Topo

Estádio Education City: o que uma arena da Copa tem a ver com faculdades?

Do UOL, em São Paulo

12/09/2022 04h00

Classificação e Jogos

Palco de jogos das seleções do Uruguai, da França e de Portugal na fase de grupos, além de oitavas e quartas de final num total de oito partidas, o Education City é um dos mais curiosos entre os oito estádios preparados pelo Qatar para sediar a Copa do Mundo 2022. É que ele fica localizado entre várias universidades e centros de pesquisa e educação de Doha, capital do país.

A "Cidade da Educação" fica a mais ou menos 7 km do centro da cidade. É uma área enorme conhecida internacionalmente como um "oásis acadêmico" por ficar perto de desertos e abrigar instituições de ensino dos mais variados níveis. Há inclusive campus de universidades dos Estados Unidos por ali, no total de nove faculdades estrangeiras, 11 escolas e mais de 8 mil alunos.

O objetivo do projeto que já tem quase 20 anos é a formação de profissionais que colaborem com o desenvolvimento do Oriente Médio. Também há um centro de pesquisas sobre cavalos e opções de entretenimento, como campos de golfe, quadras de basquete e a biblioteca nacional do país.

A ideia de construir um estádio de futebol para a Copa do Mundo dentro deste complexo é justamente para divulgar a iniciativa, como um símbolo de inovação. O Education City foi inaugurado em junho de 2020. No ano seguinte, já recebeu a final do Mundial de Clubes entre Bayern de Munique e Tigres. O Palmeiras disputou por lá a semifinal contra o Tigres e o terceiro lugar diante do Al Ahly e levou a pior nos dois duelos.

A capacidade do estádio é para 40 mil pessoas e será reduzida pela metade depois da Copa do Mundo. Já o design é inspirado na história da arquitetura islâmica, com a fachada formada por triângulos que seguem um padrão geométrico. De dia, esse padrão faz com que o estádio aparente mudar de cor de acordo com o movimento do sol. À noite, com o brilho das luzes acesas, esse padrão remeterá à imagem de um diamante. Daí veio o apelido pelo qual muita gente está chamando o Education City: a joia do deserto.

Internamente, uma das particularidades do estádio é o fato de ele ter quatro vestiários em vez dos dois tradicionais. A ideia, segundo quem projetou, é permitir que aconteça por lá mais de uma partida por dia.

Veja imagens por dentro e por fora

FICHA TÉCNICA

Nome: Estádio Education City;
Local: Doha;
Distância do centro de Doha: 13 km;

Jogos que vai receber:
22/11, 10h - Dinamarca x Tunísia
24/11, 10h - Uruguai x Coreia do Sul
26/11, 10h - Polônia x Arábia Saudita
28/11, 10h - Coreia do Sul x Gana
30/11, 12h - Tunísia x França
2/12, 12h - Coreia do Sul x Portugal
6/12, 12h - Oitavas de final (1ºF x 2ºE)
9/12, 12h - Quartas de final

Capacidade na Copa: 40 mil;
Capacidade pós-Copa: 20 mil;
Inauguração: Junho de 2020;
Design: inspirado na história da arquitetura islâmica. A fachada conta com triângulos que formam padrões geométricos em forma de diamante e parecem mudar de cor com o movimento do sol no céu. Ao redor do estádio há universidades e centros de pesquisa.