Topo

Corinthians

Corinthians: Dúvida sobre futuro já dura um terço de toda a passagem de VP

Vítor Pereira foi expulso do último jogo e não pode estar no banco de reservas contra o Atlético-MG - Gabriel Machado/AGIF
Vítor Pereira foi expulso do último jogo e não pode estar no banco de reservas contra o Atlético-MG Imagem: Gabriel Machado/AGIF

Do UOL, em São Paulo

12/11/2022 04h00

A novela sobre a permanência ou não de Vítor Pereira no Corinthians segue. A renovação de contrato virou assunto quente no clube ainda durante o mês de agosto, mas a decisão foi adiada seguidamente e ficou para depois do Brasileirão. A dúvida sobre o futuro já dura três dos nove meses em que ele é treinador do Alvinegro, e o jogo de amanhã (13), contra o Atlético-MG, pode ser sua despedida.

Vítor Pereira chegou ao Corinthians ainda em fevereiro, com contrato até o final da temporada. Logo de cara explicou que prefere contratos curtos para poder avaliar a evolução do trabalho e, se for o caso, aí sim renovar por mais um ano. Neste cenário, a indefinição sobre seu futuro não surgiu como novidade, mas só virou um assunto central no clube de agosto para cá.

Foi a partir da classificação para a semifinal da Copa do Brasil que o técnico passou a responder sobre seu futuro em praticamente todas as suas entrevistas coletivas. Na ocasião, depois de uma goleada sobre o Atlético-GO, VP revelou que a diretoria já havia mostrado interesse em renovar seu contrato, mas reforçou que só queria pensar nisso depois da temporada.

"Sinto que estou em um ambiente familiar e que me tratam bem", disse na ocasião. De lá para cá já se passaram 86 dias do total de 261 em que o técnico dirige o Alvinegro.

Já nesta época Vítor Pereira avisava que uma possível renovação teria que passar pelo crivo de sua família. Dias depois ele deu detalhes sobre a situação: está morando sozinho no Brasil e a família não poderia se mudar por causa de uma doença grave de sua sogra.

Durante estes três meses de indefinição, o Corinthians deixou clara a intenção de renovar com o treinador, mas evitou ao máximo pressioná-lo publicamente sobre o assunto. Sempre que questionado, o presidente Duilio Monteiro Alves argumenta que não há pressa para tomar a decisão porque a Copa do Mundo torna este final de final menos corrido do que o usual (são 63 dias até a estreia no Paulistão, não 48 como na temporada passada).

Decisão seguidamente adiada

A promessa do Corinthians era anunciar a renovação ou não de VP depois das finais da Copa do Brasil. Após o vice-campeonato, o prazo foi ampliado para quando o time confirmasse a vaga direta na Libertadores. Isso aconteceu há dez dias, com uma vitória sobre o Flamengo, mas ainda no Maracanã o clube avisou que o anúncio da definição só aconteceria depois do Brasileirão.

Vítor Pereira vai receber esposa e filhos no Brasil na semana que vem, para um período de férias. Desde que ele chegou ao clube, será a terceira vez que recebe a visita dos familiares. A expectativa é que este encontro sirva para uma decisão em conjunto sobre a permanência ou não do técnico no Corinthians.

Despedida no camarote

Expulso no jogo contra o Coritiba, na última quarta-feira (9), Vítor Pereira precisa cumprir suspensão automática amanhã e não pode estar no banco na última partida do Corinthians neste ano. Desta forma, caso ele não continue em 2023, sua despedida do clube pode ser do camarote da Neo Química Arena, enquanto o time é comandado em campo pelo auxiliar Filipe Almeida.

Corinthians