Topo

Corinthians

De Rei da América ao ostracismo: O que aconteceu com Luan?

Eder Traskini e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

02/03/2023 15h00

Luan vive um período difícil da carreira. Sem jogar desde novembro do ano passado, o meia de 29 anos treina à parte do elenco do Corinthians e busca em trabalhos individuais retomar o rendimento que lhe conferiu o prêmio de Rei da América de 2017, pelo Grêmio.

Nos bastidores, contudo, a falta de motivação sempre acompanhou o armador. Da insistência de Renato Gaúcho até o comportamento 'nem aí' no Santos, o perfil pouco envolvido é alvo de atenção.

Dificuldades de motivação

Luan despontou pelo Grêmio e encantou a todos. Desde 2014, seu primeiro ano de time principal, foi protagonista do time. Nesta fase da carreira, ele apresentava o comportamento natural de um menino. Além do futebol ousado, também tinha vida agitada fora de campo, sempre acompanhado de uma turma de amigos.

O ápice veio entre 2016 e 2017, quando conquistou Copa do Brasil e Libertadores pelo clube gaúcho. Com o título continental veio o prêmio de Rei da América, conferido ao melhor jogador do continente pelo jornal 'El País'.

Mas já ali, ainda em busca do sucesso, Luan apresentava sinais de desmotivação. Não era tão presente no elenco ou mesmo integrado. Parecia sempre distante. Relatos de bastidores citavam o jogador como 'despreocupado' e 'fora do contexto' do time.

Renato Gaúcho, perito em conquistar os jogadores com seu estilo 'boleiro', precisava buscar todo tipo de artimanha para ganhar Luan. Pequenas apostas, provocações em clássicos e rivais e brincadeiras estiveram na mesa durante o período de sucesso.

Faltou a Copa do Mundo

Luan definiu como seu objetivo em 2018 ser convocado para a Copa do Mundo. E quando não foi, caiu. O jogador chegou a recusar transferência para o Spartak Moscou, da Rússia, pois considerou que ficaria distante dos olhos de Tite, técnico do Brasil.

Depois de ser chamado para alguns jogos, ele ficou fora da lista do Mundial da Rússia e, segundo apurou a reportagem, nunca conseguiu superar totalmente isso.

Relatos colhidos pelo UOL nos momentos que sucederam a não convocação mostram que o jogador largou seus objetivos. Ali ele já possuía um contrato milionário que garantia vida sólida financeiramente.

Nunca mais brilhou

Vendido ao Corinthians em 2019 por R$ 22 milhões, Luan nunca brilhou como antes. Em quase 80 jogos, marcou menos de 10 gols.
Cedido ao Santos no ano passado, Luan disputou apenas oito partidas, com um gol e uma assistência.

No período de Vila Belmiro, não chegou a ser um problema, mas passou longe dos mais presentes no dia a dia. Os sinais de desmotivação seguiram acompanhando o atleta, que aparentemente pouco ligava para os rumos da carreira.

Além disso, a vida agitada longe dos gramados permaneceu presente. Relatos de música alta durante festas organizadas pelo jogador — algo que já acontecia em Porto Alegre — também existiram no litoral paulista.

E agora?

A busca de Luan é por retomar a carreira. Pelo menos é o que parece. O Corinthians tenta rescindir o contrato do jogador, que vai até o fim do ano. Não há propostas por ele até o momento.

Enquanto trabalha isolado do grupo, Luan passa por acompanhamento psicológico e trabalha fisicamente para estar pronto quando a oportunidade aparecer.

Corinthians