Topo

Série B - 2022

O Gigante voltou: Vasco sofre, mas vence Ituano e está na Série A

Nenê comemora gol do Vasco sobre o Ituano em duelo decisivo da Série B - Diogo Reis/AGIF
Nenê comemora gol do Vasco sobre o Ituano em duelo decisivo da Série B Imagem: Diogo Reis/AGIF

João Victor Miranda

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/11/2022 20h28

Acabou o sofrimento! Após dois anos seguidos na Série B, o Vasco está de volta à elite do Campeonato Brasileiro. A confirmação do acesso veio com vitória sobre o Ituano por 1 a 0 no Estádio Novelli Júnior, neste domingo (6). O único gol do jogo foi marcado por Nenê, de pênalti.

Com o triunfo, o Vasco chegou a 62 pontos e terminou a Série B na quarta posição. O Ituano, com 56 pontos, foi ultrapassado pelo Sampaio Corrêa na última rodada e terminou a competição em sexto lugar.

Aos três minutos de jogo, Raniel disputou a bola com Jefferson Paulino e Gabriel Pec bateu para o gol na sobra. Lucas Costa evitou o gol com a mão e foi expulso. Na cobrança de pênalti, Nenê deslocou o goleiro e marcou o gol do acesso.

Depois do gol, o Vasco não conseguiu se impor na partida e jogou no contra-ataque, sendo pressionado pela equipe da casa. O grande herói da noite foi o goleiro Thiago Rodrigues, que evitou o empate do Ituano em pelo menos três chances claras.

Melhor do jogo: Thiago Rodrigues brilha

O goleiro do Vasco foi o grande destaque da equipe carioca. Seguro em toda a partida, Thiago Rodrigues fez duas defesas importantíssimas: uma no primeiro tempo em cabeceio à queima-roupa de Aylon, e outra no segundo tempo em chute cara a cara de Gabriel Barros.

Pior: Andrey nervoso

Um dos destaques da campanha do Vasco na Série B, o meio-campista Andrey, de 18 anos, sentiu o jogo. Desde o começo, o jovem atleta demonstrou nervosismo e levou um cartão amarelo no primeiro tempo. Na segunda etapa, em lance imprudente, viu o cartão vermelho direto após pisão no adversário.

Jogo do Ituano: Organização depois do susto

O jogo começou de forma muito negativa para o Ituano. Com cinco minutos, a equipe já tinha 1 a 0 contra e um jogador a menos. No entanto, os donos da casa não se intimidaram, mantiveram a organização e controlaram a partida a partir do gol do Vasco, criando chances para empatar o jogo no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Ituano continuou melhor, dominando a posse de bola e criando mais chances. Os esforços da equipe do interior paulista, no entanto, pararam na noite inspirada do goleiro Thiago Rodrigues, que foi heroico.

Jogo do Vasco: Gol cedo e nervosismo

Apesar do nervosismo nos minutos iniciais, o Vasco conseguiu um pênalti aos três minutos, abriu o placar e ficou com um homem a mais. Mesmo assim, a equipe carioca não conseguiu aproveitar a superioridade numérica e chegou a ser pressionado em alguns momentos.

No início do segundo tempo, a postura do Vasco não mudou. A melhor chance da equipe foi em um contra-ataque puxado e finalizado por Gabriel Pec —para grande defesa de Jefferson Paulino. Curiosamente, a partir da expulsão de Andrey— e de uma série de alterações de Jorginho, o Vasco equilibrou as ações e administrou a vitória.

Arbitragem

O árbitro Wilton Pereira Sampaio foi muito bem na partida. No início do jogo, ele controlou os ânimos dos jogadores, que entraram muito agitados. Aos três minutos, ele foi bem ao expulsar Lucas Dias, que evitou um gol de Gabriel Pec com a mão. Ele não precisou ir ao VAR para revisar o lance.

Ainda no primeiro tempo, o árbitro mostrou que estava atento e próximo às jogadas ao flagrar - e punir com cartão amarelo - uma simulação de pênalti de Raniel.

No segundo tempo, mais uma vez sem demora e sem consultar o vídeo, Wilton Pereira Sampaio acertou ao expulsar Andrey por uma entrada perigosa no adversário.

Momento decisivo

O Vasco fez 1 a 0 logo aos cinco minutos, mas não foi bem ao administrar a vantagem e possibilitou várias chances ao Ituano. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Aylon subiu sozinho na grande área e cabeceou bonito. Thiago Rodrigues fez uma linda defesa e evitou o empate.

Ainda mal na partida no início do segundo tempo, o Vasco contou com Thiago Rodrigues em outra intervenção providencial aos nove minutos, em chute cara a cara de Gabriel Barros, para manter a vantagem.

STJD ainda pode mexer com classificação

Na próxima quarta-feira (9), um julgamento no STJD pode mexer com a posição final do Vasco na tabela da Série B.

O julgamento envolve Sport e Vasco, por conta da confusão na partida entre as equipes na 35ª rodada —que terminou empatada em 1 a 1—, na Ilha do Retiro, no dia 16 de outubro.

O Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e outros dois do Regulamento Geral de Competições da CBF, após a torcida invadir o gramado e pode ser punido com perdas de mando de campo e também com a perda do ponto conquistado no jogo —o que daria mais dois pontos ao Vasco.

Ficha Técnica

Ituano 0 x 1 Vasco

Data: 06/11/2022

Local: Estádio Novelli Júnior, Itu (BRA)

Hora: 18h30 (de Brasília)

Cartões amarelos: Gabriel Pec, Raniel, Andrey, Alex Teixeira (VAS)

Cartão vermelho: Lucas Costa (ITU); Andrey (VAS)

Gol: Nenê, aos 5 minutos do primeiro tempo

Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Costa, Bernardo (Gérson Magrão) e Roberto (Mário Sérgio); Caique (Kaio), Rafael Pereira e Lucas; Léo Ceará (Brenner), Gabriel Barros e Aylon (Vinícius Jaú). Treinador: Carlos Pimentel.

Vasco: Thiago Rodrigues, Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e Luiz Henrique (Zé Gabriel); Yuri (Erick Farias), Andrey e Nenê (Zé Vítor); Figueiredo, Gabriel Pec (Marlon) e Raniel (Fábio Gomes). Técnico: Jorginho.