Topo

Juca Kfouri: Próximo técnico da seleção brasileira será estrangeiro

Do UOL, em São Paulo

23/09/2022 11h23

Classificação e Jogos

O técnico Tite já definiu que não pretende continuar no comando da seleção brasileira depois da Copa do Mundo do Qatar e nomes de possíveis substitutos foram colocados nos últimos dias, com o jornal espanhol Marca citando até mesmo Fernando Diniz, do Fluminense, como candidato. Mas Juca Kfouri afirma que o próximo técnico a ser contratado pela CBF será estrangeiro e toda a comissão atual será trocada para o próximo ciclo.

No podcast Posse de Bola, ao lado de Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi e Juca Kfouri, o jornalista afirma que é possível até que a entidade demore um pouco mais a anunciar quem comandará a seleção brasileira, usando substitutos por ocasião para a primeira Data Fifa de 2023 até que um estrangeiro seja oficializado no cargo.

"A possibilidade de a CBF escolher como substituto do Tite um treinador brasileiro é mínima. A CBF vai em busca de um grande nome fora do Brasil. Pode ser até que nos primeiros amistosos do ano que vem façam uma homenagem a um treinador qualquer que esteja aí, eventualmente se o Tite for campeão do mundo façam homenagem ao Tite, vai lá e dirige mais dois jogos, ou o Parreira", diz Juca.

"A CBF quer um técnico estrangeiro e esse pessoal que está hoje na comissão técnica coordenando o futebol da seleção vai todo embora, inclusive o Juninho".

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos colunistas do UOL:

RMP: Pretendo ver o Pedro em campo pela seleção, mas com muito medo

O Flamengo tem seis jogadores convocados para seleções durante a Data Fifa atual, sendo que três deles são titulares do time de Dorival Júnior, casos de Arrascaeta, Everton Ribeiro e Pedro. Para Renato Maurício Prado, esta ausência causa receio em relação às finais que o time rubro-negro tem a disputar na temporada, ao mesmo tempo em que ele quer ver Pedro tendo uma chance em campo nos amistosos da seleção brasileira contra Gana e Tunísia.

"É claro que o Pedro jogar é um risco, mas eu gostaria. Já que ele está lá, já que foi convocado, eu gostaria de vê-lo em ação, até porque eu acho que esses dois jogos podem carimbar a ida dele para a Copa e eu gostaria de ver o Pedro na Copa. Eu pretendo ver o Pedro em campo, mas com medo sim, com muito medo tanto do Pedro, do Arrascaeta e do Everton Ribeiro".

Arnaldo: A questão do quinteto na seleção é onde jogará Neymar

Para o amistoso de hoje (23) contra Gana, o técnico Tite esboçou uma seleção brasileira com um quinteto ofensivo que tem Neymar atuando mais recuado, no meio de campo, assim como Paquetá, o que abre espaço para atuar com Richarlison entre os pontas Vinícius Júnior e Raphinha. Para Arnaldo Ribeiro, esta formação não estará na Copa do Qatar e uma questão para o treinador seria onde acomodar melhor o Neymar.

"O que eu acho que está por trás do quinteto, tem a questão de onde jogaria o Neymar. O time com Casemiro, Fred e Paquetá o Tite repetiu e esse trio na cabeça dele já sabe o que pode fazer, aí só teria uma posição para o Neymar, que é o 9. O Tite já testou o Neymar nessa situação, não é o lugar onde ele se sente mais confortável, ele prefere 10 do que 9, mas para acomodar todo mundo, dois pontas, talvez seja a solução. Para mim, o time na cabeça do Tite está com Neymar avançado e os três no meio de campo".

RMP: Corinthians não poderá jogar fechado contra o Flamengo

O sorteio da Copa do Brasil definiu o Corinthians jogando o primeiro jogo em casa contra o Flamengo na decisão do título, situação que para Renato Maurício Prado favorece o Rubro-negro pelo fato de o time de Vítor Pereira ter a necessidade de construir o resultado em seu estádio, o que abriria mais espaços para a equipe comandada por Dorival Júnior.

"É bom para o Flamengo jogar o primeiro fora porque o Corinthians vai ser obrigado pelas circunstâncias a tentar de tudo para ganhar esse primeiro jogo, vai jogar muito mais aberto contra o Flamengo na Neo Química Arena do que jogaria no primeiro jogo no Maracanã. As chances de Flamengo ganhar na Neo Química sendo o primeiro são maiores, o Corinthians não tem opção, não pode se dar ao luxo de jogar fechadinho e esperar uma bola para ganhar do Flamengo na Neo Química, vai ter que ir para cima e aí fica melhor até para o Flamengo, pode até conseguir uma vitória na Neo Química e carimbar no Maracanã".

RMP: Há uma distorção na maneira como os torcedores veem as SAFs

O Cruzeiro conquistou o acesso para voltar à Série A com sete rodadas de antecedência ao vencer o Vasco e levantou novamente a questão dos clubes que se tornaram SAF, já que neste ano quem dirige o futebol cruzeirense é Ronaldo Fenômeno, que já pregou cautela ao ser questionado sobre os próximos passos. Para Renato Mauricio Prado, o torcedor se ilude muito em relação ao que são as SAFs.

"O torcedor fica nessa ilusão. A 777, o Vasco está aí perigando não subir, o que ela botou no Vasco até agora? Já assinou, está tudo ok e ela não se mexe. Periga no ano que vem ela pegar o Vasco na segunda divisão, corre o risco de continuar na segunda divisão. Acho que há uma pequena distorção na maneira como alguns torcedores veem SAF. Acho que é um negócio positivo, até porque são clubes que estavam absolutamente quebrados e sem solução, passam a pagar em dia, a ter uma situação fiscal razoável, agora, esses caras não são os que vão fazer grandes esquadrões".

O Posse de Bola vai ao ar duas vezes por semana, com a análise dos destaques da rodada do futebol

Quando: Toda segunda e sexta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Spotify, Apple Podcasts, e Amazon Music. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Veja a íntegra do programa: