Topo

São Paulo

São Paulo falha, toma 3 gols do Atlético-GO e se complica na Sul-Americana

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

01/09/2022 23h27

Na semifinal brasileira da Copa Sul-Americana, o Atlético-GO foi superior em todos os aspectos, aproveitou a expulsão de Igor Gomes ainda no primeiro tempo, venceu o São Paulo por 3 a 1 nesta quinta-feira (1º), no estádio Serra Dourada, e abriu ótima vantagem na disputa. Jorginho, Shaylon e Léo Pereira marcaram os gols da vitória do Dragão. Luciano marcou para o Tricolor.

O jogo de volta ocorre na semana que vem, na quinta-feira (8). Para avançar à final, o São Paulo precisa vencer por três gols de diferença, no Morumbi. Vantagem tricolor por dois gols leva a decisão para os pênaltis. O time goiano pode perder por até um gol que se classifica. Quem avançar para a final pega Independiente del Valle-EQU ou Melgar-PER.

Os primeiros minutos deram a impressão de que o São Paulo faria prevalecer o favoritismo, com o time paulista dominando as ações. Mesmo em casa, o Atlético-GO deu a bola para o São Paulo e optou por tentar explorar os contra-ataques. A estratégia foi facilitada após o Dragão conseguir bela triangulação pela direita. Dudu serviu Jorginho, que apareceu livre na área e só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol são-paulino, fazendo 1 a 0 aos 11 minutos.

O clube paulista sentiu o gol. A dificuldade para conseguir infiltrações na defesa adversária — um problema recorrente no ano — reapareceu. Só que os goianos não conseguiram aproveitar a vantagem no placar. Em uma retomada de bola de Reinaldo, o São Paulo aproveitou que a defesa do Atlético-GO estava desarrumada e empatou. Rodrigo Nestor achou Luciano na área, que cabeceou sem chances para o goleiro Renan, aos 23 minutos.

A partida mudou ainda no primeiro tempo. Igor Gomes, que vinha em uma jornada infeliz, foi expulso aos 40 minutos, obrigando Rogério Ceni a promover duas trocas ainda no primeiro tempo. Welington e Patrick entraram nos lugares de Reinaldo e Ferraresi, respectivamente. Assim, Ceni desfez o trio de zaga e deixou Luciano para seguir ajudando Calleri no ataque, com Pablo Maia, Nestor e Patrick no meio de campo.

Eduardo Batista lançou o time ao ataque no segundo tempo com Shaylon no lugar do volante do Baralhas. Aos 11 minutos, Jandrei falhou, a bola rebateu em Diego Costa e Shaylon, sentado no chão, recolocou o Atlético-GO à frente no placar. Os donos da casa então voltaram a esperar os erros do São Paulo. Aos 32 minutos, ele veio. Léo Pereira ganhou com facilidade de Diego Costa, invadiu a área e tocou na saída de Jandrei, ampliando a vantagem e deixando o time em ótima situação.

Quem foi bem

Eduardo Baptista. Contratado no último final de semana, o treinador conseguiu encurralar o São Paulo. Depois da expulsão de Igor Gomes, primeiro mandou o time ao ataque. Depois recuou e "matou" o São Paulo no contra-ataque.

Quem foi mal

Igor Gomes. Voluntarioso, tentou ajudar aparecendo como opção em várias partes do campo. Só que em menos de oito minutos, cometeu duas faltas, levou dois cartões amarelos e deixou o São Paulo com um jogador a menos aos 40 minutos do primeiro tempo.

Atuação do São Paulo

Dominado desde o início, deu esperanças ao torcedor depois de empatar o jogo no primeiro tempo. Mas perdeu o controle da partida na etapa final e ficou em situação complicada no mata-mata.


Atuação Atlético-GO

Soube explorar os pontos fracos do São Paulo. Fez gol nas costas de Reinaldo, aproveitou a falha de Jandrei e contra-atacou na hora certa para fazer o terceiro e abrir boa vantagem.

Cronologia

Jorginho, aos 11 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para os donos da casa. Luciano empatou ainda na etapa inicial, aos 23 minutos. Shaylon, aos 11, e Léo Pereira, aos 32 minutos do segundo tempo, marcaram para o time goiano.


FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO x SÃO PAULO
Competição: Copa Sul-Americana - semifinal
Data e hora: 1º de setembro de 2022 (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Carlos Lopez e Tulio Moreno (Venezuela)
VAR: Juan Soto (Venezuela)
Gols: Jorginho, aos 11 minutos do primeiro tempo (Atlético-GO); Luciano, aos 23 minutos do primeiro tempo (São Paulo); Shaylon, aos 11, e Léo Pereira, aos 32 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Wanderson, Edson Fernando e Dudu (Atlético-GO); Igor Gomes (São Paulo)
Cartão vermelho: Igor Gomes (São Paulo)

ATLÉTICO-GO: Renan; Dudu (Hayner), Wanderson, Klaus e Jefferson; Baralhas (Shaylon), Edson Fernando, Marlon Freitas e Jorginho; Wellington Rato e Churín. Técnico: Eduardo Baptista.

SÃO PAULO: Jandrei; Ferraresi (Patrick), Diego Costa e Léo; Igor Vinícius, Pablo Maia (Gabriel Neves), Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Reinaldo (Welington); Luciano (Marcos Guilherme) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

São Paulo