Topo

Estádio Khalifa: 'mais amado do Qatar' tem relação com Pelé, seleção e Fla

Do UOL, em São Paulo

05/09/2022 04h00

Classificação e Jogos

O Estádio Khalifa Internacional é chamado pelos organizadores da Copa do Mundo de "o estádio mais amado do Qatar". Ele será palco de oito jogos entre novembro e dezembro, sendo seis válidos pela fase de grupos, um pelas oitavas de final e o último na decisão do terceiro lugar.

Essa adoração do povo local pelo estádio é explicada pelo fator histórico: o Khalifa foi a primeira grande arena esportiva da história do país, inaugurada em 1976. Decidiram construí-la um ano depois de uma visita do elenco do Santos com o Rei Pelé ao país, em fevereiro de 1973. A excursão é tida por muitos historiadores como ponto de partida da cultura esportiva no Qatar e um dos legados foi este estádio.

O Khalifa Internacional foi reformado para a Copa do Mundo e o primeiro a ser inaugurado entre os oito que vão receber o torneio em 2022. O estádio recebeu novas tecnologias, como a de resfriamento para sediar jogos mesmo no verão, e foi reaberto há cinco anos. Outra novidade foi a instalação de uma cobertura abaixo dos tradicionais arcos duplos no teto. Segundo os arquitetos, essa modernização representa o laço do passado com o presente.

Já teve time brasileiro jogando por lá. Foi no Khalifa que o Flamengo venceu o Al Hilal por 3 a 1 e foi derrotado por 1 a 0 pelo Liverpool na final do Mundial de Clubes de 2019. A seleção brasileira jogou antes da reforma, num amistoso contra a Argentina em novembro de 2010.

Com Dani Alves, Thiago Silva, Philippe Coutinho e Neymar em campo, o Brasil perdeu por 1 a 0, gol do Messi nos acréscimos. Você deve lembrar desse jogo como aquele em que o meia Douglas perde a bola no meio-campo e é xingado pelo técnico Mano Menezes em alto e bom som na transmissão.

O Estádio Khalifa Internacional é o único dos oito da Copa que vai manter sua capacidade para 40 mil torcedores e não sofrer nenhuma alteração depois do torneio. Continuará como grande símbolo do futebol na capital Doha, ainda mais porque se desenvolveu ao redor dele um centro esportivo de alcance internacional.

É a zona Aspire, que conta com academia de futebol para formação de novos jogadores, clínica médica esportiva referência no mundo inteiro, arranha-céu espelhado e centro aquático. Tudo isso ao redor do estádio que ao longo da sua história já recebeu Mundial de Atletismo, Jogos Pan-Árabes, Jogos Asiáticos e muito mais.

Veja imagens por dentro e por fora

FICHA TÉCNICA

Nome: Estádio Khalifa Internacional;
Local: Doha;
Distância do centro de Doha: 11 km;

Jogos que vai receber:
21/11, 10h - Inglaterra x Irã
23/11, 10h - Alemanha x Japão
25/11, 13h - Holanda x Equador
27/11, 13h - Croácia x Canadá
29/11, 12h - Equador x Senegal
1/12, 16h - Japão x Espanha
3/12, 12h - Oitavas de final (1ºA x 2ºB)
17/12, 12h - Decisão do terceiro lugar

Capacidade na Copa: 40 mil;
Capacidade pós-Copa: 40 mil;
Inauguração: Construído em 1976, passou por remodelações ao longo dos anos. A reinauguração mais recente foi em 19 de maio de 2017;
Design: tradição antiga de arcos duplos no teto foi modernizada com a criação de uma cobertura.