Topo

Brasileirão - 2022

Del Piage entra, marca no fim e Botafogo vence o Goiás fora de casa

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/09/2022 23h41

Goiás e Botafogo fizeram um jogo morno e decido por um gol no fim, aos 43' do segundo. Del Piage, que havia entrado dez minutos antes, arriscou de fora da área e marcou o gol da vitória alvinegra por 1 a 0 hoje (28), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Alvinegro teve mais ímpeto e posse de bola, mas esbarrou na marcação e na falta de pontaria. No segundo tempo, o time melhorou com a entrada de Jeffinho e passou a pressionar nos minutos finais, sendo recompensado com o gol de Jeffinho aos 43'. O Esmeraldino, sem Pedro Raul, perdeu a força para puxar os contra-ataques e a presença de área, e pouco exigiu do goleiro Lucas Perri, que estreou na Estrela Solitária.

O Goiás perde a invencibilidade que já durava seis jogos e se mantém com 37 pontos, mesma pontuação que o Glorioso alcançou. Os cariocas, no entanto, ocupam o nono lugar enquanto os goianos são apenas o 11º pelo número de vitórias. Entre eles aparece o Santos.

Quem foi bem: Marçal é quem mais tenta

Em uma noite de poucas chances, o lateral esquerdo Marçal foi bastante para a linha de fundo, tentou produzir e ajudar o time ofensivamente. Foi o mais lúcido e quem mais teve iniciativa na noite de hoje.

Quem foi mal: Victor Sá, apagado

Grande surpresa na escalação do time de General Severiano, Victor Sá praticamente não participou do jogo no primeiro tempo. Ele ainda voltou do vestiário, mas saiu com menos de 10 minutos para a entrada de Jeffinho, que era o titular da posição.

Atuação do Botafogo: Faltou recursos

O Glorioso teve mais iniciativa e procurou atacar principalmente pelo lado esquerdo, com o apoio de Marçal, no primeiro tempo. Contudo, a marcação do Goiás e falta de pontaria sobressaíram. Jeffinho melhorou a produção ofensiva no segundo tempo, entretanto a atuação ainda foi bem abaixo.

Atuação do Goiás: Time sofre sem Pedro Raul

O atacante do Esmeraldino, além de balançar as redes adversárias, atrai a marcação e ajuda a equipe a organizar seus contra-ataques. Sem ele, Jair Ventura abandonou o 4-3-3 e adotou uma formação com quatro homens no meio que ajudou a travar o ataque adversário, porém pouco ajudou na construção de jogadas.

Cronologia do jogo:

A Estrela Solitária teve mais a bola na etapa inicial, mas ambas as equipes levaram pouco perigo aos goleiros e fizeram 45 minutos bem mornos.

Marçal cruzou e Adryelson cabeceou por cima do gol aos 15', na primeira chegada de mais destaque do Alvinegro. Tiquinho, aos 26' arriscou de longe e o goleiro Tadeu espalmou para o lado. Júnior Santos, já aos 44', entrou na área, contudo exagerou com força e mandou por cima da meta.

O intervalo pouco mudou o cenário do confronto e os dois times seguiram castigando a bola no segundo tempo. Danilo Barcelos cobrou escanteio aos 9' e obrigou Perri a se esticar para tirar a bola da cabeça de Reynaldo, que aparecia com chance de mandar para o gol.

A entrada de Jeffinho aumentou o ímpeto do Botafogo, mas a equipe voltou a pecar demais nas finalizações, facilitando a vida para Tadeu. Até que, aos 33', Del Piage, que não jogava há mais de dois meses, entrou em campo.

Aos 43', Jeffinho rolou para Del Piage. No lado esquerdo da entrada da área, ele teve tempo e espaço para calibrar o pé, chutar cruzado e mandar a bola no canto, sem chances de defesa para Tadeu. O gol solitário garantiu o triunfo do Fogão.

Próximas partidas

Os clubes voltam a campo pela 29ª rodada. No sábado (1), às 19h, o Goiás recebe o Fortaleza no Hailé Pinheiro. Dois dias depois, na segunda (3), às 20h, o Botafogo encara o Palmeiras no Nilton Santos.

Marçal e Cuesta viram desfalques

O lateral esquerdo e o zagueiro, pilares da equipe botafoguense, receberam o terceiro amarelo e não terão condições para enfrentar o Palmeiras na segunda.

Rafael de volta

O lateral do Glorioso voltou a ser relacionado depois de dois jogos fora, por causa de um trauma craniofacial sofrido na vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza. O clube aproveitou o retorno de Rafael e brincou nas redes sociais com a foto de uma máscara de proteção, que será utilizada para proteger a região afetada.

Goiás promove inclusão

Em homenagem ao Dia Nacional das Pessoas Surdas, celebrado na última segunda (26), o Alviverde divulgou a escalação em libras, os nome dos jogadores no uniforme também estava em libras e uma tradutora acompanhará a coletiva do técnico Jair Ventura. Além disso, o clube ainda convidou dois torcedores surdos para acompanhar a partida de hoje.

FICHA TÉCNICA:

GOIÁS 0 x 1 BOTAFOGO
Competição:
Série A do Campeonato Brasileiro - 28ª rodada
Data: 28 de setembro de 2022, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, em Goiânia (GO)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA/SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)
Gols: Del Piage, aos 43'/2ºT (BOT).
Cartões amarelos: Apodi, Caio Vinícius, Danilo Barcelos, Felipe Bastos (GOI); Saravia, Victor Cuesta, Marçal, Lucas Piazon (BOT)

GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Reynaldo, Lucas Halter e Danilo Barcelos (Luan Dias); Auremir (Felipe Bastos), Diego, Matheus Sales (Caio Vinícius) e Marquinhos Gabriel (Pedro Junqueira); Renato Júnior (Apodi) e Nicolas. Técnico: Jair Ventura.

BOTAFOGO: Lucas Perri; Saravia, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Lucas Piazon (Del Piage); Victor Sá (Jeffinho), Júnior Santos (Gustavo Sauer) e Tiquinho. Técnico: Luís Castro.