Topo

Clubes iniciam pré-temporada no meio da Copa; veja planejamento do seu time

Fernando Lázaro, anunciado como o novo técnico do Corinthians para 2023 - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Fernando Lázaro, anunciado como o novo técnico do Corinthians para 2023 Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

14/12/2022 04h00

Enquanto a Copa do Mundo do Qatar caminha para seus dias finais, a nova temporada já começa a dar as caras no futebol brasileiro. Após um período de descanso, alguns elencos da Série A já se reapresentaram e deram os passos iniciais no trabalho para ano que vem, mas grande parte dos elencos voltam hoje (14) ao batente.

Em meio a um calendário um pouco diferente do habitual, com o Mundial sendo disputado no fim do ano, houve primeiro contato de novo técnico com os jogadores e a chegada de reforços. Por outro lado, há quem ainda desenhe os últimos detalhes do planejamento para 2023.

Veja abaixo como que alguns dos clubes da elite do Campeonato Brasileiro estão se preparando para o ano que está para começar:

Atlético-MG

A pré-temporada do Atlético-MG começa hoje (14), às 14h, na Cidade do Galo. Por enquanto ainda não existe a definição sobre amistosos ou realização de algum jogo-treino no próprio CT. A pré-temporada atleticana será dividida em duas partes, com uma interrupção para as festas de fim de ano. A primeira parte vai do dia 14 ao dia 23 de dezembro. A partir do dia 2 de janeiro os atletas se reapresentam para a segunda parte da pré-temporada do Galo. Por enquanto, as novidades no primeiro dia de treinos serão o técnico Eduardo Coudet e o meia-atacante Paulinho. O primeiro jogo oficial do Atlético em 2023 está marcado para o dia 21 de janeiro, diante da Caldense, às 16h30, no Mineirão, na abertura do Campeonato Mineiro.

Botafogo

Após a disputa do Brasileiro, o Botafogo teve um período de treinos e uma excursão à Inglaterra, onde fez um jogo-treino contra o Charlton Athletic e um amistoso com o Crystal Palace, que também é gerido por John Textor. A reapresentação do elenco está marcada para o dia 9, mas o clube ainda não divulgou a programação. Há uma expectativa de que o grupo principal tenha um período mais extenso de treino, enquanto o sub-23 atua no Carioca.

Corinthians

O Corinthians abre sua pré-temporada hoje com treino em dois períodos, no CT Joaquim Grava. Fora de campo, o clube tenta deixar Vítor Pereira no passado: adiou a apresentação do técnico Fernando Lázaro, marcou uma coletiva do presidente Duilio Monteiro Alves para colocar uma pedra no assunto, esquecer o novo técnico do Flamengo e finalmente pensar em 2023.

Duílio Monteiro Alves concede entrevista coletiva no CT do Corinthians - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians
Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Cruzeiro

Após uma semana a mais de férias, já que a Série B do Campeonato Brasileiro terminou em 6 de novembro, os jogadores do Cruzeiro iniciam a pré-temporada nesta quarta-feira (14), na Toca da Raposa. O clube ainda não definiu as datas das folgas dos atletas durante as festas de fim de ano, assim como ainda não tem nada decidido sobre a realização de amistosos ou jogos-treinos. Toda a preparação para a temporada 2023 será feita na Toca da Raposa II. A estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro será diante do Patrocinense, provavelmente no dia 22 de janeiro. Entre os reforços para o ano que vem, certamente já estarão no CT cruzeirense o zagueiro Neris e o atacante Rafael Bilu.

Flamengo

A reapresentação do elenco principal do Flamengo está prevista para o dia 26 de dezembro, logo após o Natal, no CT Ninho do Urubu. Por conta da indefinição de datas e locais em relação ao Mundial de Clubes e a Supercopa do Brasil, o departamento de futebol ainda está com algumas pendências em relação ao planejamento e a logística. Sabe-se, porém, que o Rubro-Negro iniciará o Campeonato Carioca com a equipe sub-20. Os jovens, inclusive, se reapresentaram no último dia 12. A diretoria já anunciou que tem um acordo com o técnico Vítor Pereira para 2023.

Fluminense

O Fluminense será o último clube carioca a retornar aos treinamentos. A reapresentação do elenco está marcada para o dia 2 de janeiro, no CT Carlos Castilho, onde o grupo vai ficar até o início da temporada. Até o momento não há amistosos ou outras atividades previstas na programação. Depois das renovações de Paulo Henrique Ganso, Germán Cano, Manoel e André, além do técnico Fernando Diniz, o Tricolor aguarda fechar com os reforços para ter novidades no primeiro dia. Os mais encaminhados são Guga, Keno e Vitor Mendes, do Atlético-MG.

Grêmio

O Grêmio se reapresentou no dia 8, na Arena. Na oportunidade, dirigentes, jogadores, comissão técnica e funcionários do Departamento de Futebol se reuniram. A pré-temporada será realizada no CT Luiz Carvalho em dois períodos distintos. O primeiro vai até o próximo dia 22, enquanto a segunda fase terá início no dia 3 de janeiro e vai até dia 16. No dia seguinte o Tricolor vai fazer a estreia na temporada, contra o São Luiz, na final da Recopa Gaúcha. Ontem, o clube informou que Lucas Leiva foi afastado dos treinos após apresentar, nos exames de rotina da pré-temporada, um quadro de alteração do ritmo cardíaco.

Internacional

Lateral Mario Fernandes, reforço do Internacional para 2023 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

O Internacional se reapresenta no CT do Parque Gigante hoje (14) e o elenco passará por exames médicos. Após quatro dias, a delegação vai se hospedar em um hotel em Viamão, a 20 quilômetros de Porto Alegre, para um período de treinos. As atividades no local vão ser realizadas até o próximo dia 22. Haverá um período de recesso e o trabalho será retomado no dia 2 de janeiro e vai até o dia 14. O clube anunciou, ontem (13), a contratação do lateral-direito Mário Fernandes, que também pode atuar de zagueiro. Ele assinou por empréstimo junto ao CSKA, da Rússia.

Palmeiras

Após um mês de férias, o Palmeiras começa a treinar remotamente na próxima segunda-feira (19). O clube distribuiu equipamentos de monitoramento e uma espécie de manual para os atletas treinarem em casa. Em 2 de janeiro, o elenco se reapresenta na Academia de Futebol para iniciar a pré-temporada.

Santos

O Santos se reapresenta hoje (14), com a presença do novo treinador Odair Hellmann. Além da mudança de comando, o Peixe terá pelo menos três novidades: o zagueiro Messias, o lateral-direito João Lucas e o atacante Mendoza. O volante Dodi deve ser o quarto reforço. A pré-temporada ocorrerá no CT Rei Pelé e ainda não há previsão de amistosos de preparação para o Campeonato Paulista.

São Paulo

O São Paulo se reapresenta hoje (14) e dará início à pré-temporada no CT Barra Funda. A expectativa é que o grupo já conte com os reforços recém-anunciados, como o goleiro Rafael e o do atacante Pedrinho. O clube ainda não divulgou definições quanto às datas de recesso para o fim de ano e de retorno em janeiro.

Vasco

O Vasco se reapresentou na última segunda-feira, quando o elenco teve o primeiro contato com Maurício Barbieri, novo técnico, e Abel Braga, novo diretor técnico. Ainda sem reforços, o grupo passou por um circuito de avaliações junto à equipe médica, de fisiologia e fisioterapia. O Cruz-Maltino anunciou a renovação do meia Nenê para a disputa do Carioca. Após este primeiro período, o clube fará uma pausa e ainda não definiu a data de retorno. Em janeiro, parte da pré-temporada será na Flórida, nos Estados Unidos, com amistosos marcados contra o River Plate (ARG), no dia 17 de janeiro, e diante do Inter Miami (EUA).