Topo

'Mistão' do Grêmio começa mal, melhora com mudanças e bate São José

Com ótima atuação contra o São José, Gabriel Grando comemora gol da vitória do Grêmio pelo Gauchão - MAXI FRANZOI/ESTADÃO CONTEÚDO
Com ótima atuação contra o São José, Gabriel Grando comemora gol da vitória do Grêmio pelo Gauchão Imagem: MAXI FRANZOI/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2023 22h22

O Grêmio aproveitou o ótimo início de ano para dar descanso a alguns titulares e enfrentar com um time misto o São José na noite de hoje (29), pela terceira rodada do Gauchão. Sem o craque Luis Suárez, o Tricolor começou mal, mas contou com alterações certeiras de Renato Gaúcho para vencer por 1 a 0 e se manter apenas com vitórias em 2023. Everton Galdino foi o nome do gol — seu primeiro com a camisa do clube.

  • Sem importantes nomes do time titular, o 'mistão' do Grêmio teve dificuldades para criar jogadas de efeito no danificado gramado sintético do estádio Passo D'Areia.

  • O técnico Renato Gaúcho preferiu poupar a equipe, que começou bem o ano: são duas vitórias no Estadual e o título da Recopa Gaúcha, com ótimas atuações de Suárez.

  • O jogo se encaminhava para um empate morno, com pouca agressividade, mas brilhou a estrela de Renato Gaúcho, que deu uma nova cara à equipe com as substituições no segundo tempo

Líder do Gauchão, o Tricolor soma agora nove pontos e se mantém com 100% de aproveitamento na competição. O Zequinha é o sétimo colocado, com quatro pontos.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (1º). Às 19h, o São José visita o Aimoré. Já o Imortal pega o Esportivo, também fora de casa, às 20h.

Curiosidade

Depois de 15 meses sem calçar as chuteiras e ir a campo, Bruno Uvini voltou a jogar e fez sua estreia pelo Grêmio. Para além da atuação segura, o zagueiro se mostrou contente por atuar pelo Tricolor: "Orgulho. Essa camisa é gigante. Sempre tive um sonho de vestir a camisa do Grêmio: linda."

Como foi o jogo

  • No primeiro tempo, apesar de muita luta, ambas as equipes tiveram dificuldades para gerar boas ocasiões de gol. Os goleiros Gabriel Grando e Fábio tiveram pouco trabalho

  • O cenário permaneceu no segundo tempo, até que Renato Gaúcho lançou dois titulares - Bitello e Ferreira -, Everton Galdino e Fábio, que mudaram o jogo

  • Mais agressivo com as alterações, o Tricolor chegou ao gol com dois atletas que vieram do banco: assistência de Fábio, gol de Galdino

Gols e lances importantes

  • São José assusta: o goleiro Gabriel Grando saiu jogando errado aos 11 minutos. Netto ficou com a sobra e chutou cruzado, mas a bola foi para fora, passando perto.

  • Grêmio responde: aos 17 minutos, Guilherme fez boa jogada pela direita e cruzou com perigo. Gabriel Silva tentou a finalização, mas fez falta em Marcelo.

  • Grando faz ótima defesa: no início da etapa final, após bola perdida por Diogo Barbosa, Thiago Santos ficou com a sobra e soltou a bomba, mas o goleiro gremista espalmou e fez uma grande intervenção.

  • Furou! Após cobrança de falta de Cristaldo, Diego Souza desviou de cabeça e, bem colocado, Guilherme tentou a finalização, mas furou.

  • Grêmio marca no fim: aos 35 minutos, após bate e rebate na entrada da área, Fábio ficou com a sobra e cruzou baixo. Galdino dominou e bateu firme para estufar a rede.

FICHA TÉCNICA

SÃO JOSÉ 0 X 1 GRÊMIO

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Gaúcho

Local: Passo D'Areia, em Porto Alegre (RS)

Data e horário: 29 de janeiro de 2023, às 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Douglas Schwengber da Silva

Auxiliares: Claiton Timm e Conrado Bittencourt Berger

Cartões amarelos: Matheus Pivô (SAO) e Thiago Santos (SAO); Bruno Uvini (GRE)

Gols: Everton Galdino (GRE), aos 35 minutos do 2º tempo

SÃO JOSÉ: Fábio; Mateus Pivô, Tiago Pedra, Bruno Jesus e Marcelo Nunes; Lissandro (John), Neko (Matheusinho), Karl e Sillas (Zé Andrade); Netto (Thayllon) e Thiago Santos. Técnico: Thiago Gomes

GRÊMIO: Gabriel Grando; Thaciano (Fábio), Gustavo Martins, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Villasanti (Thiago Santos) e Gabriel Silva; Cristaldo (Ferreira), Guilherme (Bitello) e Diego Souza (Everton Galdino). Técnico: Renato Gaúcho.