Topo

Brasileirão - 2022

América-MG atropela no início, vence Fluminense e provoca vaias no Maracanã

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2022 19h58

Com uma atuação avassaladora no primeiro tempo, o América-MG fez os dois gols em 34 minutos para construir a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense hoje (9). O placar no Maracanã provocou vaias da torcida ao Tricolor no duelo da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Apostando na velocidade pelos lados, o Coelho precisou apenas de 20 segundos para ter uma grande chance de abrir o placar e de 4 minutos para balançar a rede, com Juninho. Aos 34 minutos, Matheusinho fez o segundo gol, que deu início as críticas do torcedor. O Flu voltou com mais iniciativa após o intervalo, porém não foi o suficiente para mudar a história do confronto.

Com o revés, o time carioca caiu para o quinto lugar na tabela, com 51 pontos. A equipe americana chega aos 45 pontos e se mantém na oitava colocação.

Quem foi bem: Everaldo e Felipe Azevedo

Os pontas do América não balançaram a rede, mas infernizaram os laterais do Fluminense e foram os principais responsáveis pelo domínio atlético nos minutos iniciais.

Quem foi mal: Manoel, o desatento

O zagueiro teve uma atuação muito ruim. Sem prestar muita atenção, foi presa fácil dos atacantes do América. Muito vaiado desde o segundo gol, saiu de campo no intervalo.

Atuação do Fluminense: Sem força para reagir

Depois de uma etapa inicial muito ruim, Diniz voltou do intervalo com três mudanças (Calegari, Nathan e Willians nas vagas de Manoel, Caio Paulista e Matheus Martins), deslocando André para a zaga e deixando o meio-campo com dois armadores. Até pela necessidade de buscar o resultado, o Tricolor se lançou ao ataque, porém não teve força suficiente para buscar a virada ou, ao menos, a igualdade.

Atuação do América-MG: Time dá aula no primeiro tempo

As mudanças feitas por Mancini surtiram efeito e o Coelho dominou completamente a primeira etapa. Apostando na velocidade e explorando as laterais, o time rapidamente abriu o placar e, sem ser ameaçado, ainda ampliou o marcador. Depois do intervalo, o Alviverde se fechou e passou a explorar os contragolpes.

Cronologia do jogo

Com 20 segundos de jogo, o time mineiro mostrou que o embate não seria nada fácil para o Fluminense. Manoel foi desarmado na entrada da área, Everaldo roubou, e chutou cruzado para a defesa de Fábio. No rebote, Matheusinho teve mais uma oportunidade, mas a bola foi desviada para escanteio.

A pressão inicial pouco demorou para dar resultado e o gol aconteceu aos 4 minutos. Marlon ganhou pela esquerda, rolou para Felipe Azevedo ir ao fundo e cruzar para Juninho. O meio-campista teve espaço para girar e mandar no canto, sem chances para Fábio.

Aos 20', Cano avançou sozinho e fez o gol, mas estava impedido e o lance foi invalidado. A superioridade dos visitantes continuou e o placar foi ampliado aos 34'. Everaldo chuta, Matheusinho aproveita a sobra de fora da área para acertar uma bela finalização com a perna esquerda e marcar o segundo.

O time da casa voltou com três mudanças e outra postura do vestiário. Mais agressivo, o Tricolor chegou com perigo por três vezes em 11 minutos nos chutes de Cano e Nathan e na cabeçada de Martinelli. Aos 21', Cano ainda teve outra oportunidade, ao girar na área e bater no canto para a defesa de Cavichioli.

Com dores na panturrilha esquerda, Nino foi presa fácil para Everaldo, que ganhou na corrida, mas bateu mal para a sorte de Fábio. Na sequência, o defensor saiu de campo para a entrada de David Braz. Nos acréscimos, Samuel Xavier também sentiu uma lesão, mas precisou esperar até o apito final, já que não havia mais substituição disponível.

O embate seguiu morno até os 42', quando Vuaden foi ao monitor para analisar uma possível falta para expulsão de Ricardo Silva, mas optou por manter a marcação de campo e nada anotou.

Torcida perde a paciência: 'time sem vergonha'

O baile do América no primeiro tempo irritou os torcedores no Maracanã. Após o segundo gol do Coelho, os gritos de 'time sem vergonha' começaram a ecoar na arquibancada. Manoel, quando tocava na bola, era muito vaiado. Caio Paulista e Nino também ouviam críticas a cada passe. No final do segundo tempo, os gritos irônicos de 'olé' também ecoaram.

"O América está ganhando, a torcida tem que vaiar. Não vamos pedir para aplaudir. Vamos fazer nossa parte para virar esse jogo", comentou Ganso, ao SporTV, na saída de campo.

Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo pela 32ª rodada da Série A. No sábado (15), às 20h30, o América-MG recebe o Fortaleza no Independência. Um dia depois, no domingo (16), às 19h, o Fluminense visita o Avaí na Ressacada.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 0 x 2 AMÉRICA-MG
Competição:
Série A do Campeonato Brasileiro - 31ª rodada
Data: 9 de outubro de 2022, domingo
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio da Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA/RN)
Cartões amarelos: Nathan (FLU); Henrique Almeida, Everaldo, Juninho (AME)
Gols: Juninho, aos 4'/1ºT (AME); Matheusinho, aos 34'/1ºT (AME)

Público: 21.623 pagantes (23.324 presentes)
Renda: R$ 630.095,00

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino (David Braz), Manoel (Calegari) e Caio Paulista (Nathan); André, Martinelli e Ganso (Marrony); Matheus Martins (Willian), Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric (Zé Ricardo), Ricardo Silva, Éder, Marlon; Alê, Juninho e Matheusinho (Patric); Everaldo (Gustavo), Felipe Azevedo (Benítez) e Henrique Almeida (Mastriani). Técnico: Vagner Mancini.