Topo

Sul-Americano Sub-20 - 2023

Ataque decide, Brasil bate Argentina e afunda rival no Sul-Americano sub-20

Guilherme Biro abriu o placar para o Brasil; Andrey e Vitor Roque também marcaram - Reprodução/Twitter
Guilherme Biro abriu o placar para o Brasil; Andrey e Vitor Roque também marcaram Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

23/01/2023 23h25

Classificação e Jogos

O Brasil mostrou novamente seu poder ofensivo, venceu a Argentina por 3 a 1 e afundou de vez o rival na tabela do Grupo A do Sul-Americano sub-20. A equipe de Ramon Menezes chegou à 2ª vitória consecutiva e garantiu sua classificação no torneio, enquanto os argentinos ainda não somaram pontos e estão na vice-lanterna — os três primeiros da chave avançam ao hexagonal após quatro jogos (veja a situação da tabela abaixo).

  • A partida foi disputada no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali;
  • O Brasil abriu o placar rápido com Biro e viu a Argentina assustar pouco depois;
  • Mycael, do Athletico, defendeu um pênalti cobrado por Infantino e praticou outras boas defesas;
  • Andrey ampliou e Vitor Roque aumentou, enquanto González, no fim, fez o gol de honra argentino

Curiosidade: Javier Mascherano, ex-volante que hoje é técnico da Argentina, usou um uniforme com apenas duas estrelas no escudo — os sul-americanos venceram a Copa do Mundo e já atualizaram o símbolo do tri nas camisas dos jogadores sub-20.

Os gols e os destaques

0 x 1. O Brasil abriu o placar logo aos 7 minutos. Marlon Gomes aproveitou o rebote em um lateral lançado para a área, desarmou Génez e, sem ângulo, bateu para o gol. Gerth espalmou para o meio e o corintiano Biro balançou as redes argentinas com categoria: 1 a 0.

Brilha, Mycael! Precisando empatar para diminuir o prejuízo na tabela, a equipe de Mascherano iniciou uma blitz sobre o goleiro Mycael. Primeiro, o jovem do Athletico foi surpreendido com uma cabeçada na trave e, pouco depois, fez pênalti em Fernández. Na cobrança, no entanto, ele evitou o gol de Infantino ao defender o chute com o pé direito.

0 x 2. Depois do susto, o Brasil voltou a dominar o duelo e ampliou o placar em uma trapalhada na saída de bola dos argentinos. Puch recebeu de costas e devolveu nos pés de... Andrey. O ex-Vasco arrancou, ficou na frente do goleiro adversário e cravou o 2 a 0.

Haja confusão... Assim como acontece nos profissionais, o clima esquentou entre argentinos e brasileiros. Desde o primeiro minuto, os jogadores não recolheram a perna em divididas e bateram boca. Apesar dos empurrões e das provocações, o uruguaio Gustavo Tejera conseguiu manter o controle da partida.

0 x 3. Em novo erro na saída de bola da Argentina, Vitor Roque roubou a bola e foi derrubado por Di Lollo dentro da área. Com frieza, o atacante deslocou Gerth e deu números finais ao jogo: 3 a 0.

1 x 3. A Argentina ainda conseguiu diminuiu com González, que aproveitou cruzamento em cobrança de falta e superou Mycael em uma cabeçada.

Fala professor!

Time motivado

Análise da vitória

Como ficou a tabela?

Grupo A

  1. Paraguai - 7 pontos (3 jogos)
  2. Brasil - 6 pontos (2 jogos)
  3. Colômbia - 4 pontos (2 jogos)
  4. Argentina - 0 pontos (2 jogos)
  5. Peru - 0 pontos (3 jogos)

FICHA TÉCNICA

ARGENTINA 1x3 BRASIL - 3ª rodada do Grupo A do Sul-Americano sub-20

Data e horário: 23 de janeiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali (Colômbia)
Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
Assistentes: Andrés Nievas (URU) e Horário Ferreiro (URU)
Cartões amarelos: Gómez, Véliz, Di Lollo, Perrone (ARG); Mycael, Giovane (BRA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Guilherme Biro (BRA), aos 7 min do 1° tempo; Andrey (BRA), aos 35 min do 1° tempo; Vitor Roque (BRA), aos 42 min do 2° tempo; González (ARG), aos 44 min do 2° tempo

ARGENTINA: Gomes Gerth; Giay (Ciccioni), Di Lollo, Gómez e Génez (Encinas); Perrone, González e Infantino (Nico Paz); Fernández (Véliz), Aguirre (Castro) e Maestro Puch. Técnico: Javier Mascherano

BRASIL: Mycael; Arthur, Jean, Robert Renan e Patryck (Luís Guilherme); Andrey (Kaiki), Alexsander (Ronald), Marlon Gomes e Guilherme Biro (Pedrinho); Giovane (Stênio) e Vitor Roque. Técnico: Ramon Menezes

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, cada seleção faz quatro jogos na primeira fase do Sul-Americano sub-20, e não cinco. O erro foi corrigido.