Topo

Olympique pretende multar Gerson por ausência; Fla acompanha o caso

Gerson não compareceu ontem ao treino do Olympique, data que havia sido marcada para reapresentação - Divulgação
Gerson não compareceu ontem ao treino do Olympique, data que havia sido marcada para reapresentação Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/12/2022 04h00

O Olympique de Marseille (FRA) não digeriu nada bem a ausência de Gerson no treino de ontem (30), data marcada para sua reapresentação. O volante permaneceu no Brasil e a diretoria do clube francês pretende multá-lo. O Flamengo, que deseja sua contratação e via a negociação como difícil, acompanha o caso.

O ruído entre os dirigentes e o jogador já havia se acentuado após as declarações do pai e empresário do atleta, Marcão Santos, dando conta de que o retorno do filho ao Rubro-Negro era algo praticamente certo. Isso porque os franceses têm sido duros na negociação com o clube da Gávea e não têm diminuído a pedida, considerada alta pela diretoria flamenguista. A notícia sobre a possibilidade de multa foi dada inicialmente pelo jornal francês ?Le Provence?.

Gerson, por sua vez, tem deixado clara sua vontade de regressar ao Flamengo, em uma tentativa de convencer o Olympique a ser mais flexível nas tratativas. O volante está no Brasil desde o último dia 12, quando desembarcou no Brasil com muitas malas grandes e acompanhado de familiares, deixando claro que não pretendia passar pouco tempo no país de origem.

Sua insatisfação no clube francês acontece desde a chegada do técnico Igor Tudor, em julho, já que o croata tem lhe preterido e dado poucas oportunidades. A proposta do Flamengo foi o gatilho que faltava para ele querer sair do time de Marseille.

No Rubro-Negro, o jogador viveu o ápice da carreira, onde foi campeão da Libertadores, da Recopa Sul-Americana, bicampeão brasileiro, bicampeão da Supercopa do Brasil e bicampeão carioca.

Imbróglio pode beneficiar Fla?

Pelo lado do Flamengo, há toda uma cautela sobre o caso. A diretoria acompanha a situação, mas toma o cuidado de deixar claro que não tem envolvimento na ausência de Gerson na reapresentação no Olympique de Marseille, para não dar qualquer tipo de margem de intepretação de uma eventual aliciação. O clube, no entanto, está atento e disposto a conversar caso os franceses aceitem reduzir a pedida inicial pela venda do volante.

Gerson, do Flamengo, em foto para o UOL - 12/09/2019 - Bruna Prado/UOL - Bruna Prado/UOL
Gerson foi multicampeão pelo Flamengo, entre 2019 e 2021, e viveu o ápice de sua carreira
Imagem: Bruna Prado/UOL

O Flamengo fez um pedido para que pudessem comprar entre 50% e 60% dos direitos, mas os franceses só aceitam vender os 80% que têm — os outros 20% são justamente do Fla. O Olympique colocou à mesa ainda um pedido de algo em torno de 20 milhões de euros, cerca de R$ 112 milhões, na cotação atual.

Presente no Qatar para acompanhar a Copa do Mundo, o presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, não demonstrava muito otimismo num desfecho positivo na negociação.

"Não sei se é uma estratégia do Olympique de Marseille para tentar colocar o preço dele acima do nível do preço que nós vendemos. Por esse preço nós vendemos, não vamos comprar", disse, no último dia 24, à TNT Sports.

"Imagino que o Gerson, por tudo que ele demonstrou, quer vir para o Flamengo e o Flamengo gostaria muito. A gente até entende, é o valor que o Olympique está cobrando e tem o direito de cobrar, tem um jogador sob contrato, mas é muito além do que estamos, realmente, podendo pagar", completou.

O volante se despediu da Gávea em junho de 2021, em uma transação que poderia alcançar um valor total de 30 milhões de euros, cerca de R$ 190 milhões à época.