São Paulo

'Road to Córdoba': Torcida do São Paulo se mobiliza para invadir Argentina

Atletas do São Paulo se reúnem antes de jogo contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro 2022 - Miguel Schincariol / saopaulofc.net
Atletas do São Paulo se reúnem antes de jogo contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro 2022 Imagem: Miguel Schincariol / saopaulofc.net

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

20/09/2022 04h00

A expectativa pelo primeiro título internacional do São Paulo em dez anos gerou uma euforia na torcida tricolor. E o pensamento após o time eliminar o Atlético-GO e avançar à final da Copa Sul-Americana, dia 1º de outubro, foi o de tentar garantir um lugar no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

A Passaporte FC, agência de viagens que fecha pacotes para o São Paulo, está com preço de R$ 10.480 para levar os torcedores para a cidade argentina e acompanhar a decisão continental contra o Independiente del Valle, do Equador. O valor pode ser parcelado em cinco vezes.

Para quem não dispõe dessa grana, uma alternativa são as caravanas das organizadas do São Paulo. Independente e Dragões da Real programaram viagem no dia 28, com preços de R$ 900, que podem ser divididos em três vezes.

Mas o torcedor que quiser ir não precisa somente recorrer aos caminhos oficiais. "Compramos tudo de forma individual. Fechamos primeiro as passagens aéreas. Depois de sair os ingressos no site da Conmebol, compramos os bilhetes e fechamos o hotel no centro da cidade. Embarcamos na sexta-feira, dia 30, direto para Córdoba e retornamos na segunda-feira, em voo direto", explicou para a reportagem Adriano Fonseca, 45, assessor de investimentos.

Ele vai para a Argentina com o filho, Diego, e diz que a partida terá um sentimento especial. "Essa é a primeira final que temos a oportunidade de irmos juntos, ainda mais para a Argentina, acompanhar o Tricolor. A primeira de muitas, eu espero. Eu acompanho o São Paulo desde o time do Cilinho (nos anos 1980). O Diego é um são-paulino cascudo. Quem ama o São Paulo nessa geração, ama o São Paulo de verdade", resumiu.

O designer Gabriel de Oliveira Martin, 21, resolveu encarar a distância de mais de 2 mil quilômetros entre São Paulo e Córdoba de carro. "Meu tio comprou o ingresso logo que abriu a venda para não esgotar. Além de mim, vai meu pai, meu irmão, um primo, meu tio e meu avô. Pretendemos alugar um carro grande, tipo um Doblò, e queremos sair na quinta-feira (29), à tarde", explicou Gabriel.

A ideia é que eles possam revezar na direção do veículo para que a viagem não seja tão cansativa. Afinal, a estimativa é de que o percurso tenha duração de 31 horas. "O próprio Calleri disse no último jogo que essa final é o jogo mais importante dos últimos dez anos de São Paulo. Além de ser minha primeira final em estádio, é fora do país. Um campeonato internacional, que para chegar na decisão foi sofrido da forma que foi, com duas decisões de pênalti, com o Rogério Ceni como treinador. E para os mais místicos, é a chance de quebrar aquela 'zika' da última Sul-Americana [de 2012], que ganhamos contra o Tigre-ARG. O jogo não foi para o segundo tempo. E o mais importante é poder viver isso acompanhado do meu pai e principalmente do meu avô de 78 anos. Em resumo, estou bem empolgado", afirmou.

O estudante de veterinária Gustavo Camillo Agostinho, 20, optou por aliar as duas situações. "Vou sair de São Paulo às 14h da quinta-feira (29) e ir de avião para Buenos Aires. Lá, vou alugar um carro e ir para Córdoba, e voltar no domingo para São Paulo", explicou.

Ele vai com o tio, com o primo e um amigo e ainda não definiu se conseguirá ter um hotel na cidade para poder dormir em uma cama ou ter um chuveiro. Mas isso não pesou nem um pouco na hora garantir um lugar no palco da decisão.

"Sou de 2002 e a melhor lembrança que eu tenho do meu time é o título de 2012. De resto foi só tristeza. Bater na trave em 2014, a esperança com o Diniz [em 2020/2021], pulando com o título do Paulista com o Crespo. E agora tendo essa chance, acompanhando quase todos os jogos no Morumbi esse ano, inclusive no meio da organizada na semifinal contra o Atlético-GO. Sim, vai valer muito a pena!", empolgou-se Guilherme.

Quem quiser fazer o que Guilherme faz, poderá alugar um ônibus da Br-Ar transportes. A empresa vai oferecer ônibus saindo dias 29 e 30 à noite, direto da capital argentina, do Obelisco e também do aeroporto de Ezeiza, com volta prevista para duas horas após o término da final, com preços de R$ 450 ida e volta — o trajeto mais rápido tem cerca de 700 km.