Topo

Brasileirão - 2022

RYR resolve: Renato, Yuri e Róger brilham para Corinthians vencer Cuiabá

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2022 22h58

O Corinthians contou com o primeiro tempo inspirado de suas principais estrelas para vencer o Cuiabá por 2 a 0 na noite de hoje (1), na Neo Química Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cada vez mais entrosado, o trio RYR, formado por Róger Guedes e Yuri Alberto no ataque e municiado por Renato Augusto no meio-campo, brilhou. Os dois primeiros marcaram juntos pelo segundo jogo seguido e mantiveram o Timão no G4.

Com o resultado, o Corinthians segue na quarta posição, agora com 50 pontos, mas diminuiu a distância para o Fluminense, o terceiro, que foi derrotado pelo Atlético-MG mais cedo, de quatro para um ponto. O Dourado, por sua vez, continua na zona de rebaixamento e está em 17º, com 30 pontos.

Na próxima rodada, o Timão visita o Juventude no Alfredo Jaconi, na terça (4), às 21h30. O Cuiabá volta a campo apenas na quarta (5), às 19h, quando enfrenta o Red Bull Bragantino, fora de casa.

Quem foi bem: RYR é o melhor remédio

Renato Augusto, Yuri Alberto e Róger Guedes comandaram a vitória do Corinthians. Os atacantes foram os responsáveis pelos gols da noite, enquanto o meia cumpriu o papel de maestro e participou das duas jogadas bem aproveitadas pela dupla. Menção honrosa também para Fausto Vera, que jogou com tremenda tranquilidade e teve função importante na saída e na recuperação de bolas.

Quem foi mal: Adson

O garoto revelado pela base foi escalado como titular na vaga de Gustavo Mosquito, mas teve atuação discreta e quase não conseguiu se conectar com Yuri Alberto, Renato Augusto e Róger Guedes. Não teve um jogo ruim, mas poderia ter aparecido mais.

Live do Corinthians

Cronologia do jogo

O Corinthians abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, com gol de Yuri Alberto, após bela jogada coletiva. Róger Guedes fez fila e ampliou para o Timão aos 48 minutos da etapa inicial.

O jogo do Corinthians

Vítor Pereira optou por escalar praticamente força máxima e fez mudanças pontuais na equipe considerada ideal: Raul Gustavo, Lucas Piton e Adson entraram nas vagas de Gil, Fábio Santos e Gustavo Mosquito. O Timão começou em marcha lenta, assim como na vitória por 2 a 1 contra o Atlético-GO, na última quarta (28). Quando acordou, manteve total controle do jogo e contou com suas principais estrelas inspiradas na etapa inicial para conquistar mais uma vitória e se manter no G4.

O jogo do Cuiabá

O Dourado quase teve o início dos sonhos com o gol de Deyverson, posteriormente anulado. Mesmo com a frustração, a equipe não tirou o pé do acelerador e seguiu melhor que o Corinthians. Depois que cedeu o primeiro gol, porém, passou a ser envolvido e não conseguiu ter forças para reagir.

Deyverson assusta Fiel

Logo aos 3 minutos de jogo, o atacante ex-Palmeiras balançou as redes da Neo Química Arena após receber cruzamento de Sidcley. O lance, porém, acabou anulado por impedimento após análise do VAR.

Corinthians responde com golaço

Depois de um início irregular, o Timão se encontrou no jogo da metade do primeiro tempo para frente e conseguiu abrir o placar após bela jogada coletiva aos 33 minutos. Fausto Vera deixou Deyverson no chão, Du Queiroz deu belo passe para Róger Guedes, que lançou perfeitamente para Renato Augusto, de primeira, cruzar para Yuri Alberto marcar de cabeça e fazer a Fiel festejar em Itaquera.

Róger Guedes faz fila e amplia

Após sair na frente, o Corinthians seguiu pressionando o Cuiabá e, aos 48 minutos da etapa inicial, foi recompensado com mais um belíssimo gol, dessa fez após bonita jogada individual do camisa 10, que se livrou de quatro adversários até finalizar cruzado para fazer o 2 a 0.

VP começa a preservar titulares

Com os 2 a 0 no placar, Vítor Pereira passou a fazer a gestão do elenco do Corinthians, que provavelmente será escalado com equipe alternativa já nos próximos compromissos em razão das finais da Copa do Brasil contra o Flamengo, marcadas para 12 e 19 de outubro. Logo no começo da etapa final, o português sacou Balbuena, Renato Augusto e Yuri Alberto e colocou Gil, Giuliano e Mateus Vital. A qualidade do jogo caiu, e o Timão apenas administrou a vantagem construída no primeiro tempo.

Promessa do Terrão estreia

Na reta final da partida, Vítor Pereira promoveu a estreia de Arthur Sousa, artilheiro do time sub-20, entre os profissionais. Ele tem 19 anos, já havia completado treinos do elenco principal, mas só foi relacionado pelo português pela primeira vez neste sábado. Noite especial para o garoto.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 x 0 CUIABÁ

Competição: Campeonato Brasileiro, 29ª rodada
Data e horário: 1 de outubro de 2022 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Brigida Cirilo Ferreira (FIFA/AL)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA/PR)
Cartão amarelo: Fausto Vera (COR)

Gols: Yuri Alberto (COR), aos 33'/1ºT (1-0), Róger Guedes (COR), aos 48'/1ºT (2-0)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena (Gil), Raul Gustavo e Lucas Piton; Fausto Vera, Du Queiroz (Ramiro) e Renato Augusto (Giuliano); Adson, Yuri Alberto (Mateus Vital) e Róger Guedes (Arthur Sousa). Técnico: Vítor Pereira

CUIABÁ: João Carlos; Marllon, Joaquim e Alan Empereur; Daniel Guedes (João Lucas), Camilo, Pepê (Denilson), Rodriguinho (Valdívia) e Sidcley (Osorio); André Luis (Rafael Gava) e Deyverson. Técnico: António Oliveira

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o Fluminense perdeu para o Atlético-MG. O erro já foi corrigido.