Topo

Grupo de sócios do Flamengo critica post de diretora e questiona cúpula

Angela Machado é diretora social do Flamengo - Reprodução
Angela Machado é diretora social do Flamengo Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/11/2022 00h06

A "Frente Flamengo Maior", grupo formado por sócios do Rubro-Negro, publicou uma nota em que exerce críticas à publicação que Ângela Machado, diretora de Responsabilidade Social do clube, fez nas redes sociais com insinuação pejorativa aos nordestinos. O texto foi postado no dia seguinte à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial.

No documento, o "Flamengo Maior" salienta as atribuições da pasta sob o comando de Ângela, descritas no site oficial como "incentivar o desenvolvimento integral daqueles que vivem em contextos de vulnerabilidade social", dentre outros diversos pontos.

O grupo aponta ainda a "inadequação entre a conduta da referida diretora e a missão da área de Responsabilidade Social e Cidadania" do Rubro-Negro. Além disso, questiona se ela será afastada e quais medidas serão tomadas com parceiros da pasta.

Ângela Machado, que é esposa do presidente do Flamengo Rodolfo Landim, publicou, ontem (31), uma frase no instagram que diz: "Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome".

O mesmo texto circulou em alguns grupos bolsonaristas logo após a vitória de Lula no segundo turno da eleição à presidência da República. Em outras postagens, ela mostrou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e fez campanha aberta pela sua reeleição.

Nesta terça-feira (1), o perfil no Instagram foi fechado e tornou-se privado aos seus seguidores.

Quando se analisa a votação no Brasil por região, constata-se que Lula obteve 69,34% dos votos na região Nordeste, enquanto Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, ganhou nas outras regiões do país. Na postagem, a diretora do Flamengo usa o termo "onde se passa férias", em uma possível referência ao Nordeste brasileiro.

Veja nota na íntegra:

"Nós, sócios e sócias do Clube de Regatas do Flamengo, dirigimo-nos ao Conselho Diretor atrás de resposta em relação à conduta da diretora estatutária de Responsabilidade Social, Angela Landim Machado, em uma rede social. Em uma postagem no Instagram, de amplo acesso e posterior divulgação pelas mídias, a referida diretoria afirmou: "Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome".

Na descrição das tarefas da área de Responsabilidade Social e Cidadania, disponível no site oficial do Clube, afirma-se que o setor tem como objetivo "incentivar o desenvolvimento integral daqueles que vivem em contextos de vulnerabilidade social", buscando concentrar a força da marca do CRF "para promover mudanças em contextos de vulnerabilidade social mundo afora".

À luz do relacionado acima, e da manifesta inadequação entre a conduta da referida diretoria e a missão da área de Responsabilidade Social e Cidadania do Clube de Regatas do Flamengo, perguntamos:

1) A diretora será afastada?

2) Que medidas de mitigação serão tomadas com parceiros da área de Responsabilidade Social?

3) O Conselho Diretor condena o conteúdo da postagem?

4) Quais práticas foram seguidas na nomeação da diretora estatutária, considerando cap experiência na área e o princípio de impessoalidade na gestão do Clube?"