Topo

Alô, Tite: selecionáveis brilham com gols e assistências na Europa

Bruno Guimarães teve dia de artilheiro no Newcastle - Lee Smith/Action Images via Reuters
Bruno Guimarães teve dia de artilheiro no Newcastle Imagem: Lee Smith/Action Images via Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/10/2022 04h00

Classificação e Jogos

Daqui a cerca de um mês, Tite terá a missão de convocar os 26 jogadores da seleção brasileira para a Copa do Mundo no Qatar. Embora a equipe técnica admita que 80% da lista esteja definida, há algumas dúvidas a serem resolvidas, principalmente no ataque.

A comissão técnica do Brasil, que certamente acompanha de perto os cotados para a Copa neste período que antecede o Mundial, deve ter ficado feliz com o saldo no fim de semana de jogos na Europa. Ao menos sete jogadores cotados para vestir a amarelinha no Qatar participaram diretamente de gols em torneios nacionais.

A convocação final dos 26 jogadores do Brasil para a Copa do Mundo acontece no dia 7 de novembro. A estreia está marcada para o dia 24, às 16h (de Brasília), contra a Sérvia.

A seguir, veja os jogadores que tiveram atuação de destaque no fim de semana no futebol europeu.

Bruno Guimarães (dois gols)

Cortado dos dois últimos amistosos da seleção por causa de um edema na coxa, Bruno Guimarães brilhou na goleada do Newcastle sobre o Brentford. O volante fez dois gols na vitória por 5 a 1. O segundo tento aconteceu após roubada de bola e um bonito chute da entrada da área.

Martinelli (gol e assistência)

Gabriel Martinelli comemora gol marcado pelo Arsenal contra o Liverpool em Londres - Justin Setterfield/Getty Images - Justin Setterfield/Getty Images
Gabriel Martinelli foi o destaque do Arsenal contra o Liverpool
Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

Outro que participou diretamente de dois gols foi Gabriel Martinelli. O atacante, que luta por um espaço no concorrido setor ofensivo da seleção, foi o nome de Arsenal 3 x 2 Liverpool. Ele abriu o placar com menos de um minuto e fez boa jogada individual antes de servir Bukayo Saka, no segundo tento dos Gunners. Gabriel Jesus sofreu pênalti e viu Saka anotar o terceiro.

Firmino (gol)

Também em Arsenal x Liverpool, outro concorrente por vaga no ataque da seleção apareceu bem. Roberto Firmino entrou no final da primeira etapa e correspondeu. Ele bateu cruzado, de esquerda, para balançar a rede e fazer o segundo dos Reds.

Éder Militão (gol)

Militão garantiu a vitória do Real Madrid - OSCAR DEL POZO CANAS / AFP - OSCAR DEL POZO CANAS / AFP
Militão garantiu a vitória do Real Madrid
Imagem: OSCAR DEL POZO CANAS / AFP

Cotado para cumprir uma função tanto na zaga quanto na lateral-direita, Éder Militão foi o destaque na vitória do Real Madrid sobre o Getafe. O defensor fez o único gol da partida, após cobrança de escanteio, além de roubar mais de 10 bolas. Rodrygo fez um gol anulado pelo VAR (impedimento) e Vinicius Júnior infernizou os zagueiros adversários.

Antony (gol)

Antony marcou o primeiro gol do United na partida contra o Everton - Reprodução/Twitter/Manchester United - Reprodução/Twitter/Manchester United
Antony tem três gols em três jogos na Premier League
Imagem: Reprodução/Twitter/Manchester United

O Manchester United voltou a vencer no Campeonato Inglês tendo a ajuda de dois brasileiros. Antony recebeu em velocidade e chutou colocado para fazer seu terceiro gol em três jogos na Premier League. O feito em sequência de um estreante é inédito na história do United.

Casemiro (assistência)

Antony balançou a rede e Casemiro teve contribuição decisiva na virada (2 a 1) contra o Everton. O volante repetiu a dobradinha com Cristiano Ronaldo dos tempos de Real Madrid. Ele deu um lindo passe em profundidade, deixando o português pronto para balançar a rede.

Paquetá (assistência)

Na vitória do West Ham sobre o Fulham por 3 a 1, Lucas Paquetá participou ativamente do lance da virada de seu time. O meia deu passe açucarado para Gianluca Scamacca, que encobriu o goleiro e fez um golaço.