Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras vira sobre o América-MG em noite de festa pelo título brasileiro

Em despedida do Allianz Parque, Scarpa marcou de pênalti para o Palmeiras no jogo contra o América-MG - Ettore Chiereguini/AGIF
Em despedida do Allianz Parque, Scarpa marcou de pênalti para o Palmeiras no jogo contra o América-MG Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Diego Iwata e Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

09/11/2022 23h26

O Palmeiras fez valer sua força como mandante no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (9). Mesmo depois de sair perdendo com um gol de Benítez, virou a partida após Gustavo Scarpa e Murilo anotarem para os donos da casa. Campeão brasileiro, o Verdão chega aos 81 pontos e bate seu próprio recorde de pontuação no torneio.

Com a derrota, o América-MG estaciona nos 52 pontos, fica na 7ª colocação, mas mantém chances de garantir a vaga para a Libertadores do ano que vem.

O Palmeiras fecha sua participação no Brasileirão no domingo (13), às 16h (de Brasília), contra o Inter, no Beira-Rio. No mesmo dia e horário, o América-MG recebe o Atlético-GO, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

O jogo

Se pelo lado do Palmeiras a expectativa era pelo fim do jogo e a festa com a entrega da taça, os mineiros encaravam a partida com seriedade total, já que estão na luta por uma vaga na Libertadores.

O América-MG saiu para o ataque e logo no início Benítez obrigou Weverton a fazer boa defesa. O Palmeiras respondeu e Endrick quase marcou. Só que quem balançou as redes foi o Coelho. Após boa trama com Juninho, Marlon foi derrubado na entrada da área. Benítez cobrou com categoria, jogou no ângulo e abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo.

O time mineiro se aproveitava da baixa concentração do Palmeiras e seguia dominando as ações. Porém, na reta final do primeiro tempo, o Verdão entrou no jogo. E tomou conta do campo de defesa do América-MG e foi empurrando o adversário para trás.

Assim, em uma jogada pela direita, Marcos Rocha foi calçado dentro da área. Pênalti que Gustavo Scarpa cobrou para empatar o jogo aos 42 minutos.

Segundo tempo

O começo da etapa final seguiu o mesmo roteiro do primeiro tempo. O América-MG voltou com ímpeto ofensivo e chegou duas vezes ao gol de Weverton.

A resposta do Palmeiras, porém, foi mais rápida no segundo tempo. Scarpa, em cobrança de falta, acertou a trave de Cavichioli.

A partida então virou lá e cá, com os dois times chegando com facilidade aos gols. O Palmeiras então apertou o ritmo e colocou intensidade, pressionando o rival. Acertou a trave duas vezes em cabeçadas de Zé Rafael e Rony.

E foi justamente em uma jogada pelo alto que o Verdão virou a partida. Gabriel Menino, que havia acabado de entrar, cruzou para Murilo testar forte para o fundo do gol e fazer o 2 a 1. Depois do gol, o que se viu foi o Allianz explodir em gritos de "é, campeão!"

No adeus, Scarpa brilha e comanda o Palmeiras

Talvez o melhor jogador do campeonato, Gustavo Scarpa aproveitou sua despedida e apresentou todo seu repertório. Polivalente, era visto em todas as partes do campo. Ajudava na marcação, aparecia para desafogar a saída de bola e ainda era o responsável pelas bolas paradas do Verdão. Assim, marcou de pênalti no primeiro tempo e acertou a trave em cobrança de falta. Foi ovacionado pelo Allianz na sua saída.

Palmeiras busca Endrick, mas joia não brilha

Escalado como titular pela segunda vez consecutiva, Endrick começou o jogo bem, e quase marcou logo no início, mas chutou para fora a chance de abrir o placar. Dudu e Rony, sempre que podiam, tentavam acionar Endrick. Mas em nenhuma delas a bola chegou limpa para o jogador marcar. Foi substituído na metade do segundo tempo.

Atuação - Palmeiras

O Palmeiras levou um gol fortuito no começo do jogo, que poderia fazer com que o time mudasse seu modo de jogar ou perdesse a calma. Mas, em nenhum momento, os jogadores alteraram seu modo de jogar. O Verdão manteve seu plano de jogo, executado muito bem. Virou e fez 2 a 1. Mas criou para fazer muito mais. Poderia ter goleado. Mandou bolas na trave, finalizou 24 vezes a gol. Mais um jogo que deixa muito claro porque o Palmeiras, de fato, foi campeão.

Quem foi bem - Palmeiras

Em seu último ato como jogador do Palmeiras no Allianz Parque, Gustavo Scarpa entregou tudo o que se esperava dele. Chamou o jogo como sempre. Bateu no gol com perigo. Cobrou escanteios perfeitos. E, quando o juiz apontou a marca da cal, cobrou o penal com perfeição e balançou a rede. Enfim: repetiu tudo aquilo que fez dele o melhor jogador do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Possivelmente, também o melhor do torneio. O vazio que sua saída vai deixar no Alviverde ainda é incalculável.

Quem foi mal - Palmeiras

Zé Rafael não se omitiu. Apareceu à frente com perigo, cabeceou uma bola na trave e até fez bons passes. Ele também carregou muito a bola — o que não seria um problema se ele estivesse rápido, como esteve na maior parte da temporada. Mas Zé está pesado, lento dentro dos seus parâmetros. E isso comprometeu muito seu jogo.

Quem foi bem - América-MG

Benítez. Foi o maestro do América-MG. Distribuía as bolas do time, armava as saídas para o ataque, e ainda contribuía ofensivamente. Foi dele o gol da equipe mineira no primeiro tempo. No segundo tempo, cansou e não conseguiu manter o mesmo desempenho em campo.

Quem foi mal - América-MG

Cáceres. O lateral tinha de se preocupar com as investidas de Rony pelo seu setor. E sofreu para defender o lado direito da defesa do América-MG. No ataque, não conseguiu aparecer e dar opções ofensivas.

Atuação - América-MG

O América-MG entrou ligado no jogo. Buscou o gol desde o início e foi premiado com o gol de falta de Benítez. Depois de sair na frente, o time mineiro recuou e passou a explorar os espaços deixados pelo Palmeiras. No fim do primeiro tempo, cedeu à pressão e viu o Palmeiras empatar. No segundo tempo, recomeçou buscando o ataque. Com o passar dos minutos, não teve como fugir da pressão palmeirense.

Cronologia

Benítez, de falta, abriu o placar para o América-MG, aos 14 minutos do primeiro tempo. O Palmeiras conseguiu o empate com Gustavo Scarpa, de pênalti, aos 42 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Murilo virou o placar aos 35 minutos de cabeça.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 x 1 AMÉRICA-MG

Data e hora: 9/11/2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF - Fifa)
Auxiliares: Leila Naiara da Cruz (DF - Fifa) e Daniel Henrique Andrade (DF)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Benítez e Juninho (AME); Marcos Rocha e Zé Rafael (PAL)
Gols: Benítez, aos 14 minutos (AME); Gustavo Scarpa, aos 42 minutos do 1º tempo; Murilo, aos 35 minutos do 2º tempo (PAL)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gómez, Murilo e Vanderlan; Danilo, Zé Rafael (Gabriel Menino) e Gustavo Scarpa (Atuesta); Dudu (Breno Lopes), Endrick (Bruno Tabata) e Rony. Técnico: Abel Ferreira

América-MG: Cavichioli; Cáceres (Patric), Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Juninho, Alê e Benítez (Wellington Paulista); Felipe Azevedo (Matheusinho), Everaldo e Henrique Almeida (Mastriani). Técnico: Vagner Mancini