Topo

Fred faz curso de técnico e torce por Diniz na seleção em 2023: 'É gênio'

Ex-atacante Fred faz curso para ser treinador na CBF Academy - Igor Siqueira/UOL
Ex-atacante Fred faz curso para ser treinador na CBF Academy Imagem: Igor Siqueira/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/10/2022 04h00

Três meses depois de se aposentar, o ex-atacante Fred já começa a pensar no futuro. Ele começou nesta semana uma das licenças do curso de treinadores da CBF e vê a carreira como uma possibilidade para os próximos anos.

Uma das referências de Fred na nova profissão é Fernando Diniz, seu último técnico no Fluminense. Elogiado pelo trabalho que levou o Flu às semifinais da Copa do Brasil e às primeiras posições do Campeonato Brasileiro, Diniz é um dos nomes que o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues não descartou quando perguntado sobre o substituto de Tite em 2023. Fred disse que está na torcida.

"O Diniz é um cara muito humano, que trabalha mais do que todo mundo, se dedica, e é um gênio de treinador. Como brasileiro, torço para ele assumir no futuro, quando o Tite sair, mas como tricolor torço para a diretoria mantê-lo, permanecer lá no Fluzão, porque essa continuidade de trabalho potencializa os jovens. Jogador que é bom fica muito bom, o que é normal fica ótimo. É uma loucura o que ele faz, eu acompanhei o dia a dia e vi as mudanças que ele faz. É um cara que sou fã", diz Fred, admirador do que chama de "lado humano" do atual treinador do Fluminense, ex-Vasco, Santos, São Paulo e Athletico-PR.

"De todos os treinadores com que já trabalhei, ele [Diniz] foi o cara que mais impregnou na minha mente valores, sabe? O treinador tem que ter esse poder de convencimento, suas convicções e saber transmitir isso aos atletas."

As especulações sobre o futuro técnico da seleção estão a todo vapor, porque Tite já avisou que não fica em 2023. O ponto final do trabalho será a Copa do Mundo do Qatar a partir do dia 20 de novembro.

Fred - Mailson Santana/Fluminense FC - Mailson Santana/Fluminense FC
Fernando Diniz e Fred durante treino do Fluminense em maio de 2022
Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Nesta semana, Ednaldo foi questionado sobre Fernando Diniz, Dorival Júnior e Abel Ferreira como nomes possíveis e não negou, mas completou: "Valido os nomes que você coloca, mas teria que citar outros dez nomes também."

Segundo sabe o UOL Esporte, não há conversa em andamento ou interesse sinalizado por qualquer profissional. A CBF foca suas atenções em detalhes operacionais para o Mundial e não coloca o assunto em pauta. O que há são gostos pessoais de dirigentes, mas a tendência é que Ednaldo Rodrigues tome a decisão sozinho e só depois da Copa. Tite considera respeitoso que o tema não seja tratado abertamente e o plano é manter essa harmonia.

O Fred vai te treinar

Aos 39 anos, Fred enxerga a chance de ser treinador no futuro. A Licença B da CBF Academy tem aulas teóricas e práticas e autoriza que ele trabalhe em comissões técnicas nas categorias de base. Pelo histórico como atleta, ele passou direto na Licença C e só terá A e Pró pela frente depois da formatura.

Fred é colega de classe de personalidades do futebol, em especial o meia Thiago Neves. Outros colegas são Matheus Ferraz, Edinho e Gilberto.

Fred - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Fred durante aula prática do curso de treinador da CBF Academy, no Rio de Janeiro
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

"Já era algo que eu tinha planejado para a minha vida adquirir o máximo de conhecimento teórico, aqui também tem o prático. Todo jogador ou ex-jogador, que é meu caso, já fez uns 10 mil treinos em 28 anos de carreira, se colocar na conta. Mas se pedir para dar um treino a maioria não vai estar capacitada para fazer. Estou tendo a oportunidade de encontrar alguns ex-companheiros, professores, então falamos sobre futebol, humanidade, desenvolvimento de trabalho. O que achei mais bacana da minha primeira aula foi aprender a dar um treino. Se eu inclinar para ser treinador já tenho essa base", disse o ex-jogador.

No primeiro dia de aulas, um professor separou Fred de Thiago Neves na sala. Eles são amigos desde 2009.

"O professor falou que ia organizar a turma para não ter panelinha. Mas eu gosto de panelinha. Panelinha só é ruim para quem fica de fora, eu estou em todas (risos). Mas é brincadeira, foi por ordem alfabética."