Topo

Brasileirão - 2022

Soteldo reestreia bem, Santos vence o São Paulo e fica perto do G6

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/08/2022 20h59

Na reestreia de Yeferson Soteldo, na Vila Belmiro, o Santos jogou com superioridade e venceu o clássico contra o São Paulo por 1 a 0, na noite de hoje (21), e subiu na tabela do Brasileirão. O gol foi marcado por Lucas Braga.

O destaque da partida ficou para Soteldo, que não sentiu a primeira partida após retornar ao clube e foi o principal homem da equipe de Lisca. Foi dele a assistência precisa para o gol da vitória.

O resultado pela 23ª rodada leva o Peixe à oitava posição, com 33 pontos, três atrás do Internacional, o sexto colocado. Já o Tricolor Paulista permanece com 29 pontos, no 12º lugar.

Os são-paulinos voltam a campo na quarta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília), para pegar o Flamengo, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Pela 24ª rodada da Série A, no próximo domingo (28), o Tricolor recebe o Fortaleza no próximo domingo (28), às 16h, e os comandados de Lisca pegam o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 18h.

LIVE DO SANTOS

LIVE DO SÃO PAULO

Quem foi bem: Soteldo

A camisa 10 do Santos continua leve para Soteldo. Na reestreia pelo clube, o meia-atacante deu mostras do quanto o setor criativo do Peixe pode ganhar com sua chegada: o venezuelano foi referência para os companheiros, que muito o procuravam, criou boas jogadas, e, na oportunidade em que recebeu com mais espaço, fez uma assistência precisa para Lucas Braga marcar de cabeça. Ótima partida do baixinho santista.

Quem foi mal: Nikão

Por outro lado, o camisa 10 do São Paulo não colaborou na criação, foi bem marcado e ainda foi mal na cobrança das bolas paradas. Ainda levou um cartão amarelo por uma confusão com Eduardo Bauermann no fim do primeiro tempo. No início do segundo, Nikão levou perigo em um chute de fora da área? e só. Minutos depois, foi substituído e deu lugar a Calleri.

Santos domina no primeiro tempo e administra no segundo

O Santos foi superior ao longo da primeira etapa, se aproveitando dos erros de passes do São Paulo e pressionando a defesa adversária. Os santistas deram trabalho para Jandrei, que nada pôde fazer aos 33 minutos. Marcos Leonardo acertou uma bela virada de jogo para Soteldo, que se livrou da marcação e colocou a bola na cabeça de Lucas Braga. O atacante completou e abriu o placar. Com a vantagem, no segundo tempo, os santistas administraram o placar e recuaram. Por boa parte do tempo a estratégia deu certo, mas a vitória só foi garantida graças à grande noite de João Paulo.

São Paulo começa mal, evolui, mas peca na pontaria

O Tricolor até soube reter a bola no início do jogo, mas não conseguiu converter a posse em chances para marcar. A falta de objetividade e os passes errados puniram os são-paulinos, que ofereceram espaço e boas oportunidades para o Santos. Na etapa final, os são-paulinos voltaram mais agressivos e levaram perigo em diversas oportunidades, mas pararam em uma grande atuação de João Paulo.

João Paulo salva a vitória santista

Se no primeiro tempo pouco teve que trabalhar, João Paulo suou a camisa nos 45 minutos finais, e garantiu os três pontos para o Peixe. Do início ao fim da etapa final, o goleiro santista fez grandes defesas, sobretudo nas finalizações de Luciano, Pablo Maia, Reinaldo e Miranda, e foi peça importantíssima na vitória dos comandados de Lisca.

Gringos estreiam na Vila

A noite na Vila Belmiro foi marcada por quatro estreias, duas pelo Santos e duas pelo São Paulo: Gabriel Carabajal teve atuação discreta pelo Peixe, enquanto Soteldo, agora em sua segunda passagem pelo clube, foi o homem do jogo. Pelo lado tricolor, o zagueiro Nahuel Ferraresi mostrou um desempenho muito seguro e nem sequer parecia estar no primeiro confronto pelo time. Não teve responsabilidade no gol santista. O atacante Nahuel Bustos também debutou na Vila. Ele entrou em campo no fim da partida, no lugar de Luciano, e pouco pôde participar.

Rodada próspera para o Peixe

Até a rodada começar, Santos e São Paulo estavam separados por um ponto, e a distância para o G6, zona de classificação à Copa Libertadores, era de seis. A vitória no clássico e os maus resultados dos times de cima da tabela - Atlético-MG e Corinthians perderam, Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR empataram - formaram uma rodada quase perfeita para o Peixe. Afinal, América-MG e Bragantino também fizeram um ponto e ficaram para trás. Resta saber o resultado do Internacional ante o Avaí, na Ressacada, na noite de amanhã (22).

Visita ilustre

O garoto Davi Lucca, filho de Neymar, que esteve na Vila Belmiro na sexta-feira (19), também foi ao estádio para acompanhar o clássico de hoje. Durante a visita de anteontem, o menino revelou o desejo de ver o pai encerrar a carreira no Santos: "Para mim, [a visita] representa muitas coisas. Mas, o que mais acho, é que foi onde tudo começou e desejo que seja onde tudo acabe", disse ele.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 X 0 SÃO PAULO

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data e horário: 21 de agosto de 2022, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)

VAR: Wagner Reway (PB)

Cartões amarelos: Eduardo Bauermann (SAN), Marcos Leonardo (SAN), Nikão (SÃO) e Felipe Jonatan (SAN)

Gol: Lucas Braga (SAN), aos 33 minutos do 1º tempo

SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Camacho), Vinícius Zanocelo e Carabajal (Lucas Barbosa); Lucas Braga (Ângelo), Marcos Leonardo (Luiz Felipe) e Soteldo. Técnico: Lisca.

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Miranda e Ferraresi; Marcos Guilherme (Igor Vinícius), Gabriel (Pablo Maia), Igor Gomes, Wellington (Reinaldo) e Patrick; Nikão (Calleri) e Luciano (Bustos). Técnico: Rogério Ceni.