Topo

Boas atuações e golaço pressionam Tite por convocação de Pedro à Copa

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/08/2022 04h00

Classificação e Jogos

Atuações decisivas, golaços e uma característica particular que o coloca como um atacante específico. Pedro atravessa grande fase no Flamengo e aumenta cada vez mais a pressão sobre o técnico da seleção brasileira, Tite, por uma convocação para a Copa do Mundo do Qatar, em novembro.

Com um gol de placa de bicicleta, na noite de ontem (17), sobre o Athletico-PR, que deu a vitória e a classificação ao Rubro-Negro carioca para as semifinais da Copa do Brasil, Pedro mais uma vez deu um recado ao treinador, que parece cada dia mais "amolecido" com a ideia de levá-lo ao Mundial.

Presente no Maracanã, onde acompanhou o empate em 2 a 2 do Fluminense com o Fortaleza — que garantiu vaga ao Tricolor — Tite não ficou em "cima do muro" e deu indícios de que pode relacioná-lo entre os selecionáveis.

"Não vou fugir da pergunta. Pedro tem característica muito especial para enfrentar times com linhas baixas. Tem que ter opção de jogador com essa característica", disse à Rádio Globo.

Na semana passada, em entrevista ao "Resenha ESPN", Tite já havia destacado estas características de Pedro e fez um comparativo com os atacantes que têm convocado, frisando que não há este perfil entre seus escolhidos:

"Alguns jogadores têm essa capacidade, mas ela é muito rara. Ele [Pedro] tem isso em específico. Os outros todos a gente tem quem tenha ataque rápido, quem tenha mobilidade, quem venha buscar. A gente tem um 9 que é 10, que é o Firmino, e tem o [Matheus] Cunha, que também se assemelha a isso. Gabriel [Jesus], Richarlison...".

Em programas esportivos e nas "resenhas" nas ruas, o debate sobre a convocação ou não de Pedro para a Copa do Mundo ganha cada vez mais corpo e promete ser uma tônica até a convocação final ao Qatar — a lista dos selecionados deve ser revelada em 7 de novembro.

Ao mesmo tempo que o Mundial se aproxima, a agenda da seleção brasileira segue incerta para a última data Fifa antes da derradeira lista para a competição. Com o jogo contra a Argentina cancelado, confirmar um amistoso em setembro é tarefa difícil. A CBF vê possíveis oponentes marcarem seus compromissos e, pelo cenário atual, a preferência é por um jogo contra adversário africano.

A diretoria de seleções abriu o leque para potenciais adversários da Concacaf, que reúne países das Américas Central e do Norte. Só que Estados Unidos, México e Canadá não têm mais brecha no calendário. Entre a remanescente Costa Rica e uma seleção da África, a CBF entende que a segunda opção é a melhor. Sobretudo considerando a presença de Camarões na lista de adversários da primeira fase da Copa, ao lado de Sérvia e Suíça.

Enquanto isso, Pedro segue fazendo seu trabalho e sendo observado. Ontem na Arena da Baixada, por exemplo, acompanhavam a partida os auxiliares de Tite, Cléber Xavier e César Sampaio.

'Líder em participações em gols no mundo'

Pedro no momento exato em que aplicou a bicicleta para fazer o golaço da vitória do Flamengo sobre o Athletico - Marcelo Cortes / Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Pedro no momento exato em que aplicou bicicleta para fazer golaço da vitória do Flamengo sobre Athletico
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

No que depender dos números, Pedro tem um cardápio cheio para apresentar a Tite. Segundo o site especializado em estatísticas "SofaScore", o atacante do Flamengo é o líder em participações em gols no mundo — desde que Dorival Júnior assumiu o comando do time rubro-negro — entre todos os mais de 23 mil jogadores da base de dados do portal.

E não para por aí, o camisa 21 também é o jogador da Série A que menos precisa de minutos para participar de gol na temporada 2022 e o único do Fla com uma pontaria que supera 50% em finalizações certas nas três competições em que o Rubro-Negro segue vivo: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Confira os dados: