Topo

OPINIÃO

RMP: É muito duro você ver o Flamengo ser usado para campanha política

Do UOL, em São Paulo

02/11/2022 12h17

O Flamengo conquistou o tricampeonato da Libertadores no último fim de semana, mas fora de campo teve polêmicas envolvendo a sua diretoria, como uma foto do presidente Rodolfo Landim e outros dirigentes fazendo o número do presidente Jair Bolsonaro (PL) na véspera do segundo turno das eleições e uma publicação nas redes sociais de Ângela Machado, esposa de Landim, com insinuações pejorativas aos nordestinos devido à vitória de Lula (PT). Renato Mauricio Prado critica o uso político do Rubro-negro.

No UOL News Esporte, ao lado de Domitila Becker e Milly Lacombe, Renato lembra uma homenagem negada a Stuart Angel, assassinado pela ditadura militar, citando que Landim justificou o estatuto do Flamengo que não permite o envolvimento com política, questionando por que agora a postura do presidente do clube foi diferente.

"Depois da conquista do tri da Libertadores vão todos eles fazer os dedinhos de 22 e a mulher do Landim posta esse absurdo. É muito duro você ver o Flamengo ser usado para isso. Que o Landim fosse bolsonarista é problema dele, os outros todos em volta, problema deles, mas eles não podem usar o clube e posar com a camisa do Flamengo depois de um dos momentos de maior glória fazendo campanha política para o Bolsonaro", critica.

"O Flamengo é o clube de maior torcida no Nordeste, o Flamengo tem em sua história vários craques vindos do Nordeste, Dida, Júnior, se fizer a lista é incontável. No entanto, o Flamengo trata o Nordeste, trata os sócios Off Rio com esse desprezo, lamentável sob todos os pontos de vista, o Flamengo está conseguindo um feito, essa diretoria é uma das mais vitoriosas no futebol na história, mas é uma das mais deploráveis em termos de postura, de direitos humanos, de respeito aos torcedores de fora do Rio".

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos colunistas do UOL:

Milly Lacombe: Flamengo é a maior torcida por causa do Nordeste

A publicação de Ângela Machado em relação aos nordestinos também é criticada por Milly Lacombe, que chama a atenção para a importância da região para o que o Flamengo tenha a popularidade e a condição de clube de maior torcida do Brasil, ressaltando que o texto reproduzido pela esposa do presidente e diretora de Responsabilidade Social é violento.

"É uma colocação vergonhosa, um insulto, é tudo isso, mas também é muito violenta, a gente precisa começar a entender o que é a violência, não é só você ter o seu celular quebrado na esquina, violência está também nas palavras. São pessoas que defendem um governo de extrema-direita e se sentem no direito de ir às redes sociais ofender uma parte do Brasil que é também torcedora do Flamengo, o Flamengo só é a maior torcida do Brasil por causa do Nordeste, se não fosse o Nordeste, não seria. É violento e é burro".

Milly Lacombe: Palmeiras e Flamengo gigantes em campo e pequenos fora

A presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado de Leila Pereira, mandatária do Palmeiras, durante o jogo contra o Avaí pelo Brasileirão na reta final da campanha eleitoral também foi alvo de críticas de Milly Lacombe, que coloca o clube alviverde em situação semelhante ao Flamengo, vencedor dentro de campo, mas errando fora dele.

"A Leila recebendo o Bolsonaro do lado, na tribuna de honra, para ver o jogo, o Palmeiras não vai ficar atrás nessa miudeza. A gente está falando de Palmeiras e Flamengo, dois times que estão em uma fase muito maravilhosa da história deles, gigantes em campo e cada vez menores fora do campo. Não adianta ter mulher na presidência do clube se ela reproduz esse sistema de opressão fora, não adianta nada que a Leila seja mulher, não faz nenhuma diferença que ela seja mulher".

Renato Mauricio Prado: Palmeiras é um belo time e tem um baita treinador

O Palmeiras pode confirmar o título brasileiro hoje se vencer o Fortaleza e pode até mesmo assegurar o troféu com derrota no caso de o Internacional não vencer o América-MG. Renato Mauricio Prado elogia o time e o trabalho do técnico Abel Ferreira e acredita no título, mas não com vitória no jogo do Allianz Parque.

"É um belo time e tem um baita treinador, isso é importante ressaltar sempre. Eu acho ele chato, ele é desaforado nas entrevistas, mas é um baita treinador de futebol, o senhor Abel Ferreira seria meu candidato para dirigir a seleção brasileira. Agora, acho que ele vai ser campeão hoje, mas porque o Internacional não ganha do América-MG, que ainda briga por um G8 desesperado, joga em casa, acho que o Palmeiras já vai entrar em campo campeão e aí vai relaxar e o Fortaleza consegue entrar no G8".

O UOL News Esporte vai ao ar três vezes por semana, com a análise dos destaques do mundo esportivo

Quando: Toda terça, quarta e quinta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: