Topo

Tite convoca Pedro para últimos amistosos do Brasil antes da Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

09/09/2022 04h00Atualizada em 09/09/2022 13h34

Classificação e Jogos

O técnico Tite convocou a seleção brasileira, hoje, para os dois últimos amistosos da equipe antes da Copa do Mundo do Qatar. Uma das novidades na lista é o atacante Pedro, do Flamengo, que não era chamado pelo treinador há dois anos. Os zagueiros Bremer, da Juventus, e Ibañez, da Roma, foram convocados pela primeira vez.

Convocação da Seleção: assista ao vivo repercussão e coletiva do Tite

As principais ausências são Daniel Alves, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus. Tite divulgará a lista final para o Mundial em 7 de novembro.

O Brasil enfrenta Gana, no dia 23 de setembro, e Tunísia, em 27 do mesmo mês. As duas partidas serão realizadas na França, às 15h30 (de Brasília).

O jogo contra a seleção ganesa ocorre no Stade Océane, em Le Havre. Já o duelo contra os tunisianos está marcado para o Parque dos Príncipes, em Paris.

Pedro, o 'Fred atual'

Havia grande expectativa para que Pedro fosse chamado. O atacante vive ótima fase no Flamengo e comemorou a convocação para a seleção.

"O Pedro já fez parte e já jogou. Inclusive estava convocado antes do Richarlison e não veio. A gente está sempre comentando para estarem no mais alto nível. Compete a nós mostrar o atleta que o que tem que fazer é estar no seu melhor. Depois é escolha, depois é o nosso papel. Pedro especificamente é um '9' de área terminal. Jogador da última bola, jogador da conclusão. É o Fred atual. Tem grande capacidade de construção. Contra uma equipe que joga muito atrás, fechada, precisa de jogadas de lado que te permitam um gol de cabeça. O gol contra o Vélez mostra isso. Ele empresta esta qualidade", afirmou Tite após a divulgação da lista.

O treinador ainda promoveu o retorno de Roberto Firmino (Liverpool), depois de um ano, e de Everton Ribeiro (Flamengo), depois de nove meses desde a última convocação. No total, o técnico chamou nove atacantes entre os 26 convocados e apenas um lateral direito de origem (Danilo).

Tite manda recado

Tite foi questionado sobre as ausências de Coutinho e Jesus e se vai usar estes amistosos para tirar as últimas conclusões antes da convocação final.

"É uma convocação para esses dois jogos. Fica aqui uma mensagem bastante clara a todos os atletas, com muita transparência que tem sido até então: façam o seu melhor, preparem-se bem fisicamente, cuidem-se clinicamente, estejam no mais alto nível em seus clubes para daqui a 60 dias estarem competindo de uma forma aí sim definitiva", disse.

"Essas são também oportunidades para que, ali na frente, a gente tenha um pouco mais de 'paz', um senso de justiça maior, para que a gente possa decidir. Especificamente para esse, com respeito a todos, inclusive àqueles que estão fora, mas com essa mensagem."

Quem faltou na lista de convocados por Tite para os amistosos? Vote!

Resultado parcial

Total de 974 votos
12,94%
Catherine Ivill/Getty Images
0,51%
Cezar Gomez/Jam Media/Getty Images
3,70%
Reprodução/Aston Villa FC
10,99%
Ettore Chiereguini/AGIF
14,17%
Gabriel Machado/Gabriel Machado/AGIF
29,06%
NELSON ALMEIDA / AFP
1,03%
Catherine Ivill/Getty Images
2,67%
Divulgação
14,68%
Cesar Greco
1,13%
Glyn Kirk/AFP
9,14%
	Action Images via Reuters

Veja os convocados da seleção brasileira

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
  • Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Sevilla)
  • Zagueiros: Bremer (Juventus), Eder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Ibañez (Roma) e Thiago Silva (Chelsea)
  • Meias: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham)
  • Atacantes: Antony (Manchester United), Roberto Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (PSG), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinicius Junior (Real Madrid)