Topo

PSG vence o Ajaccio com pintura de Messi e Mbappé artilheiro do Francês

Mbappé, do PSG, comemora gol marcado contra o Ajaccio pelo Campeonato Francês - Pascal Pochard-Casabianca / AFP
Mbappé, do PSG, comemora gol marcado contra o Ajaccio pelo Campeonato Francês Imagem: Pascal Pochard-Casabianca / AFP

Do UOL, em São Paulo

21/10/2022 17h52

Sem Neymar, suspenso, dupla Messi e Mbappé mostrou todo o seu entrosamento e comandou a vitória por 3 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Ajaccio, hoje (21), fora de casa, em jogo que abre a 12ª rodada da competição.

Apesar do jogo truncado, Mbappé e Messi brilharam e deixaram o campo com três gols marcados e três assistências. O camisa 7 abriu o placar, no primeiro tempo, com assistência do argentino. Na segunda etapa, Messi fez um golaço, com direito a toque de letra do francês, que três minutos depois marcou seu segundo na partida, com assistência do camisa 30.

Com os dois gols de hoje, Mbappé superou Neymar e assumiu a artilharia do Campeonato Francês, com dez gols marcados, contra nove do brasileiro.

O PSG chegou a 32 pontos no Francês, abrindo seis de vantagem em relação ao vice-líder Lorient, que tem um jogo a menos. Já o Ajaccio segue lutando contra o rebaixamento e ocupa a 18º colocação, com oito pontos.

O próximo compromisso do PSG pelo Francês será no próximo sábado (29), às 12h (de Brasília), contra o Troyes. Antes, o time de Paris recebe o Maccabi Haifa nesta terça-feira (25), às 16h (de Brasília), pela quinta rodada da fase de Grupos da Liga dos Campeões.

Pouca inspiração, e muita falta

Líder do Francês, mas sem Neymar, o PSG teve dificuldades para chegar ao gol de Leroy no primeiro tempo. Apesar do espaço para criar jogadas, o time de Paris esbarrou na última linha de marcação do Ajaccio e teve sua melhor chance em cobrança de falta de Messi, defendida por Leroy

Já os donos da casa, apesar da complicada posição na tabela, exploraram contra-ataques e roubadas de bola para sair em velocidade, e complicaram a defesa parisiense em alguns lances. Donnarumma, porém, pouco trabalhou.

Além da pouca inspiração, o estado do gramado e o alto número de faltas deixaram a primeira etapa truncada. Foram nove faltas cometidas pelo PSG e dez do Ajaccio.

Mbappé não perdoa...

O PSG conseguiu furar o bloqueio do Ajaccio aos 23 minutos da primeira etapa. Carlos Soler acionou Messi, que encontrou um belo passe em profundidade para Mbappé, pela esquerda. O camisa 7 ajeitou o corpo e mandou para o fundo da rede.

Mas desperdiça na sequência

Mbappé teve a chance de ampliar a vantagem do PSG - e de superar Neymar na artilharia do Francês - mas mandou a bola muito longe do gol adversário.

Aos 36 minutos do primeiro tempo, Hakimi partiu em velocidade e tocou para Mbappé, livre e dentro da área, marcar o segundo. O atacante francês, porém, isolou.

Cinco minutos mais tarde, Mbappé teve a chance de se redimir. O francês recebeu passe em profundidade de Verratti pela esquerda e finalizou, livre, por cima do gol. A arbitragem, porém, marcou impedimento.

Mbappé - Pascal Pochard-Casabianca / AFP - Pascal Pochard-Casabianca / AFP
Mbappé, do PSG, em jogo contra o Ajaccio pelo Campeonato Francês
Imagem: Pascal Pochard-Casabianca / AFP

Leroy segura o PSG

O PSG voltou mais organizado para o segundo tempo, e bombardeou o Ajaccio logo nos primeiros minutos. Explorando ambos os lados do campo, viu o goleiro Leroy travar finalização na pequena área de Bernat aos dois minutos e espalmar chute de Renato Sanches aos cinco.

Quem é o líder?

Apesar do sufoco inicial do PSG, foi o Ajaccio quem ditou o ritmo do primeiro tempo. Precisando somar pontos para deixar a zona de rebaixamento, os donos da casa se lançaram ao ataque, pressionaram a saída de bola do time de Paris e obrigaram Donnarumma a fazer boa defesa em chute de Belaili.

Dupla entrosada

Lionel Messi fazia uma segunda etapa discreta, mas precisou de um lance para anotar uma verdadeira pintura no estádio François Coty. Bernat acionou o argentino pela esquerda, que tabelou — de calcanhar — com Mbappé, driblou a marcação e mandou para o fundo do gol aos 33 minutos.

Três minutos mais tarde, Messi devolveu o favor, levou a bola até a entrada da área e tocou para Mbappé marcar seu segundo gol no jogo e, de quebra, superar Neymar na artilharia do Francês.