Topo

São Paulo

Planejamento do São Paulo inclui dois atacantes e retorno de emprestados

São Paulo passará por uma reformulação no elenco em 2023 - Ettore Chiereguini/AGIF
São Paulo passará por uma reformulação no elenco em 2023 Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

10/11/2022 12h00

Com a proximidade do fim da temporada, o planejamento para 2023 começou a tomar corpo no São Paulo. Após uma reunião que durou aproximadamente duas horas na tarde desta quinta-feira (9), os primeiros passos começaram a ser traçados para poder reformular o elenco.

Segundo apurou o UOL Esporte com fontes próximas à diretoria tricolor, a prioridade é trazer para o início da próxima temporada um meio campista e dois jogadores de velocidade para jogar pelos lados do campo. Um pedido antigo de Rogério Ceni.

Quem chegar no meio de campo vai ocupar a lacuna deixada por Andrés Colorado. O jogador tem o perfil que Ceni deseja para o setor. Se impõe fisicamente e tem chegada na área adversária. Mas as lesões atrapalharam o jogador, que não terá seu empréstimo renovado.

Nas pontas, o clube sabe que a situação é complicada, por conta da falta de recursos. Para isso, o clube pode usar a estratégia de trocar jogadores para conseguir reforçar o elenco. Jogadores que foram importantes em outros momentos e que vieram, mas que não conseguiram se firmar no clube nesta temporada podem ser emprestados para tentar recuperar o bom futebol.

Liziero, Orejuela e jogadores da base nas laterais

Embora vá ficar sem Reinaldo na lateral esquerda, já que o contrato do camisa 6 não será renovado, a diretoria tricolor não planeja ir ao mercado da bola para contratar. Liziero, que volta de empréstimo do Internacional, será utilizado na esquerda, posição de origem do jogador.

Outra cria de Cotia que fará parte do setor é o lateral esquerdo Patryck Lanza. Ele chegou a atuar contra o Fluminense, no primeiro turno, mas foi substituído por Ceni ainda na etapa inicial. Eles se juntam a Welington, que alternou altos e baixos na temporada, mas cuja a diretoria aposta por ver nele margem de crescimento.

Na lateral direita, o São Paulo entende que tem jogadores suficientes. Com a renovação de Rafinha, que deverá ser finalizada nos próximos dias, o Tricolor ainda tem Igor Vinícius. Moreira, que operou o joelho esquerdo, deve voltar ao time no meio da temporada. Além deles, Orejuela, que volta de empréstimo para o Athlético-PR, será uma das opções para o setor. Nathan, que está emprestado ao Coritiba, também vai ganhar uma chance.

Na zaga, saída de Miranda e sem chegada de jogadores

A situação de Miranda está quase definida. O zagueiro só fica se aceitar uma redução salarial considerável, o que não deve acontecer. A menos que Rogério interceda em favor da permanência de Miranda, ele não vai ficar.

Léo é outro zagueiro que deve sair. Se confirmada a transferência dele, o São Paulo pensa em tentar contratar um zagueiro canhoto para suprir a ausência de Léo. A aposta da diretoria é que com a chegada dos atacantes pelo lado, Rogério usará menos o esquema com três zagueiros.

Assim, o entendimento é de que Arboleda, Diego Costa, Ferraresi e Beraldo, mais Rafinha, que tem atuado pelo setor, são capazes de dar conta. A saída de Léo vai condicionar se o clube vai ao mercado ou não.

O São Paulo volta a campo no próximo domingo (13), às 16h, quando joga contra o Goiás, fora de casa, em sua última partida pelo Brasileirão.

São Paulo