Topo

Palmeiras

Palmeiras freia venda e zagueiro da base ganha força com Abel para 2023

Kaiky Naves, zagueiro do Palmeiras, deve ganhar espaço na próxima temporada - Cesar Greco/Palmeiras
Kaiky Naves, zagueiro do Palmeiras, deve ganhar espaço na próxima temporada Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/11/2022 04h00

Um zagueiro de 20 anos deve ganhar mais espaço no Palmeiras em 2023. Kaiky Naves, destaque na base, é muito bem avaliado pelo técnico Abel Ferreira e integrará de fato o elenco profissional na próxima temporada. O português gosta principalmente da saída de bola do defensor.

A expectativa é que ele seja o quarto zagueiro do Verdão, atrás dos titulares Gustavo Gómez e Murilo e do reserva Luan. O chileno Kuscevic pediu para sair e pode ser negociado.

O Palmeiras deve começar o Campeonato Paulista com um time recheado de jovens, e Naves provavelmente será titular. Em 2021, a promessa disputou duas partidas do Brasileirão e, pelo sub-20, conquistou Copinha, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Ele tem nove títulos na base alviverde.

No fim do primeiro semestre, o zagueiro foi procurado pelo KV Mechelen, da primeira divisão da Bélgica, mas aceitou a proposta de renovação com o Palmeiras até 2025. Nos últimos meses, novas sondagens da Europa apareceram.

O planejamento do garoto e da sua família, porém, é fazer história no grupo principal do Verdão antes de sair. Eles entendem que 2023 será um ano de mais minutos para poder brigar pela titularidade em 2024. Em reunião com o departamento de futebol do Palmeiras, o clube afirmou que Naves é o "sucessor natural" da defesa.

Dispensado pelo rival

Nascido em Santos, Kaiky Naves começou a carreira no Peixe aos sete anos, ainda no futsal, e ficou até os 13, quando foi dispensado na gestão Modesto Roma em 2015 ao lado de outros dois garotos: Estevão (hoje no Internacional) e Carlos Daniel (que está no Atlético-MG).

Ao trio, não foi apresentada nenhuma justificativa. Os três faziam parte da geração 2002 do Santos, reconhecida por revelar jogadores como Kaio Jorge, Sandry, Gabriel Pirani, Ivonei, Renyer e Pedro Scaramussa.

"Nós somos de Santos. O Kaiky começou com sete anos no futsal, mas acabou dispensado de forma injusta. Ele e os outros dispensados no mesmo dia estão bem em seus clubes, enquanto vários de menos talento não viraram jogadores", disse Rogério Silva, tio e representante de Kaiky Naves, ao UOL Esporte, em janeiro.

Fora do Santos, Kaiky foi para a Portuguesa Santista, clube praticamente vizinho. Ele ficou um ano e meio na Briosa até receber o convite do Palmeiras. O zagueiro também foi procurado por Corinthians, São Paulo e Red Bull. A escolha da família foi pelo Verdão principalmente por causa da estrutura.

Palmeiras