Topo

Como Pedro Raul, um dos artilheiros do Brasileirão, chama atenção de Tite

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

10/10/2022 04h00

Classificação e Jogos

Foram dois gols na rodada do fim de semana. Embora o Goiás tenha perdido para o Internacional por 4 a 2, Pedro Raul deu mais motivos para justificar os elogios públicos feitos por Tite, técnico da seleção brasileira. O atacante do Goiás é um dos artilheiros do Brasileirão, agora com 17 gols, ao lado de Cano. Internamente, o técnico da seleção considera que Pedro Raul ainda não está no mesmo nível dos atuais jogadores selecionáveis. Mas o que encanta o treinador, afinal?

Dificilmente Pedro Raul irá ao Mundial. De todo modo, o UOL Esporte apurou que Tite está impressionado com a capacidade de conclusão e o ritmo de gols em um time que não tem a mesma capacidade técnica e de criação de outros mais abastados financeiramente, como Corinthians e Palmeiras.

No Flamengo, Pedro vive ótima fase, mas é municiado por jogadores do quilate de Éverton Ribeiro e Arrascaeta. O primeiro foi chamado recentemente à seleção brasileira e o segundo é nome certo na convocação do Uruguai para a Copa.

Em contraste, Pedro Raul teve ao seu lado diante do Internacional nomes como Vinícius, Dadá Belmonte, Luan Dias e Fellipe Bastos. Atualmente, o Goiás é o 13º colocado. O time esmeraldino tem 33 gols marcados no Brasileirão. Pedro Raul fez pouco mais do que a metade deles: 17.

O Goiás é o time de menor percentual de posse de bola no Brasileirão 2022. Dados do Footstats apontam uma média de 44,28% por jogo. Em um time com suas dificuldades ofensivas e que tende a criar menos chances do que o adversário, Pedro Raul soma 2,6 finalizações por jogo.

Ontem (9), no Beira-Rio, Pedro Raul fez um gol de pênalti (são três neste Brasileirão) e outro dentro da área - aí, sim, a especialidade dele. Das 17 bolas na rede do atacante do Goiás na Série A atual, 16 foram em conclusões dentro da área. A que partiu de fora resultou em um golaço, por cobertura, na vitória sobre o Santos.

O técnico Tite na sede da CBF durante a convocação das seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
O técnico Tite na sede da CBF durante a convocação das seleção brasileira para os amistosos contra Gana e Tunísia. 09/09/2022
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Pedro Raul tem 25 anos e 1,92m. Chama atenção de Tite também a capacidade dele em jogadas pelo alto e no pivô. Em entrevista recente, o técnico do Brasil chegou a dizer que, nesse quesito, enxerga no atacante do Goiás características similares a Fred, recém-aposentado no Fluminense.

A concorrência no ataque do Brasil para a Copa do Mundo é alta. Na posição, Gabriel Jesus, Richarlison e Pedro parecem com vantagem e disputam palmo a palmo o espaço com Matheus Cunha e Firmino. Não há mais amistosos para testar Pedro Raul. Tite enviará em 21 de outubro uma lista com até 55 nomes à Fifa. São os pré-selecionados ao Mundial.

Tite valoriza um centroavante mais encorpado porque vê no jogador com essa característica um meio de vencer partidas apertadas, nas quais a seleção tenha dificuldade diante de defesas fechadas. Por isso, o treinador esperou pacientemente até Pedro ter sequência como titular do Flamengo.

Restam pouco mais de dois meses de trabalho a Tite à frente da seleção brasileira. A Copa do Mundo será o último ato de uma passagem de seis anos e meio. Pode ser que Pedro Raul já tenha também chamado a atenção do futuro técnico do Brasil - hoje, ninguém sabe quem será. Nem o eventual escolhido.