Topo

Inglês - 2022/2023

Por que time de Scarpa e Danilo passou a apostar em legião brasileira

Nottingham Forest passou mais de 150 anos sem nenhum brasileiro, mas hoje tem três - Mike Egerton/PA Images via Getty Images
Nottingham Forest passou mais de 150 anos sem nenhum brasileiro, mas hoje tem três Imagem: Mike Egerton/PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/01/2023 04h00

Nottingham Forest nunca teve tantos brasileiros, e a explicação está no diretor de futebol.

  • Em cinco meses o clube contratou quatro brasileiros, mais do que havia contratado em 156 anos de história.
  • O grande responsável é Filippo Giraldi, diretor que conhece bem o futebol brasileiro e está no Forest desde outubro.
  • Ele levou os atacantes Richarlison e João Pedro para o Watford e tenta repetir o sucesso no Forest.
  • Danilo, Felipe, Gustavo Scarpa e Renan Lodi estão no clube inglês.

O forte de Filippo Giraldi é justamente captar jogadores. Ele foi olheiro do Watford por cinco anos e promovido a diretor técnico em junho de 2017, na mesma janela em que contratou Richarlison. No ano seguinte foi a vez de João Pedro, também cria do Fluminense que hoje vale uma fortuna. Há três meses foi o próprio Giraldi quem trocou de clube, contratado para replicar no Nottingham Forest o modelo que desenvolvia no Watford.

Os dois ex-Palmeiras foram os principais reforços do time inglês nesta janela. Lodi chegou em agosto, emprestado pelo Atlético de Madrid por um ano; Scarpa foi contratado de graça; e Danilo custou 20 milhões de euros (cerca de R$ 113 milhões). Os três foram titulares do último jogo do Nottingham Forest, na semana passada.

O zagueiro Felipe é o mais novo reforço, anunciado hoje, no último dia da janela de transferências. Ele assinou contrato de um ano e meio. O time inglês também tentou três atacantes brasileiros nas últimas semanas: Ângelo, do Santos; Brenner, ex-São Paulo e atualmente nos EUA; e Tetê, que acabou no Leicester. A janela de transferências da Inglaterra fecha hoje.

O clube contratou seu primeiro brasileiro em janeiro de 2019. Foi o atacante Léo Bonatini, emprestado pelo Wolverhampton, que se despediu após seis meses sem marcar um gol sequer. O segundo brasileiro foi o zagueiro Rodrigo Ely, contratado a custo zero em 2021 e liberado meses depois sem nem jogar.

Danilo, Scarpa e Lodi têm recebido elogios do treinador do Forest, Steve Cooper. Ele diz estar "muito feliz" com o lateral e que ficou "impressionado" com os primeiros jogos do volante. Sobre Scarpa, o técnico vê um início "ótimo e rápido, já sendo titular em alguns jogos". Os três brasileiros tentam ajudar o Forest a permanecer na elite inglesa, o que parece mais acessível: o time se distanciou da zona de rebaixamento após quatro rodadas sem perder.

Scarpa e Renan Lodi caem na risada em vídeo do Forest (em inglês):