Um minuto depois do gol de Casemiro ser anulado, o Liverpool abriu o placar do clássico. Robertson lançou Gakpo, que limpou a marcação e finalizou de chapa, sem chance para De Gea.

2x0. No primeiro minuto do segundo tempo, Elliot cruzou para Darwin Nuñez, que cabeceou para ampliar para o Liverpool.

3x0. Aos 5 minutos, o Liverpool armou um belo contra-ataque, e Salah deu um drible desconcertante em Lisandro Martínez antes de servir Gakpo, que encobriu De Gea.

4x0. Aos 20 minutos, Salah transformou o resultado em goleada ao mandar uma bomba da área e marcar o quarto do Liverpool.

5x0. Aos 29 minutos, Darvin Nuñez fez seu segundo no jogo, novamente de cabeça, após receber cruzamento de Henderson.

6x0. Aos 37 minutos, Salah aproveitou bate-rebate na área e finalizou para bater o recorde de Robbie Fowler.

7x0. Aos 43 minutos, Firmino recebeu de Salah, girou e bateu para fazer o sétimo do Liverpool.

Agenda

O Liverpool volta a campo no próximo sábado (11), às 9h30 (de Brasília), quando visita o Bournemouth, pela 27ª rodada da Premier League.

Já o Manchester United joga novamente na quinta (9), às 17h (de Brasília), quando recebe o Real Betis, no Old Trafford, pela ida das oitavas de final da Liga Europa.

FICHA TÉCNICA

LIVERPOOL 7x0 MANCHESTER UNITED

Competição: Premier League, 26ª rodada
Data e horário: 5 de março de 2023 (domingo), às 13h30 (de Brasília)
Local: Anfield, em Liverpool (Reino Unido)
Árbitro: Andy Madley
Assistentes: Adam Nunn e Harry Lennard
VAR: David Coote
Cartões amarelos: Fabinho e Salah (LIV); Antony, Lisandro Martínez e McTominay (MUN)
Gols: Gakpo (LIV), aos 42 minutos do primeiro tempo (1-0) e aos 5 minutos do segundo tempo (3-0), Darwin Nuñez (LIV), a 1 minuto (2-0) e aos 29 minutos do segundo tempo (5-0), Salah (LIV), aos 20 minutos (4-0) e aos 37 minutos do segundo tempo (6-0), Roberto Firmino (LIV), aos 43 minutos do segundo tempo (7-0)

LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho (Milner), Henderson (Bajcetic) e Elliot (Curtis Jones); Salah, Gakpo (Roberto Firmino) e Darwin Nuñez (Diogo Jota); Técnico: Jürgen Klopp

MANCHESTER UNITED: De Gea; Dalot, Varane, Lisandro Martínez (Malacia) e Shaw; Casemiro (Sabitzer), Fred (McTominay) e Bruno Fernandes; Antony, Weghorst (Garnacho) e Rashford (Elanga). Técnico: Erik ten Hag