Topo

Série B - 2022

Raio-x : Veja tudo que está em jogo a três rodadas do fim da Série B

Diego Souza, do Grêmio, em ação na partida diante do Bahia válida pela Série B -  Pedro H. Tesch/AGIF
Diego Souza, do Grêmio, em ação na partida diante do Bahia válida pela Série B Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

17/10/2022 04h00

Restam apenas três rodadas para o encerramento da Série B do Campeonato Brasileiro e 17 clubes ainda brigam por 'vagas', seja para o acesso ou então para evitar o rebaixamento à Série C. Com a situação definida estão somente o Cruzeiro, que já subiu e conquistou o título, além de CRB e Ponte Preta, que não podem subir e nem cair mais. O complemento da 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro foi quente e deixou Grêmio, Bahia e Vasco muito próximos do retorno à Série A.

O G4 é o mesmo desde a 13ª rodada e está muito bem encaminhado para ficar assim até o fim da competição. Com o Cruzeiro já garantindo na elite, o Grêmio é quem está mais próximo do acesso, o que pode acontecer já na 36ª rodada, mais uma vez diante do Náutico. Palco do jogo que marcou o acesso do clube em 2005, o Estádio dos Aflitos, em Recife, vai receber novamente o Tricolor para uma partida valendo vaga na Série A, mas dessa vez só para os gaúchos.

O Grêmio precisa vencer e contar com um tropeço do Sport, que visita o Londrina. Sem olhar para outros jogos, o clube gaúcho precisa de cinco dos nove pontos que vai disputar. Já o Náutico tem chances remotas de evitar o rebaixamento, tanto que pode entrar em campo já rebaixado à Série C. O jogo com o Grêmio está marcado para o domingo (23) e a queda pode acontecer na sexta-feira (21), caso a Chapecoense pontue dentro de casa diante do Tombense.

O Bahia também está numa posição confortável e, assim como o Grêmio, pode garantir o acesso na próxima rodada. O Tricolor recebe o Vila Nova, na Fonte Nova, e precisa vencer e contar com tropeços do Sport, do Criciúma e do Sampaio Corrêa. Para não depender de terceiros, mais duas vitórias são suficientes para o Bahia.

Sport e Vasco se enfrentaram na Ilha do Retiro em jogo da Série B - MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Sport e Vasco se enfrentaram na Ilha do Retiro em jogo da Série B
Imagem: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Apesar do empate em 1 a 1 com o Sport, o Vasco foi o grande vencedor da 35º rodada. O ponto conquistado na Ilha do Retiro, no jogo que terminou após a invasão da torcida local ao gramado, segurou um concorrente direto e deixou o Cruz-Maltino dependendo apenas dos próprios resultados. Dos três jogos que restam, dois serão em São Januário. O Vasco só tem chance de garantir o acesso a partir da 37ª rodada, mas mesmo assim depende de uma combinação de resultados para subir de forma antecipada. O time dirigido por Jorginho precisa somar sete pontos em nove para depender de tropeços dos concorrentes.

Sport, Sampaio Corrêa, Criciúma, Ituano e Londrina ainda estão na briga pelo acesso, mas de longe. Precisam pontuar muito e ainda contar com derrotas dos clubes que estão dentro do G4.

A briga contra o rebaixamento também está bem encaminhada. Dos nove clubes que ainda têm alguma chance de queda, três deles têm chances remotas, que são inferiores a 1%. Casos do Tombense (0,012%), Guarani (0,005%) e Vila Nova (0,001%), que precisam de uma combinação quase improvável para retornarem à Série C do Brasileiro.

O que coloca realmente seis clubes na luta contra a degola, sendo que quatro deles têm mais de 96% de chance de queda. Tanto que todos os quatro rebaixados podem ser definidos nesta rodada, em caso de triunfos da Chapecoense e do Novorizontino combinados com derrota do CSA e empate do Operário-PR.

Confira abaixo como estão as brigas pelo acesso e contra o rebaixamento, assim como a probabilidade para cada um dos clubes da Série B e os jogos finais de cada um deles, no levantamento feito pelo UOL Esporte com os números do site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Acesso

Grêmio - 2º colocado

Probabilidade de acesso - 97,1%
Próximos jogos - Náutico (fora), Tombense (fora) e Brusque (casa)

Bahia - 3º colocado

Probabilidade de acesso - 96,1%
Próximos jogos - Vila Nova (casa), Guarani (casa) e CRB (fora)

Vasco - 4º colocado

Probabilidade de acesso - 77,9%
Próximos jogos - Criciúma (casa), Sampaio Corrêa (casa) e Ituano (fora)

Sport - 5º colocado

Probabilidade de acesso - 8,5%
Próximos jogos - Londrina (fora), Operário (casa) e Vila Nova (fora)

Sampaio Corrêa - 6º colocado

Probabilidade de acesso - 5,2%
Próximos jogos - Ituano (fora), Vasco (fora) e Londrina (casa)

Criciúma - 7º colocado

Probabilidade de acesso - 6,7%
Próximos jogos - Vasco (fora), Ponte Preta (fora) e Tombense (casa)

Ituano - 8º colocado

Probabilidade de acesso - 7,4%
Próximos jogos - Sampaio Corrêa (casa), Londrina (fora) e Vasco (casa)

Londrina - 9º colocado

Probabilidade de acesso - 1,1%
Próximos jogos - Sport (casa), Ituano (casa) e Sampaio Corrêa (fora)

Rebaixamento

Náutico - 20º colocado

Probabilidade de queda - 99,83%
Próximos jogos - Grêmio (casa), Chapecoense (fora) e Ponte Preta (casa)

Brusque - 19º colocado

Probabilidade de queda - 98,8%
Próximos jogos - Novorizontino (casa), CRB (casa) e Grêmio (fora)

Operário-PR - 18º colocado

Probabilidade de queda - 98,3%
Próximos jogos - CRB (fora), Sport (fora) e Novorizontino (casa)

CSA - 17º colocado

Probabilidade de queda - 96,1%
Próximos jogos - Ponte Preta (fora), Vila Nova (casa) e Cruzeiro (fora)

Chapecoense - 16º colocado

Probabilidade de queda - 3,7%
Próximos jogos - Tombense (casa), Náutico (casa) e Guarani (fora)

Novorizontino - 15º colocado

Probabilidade de queda - 3,2%
Próximos jogos - Brusque (fora), Cruzeiro (casa) e Operário (fora)