Topo

Barça tem 2 gols anulados, sofre com retranca do Rayo e empata na estreia

Lewandoski em ação pelo Barcelona na partida contra o Rayo, pela La Liga - David Bustamante/Getty
Lewandoski em ação pelo Barcelona na partida contra o Rayo, pela La Liga Imagem: David Bustamante/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

13/08/2022 18h05

O Barcelona empatou hoje (13) com o Rayo Vallecano por 0 a 0, no Camp Nou, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol 22/23. O clube catalão chegou a marcar duas vezes, com Lewandowski e Kessié, mas teve ambos os gols anulados por impedimento. O Rayo também teve um tento de Falcão Garcia que não valeu pelo mesmo motivo.

Em casa, o time comandado pelo técnico Xavi controlou as ações da partida desde o apito inicial, mas não conseguiu furar a retranca dos adversários. A partida marcou a estreia oficial de alguns dos reforços do Barça para a temporada.

Os visitantes, por sua vez, marcaram com muita pressão, mostraram consistência defensiva e levaram perigo em contra-ataques. Ter Stegen foi pouco acionado, mas apareceu para evitar o gol na principal chance do duelo.

Os Culés voltam a campo no próximo domingo (21), para enfrentar a Real Sociedad, fora de casa, pela segunda rodada da La Liga. Já o Rayo terá mais uma partida como visitante, contra o Espanyol, na sexta (19).

Quem foi bem: Raphinha

Em campo por uma hora, Raphinha se destacou desde o início do confronto com sua movimentação e velocidade. Era pelo seu lado que o Barça encontrava as melhores oportunidades diante de um Rayo bastante fechado. Em sua primeira partida oficial pelo novo clube, o brasileiro não se intimidou e partiu para cima dos adversários, criando oportunidades para si e para os companheiros.

Quem foi mal: Ronald Araújo

Na lateral direita, Ronald Araújo pouco ajudou no ataque. E foi pelo seu lado na defesa que os visitantes encontraram as melhores chances da partida. Ele sofreu para conseguir combater Álvaro e ficou estirado no chão assistindo Ter Stegen salvar na chance mais clara do jogo. No segundo tempo, Xavi mexeu e colocou o uruguaio na zaga, com Sergi Roberto pelo lado.

Lewandowski com vontade, mas apagado

lewa - Reprodução/Twitter/FCBarcelona - Reprodução/Twitter/FCBarcelona
Robert Lewandowski durante partida entre Barcelona e Rayo Vallecano
Imagem: Reprodução/Twitter/FCBarcelona

O novo centroavante do Barcelona passou zerado em sua primeira partida oficial pelo clube. O polonês de 33 anos chegou a balançar a rede adversária, mas teve o gol anulado por impedimento. Encaixotado pela defesa do Rayo, Lewa chegou a ir até o meio de campo para ajudar na criação, mas pouco conseguiu produzir no ataque.

Com poucas oportunidades, ele desperdiçou duas chances no final da partida. Primeiro ao finalizar da entrada da área e depois ao tentar completar um rebote, mas ambos os chutes foram para fora.

Atuação do Barcelona

Atual vice-campeão da La Liga, o time da casa dominou as ações do jogo e procurou explorar bastante as laterais de campo com a velocidade de seus pontas. Os comandados de Xavi trocavam muitos passes e se movimentavam por todo o gramado, mas não conseguiam traduzir a superioridade em oportunidades. Nas suas melhores chances, o time parou em defesas de Dimitrievski.

Cronologia do jogo

O duelo começou com o Barcelona tentando impor seu ritmo, mas tendo dificuldade na criação das jogadas devido à pressão alta dos visitantes. As ações da partida se concentraram na região central do campo nos minutos iniciais, com muita troca de passes e chances limitadas a poucos lançamentos.

Até que, em uma jogada rápida aos 12 minutos, Lewandowski foi acionado por Dembelé e encobriu o goleiro para inaugurar o placar. Entretanto, o gol foi anulado porque o polonês estava impedido. A partir de então, o Barça foi aos poucos conseguindo avançar em campo e levar mais perigo diante de um Rayo dominado, mas valente.

raphinha - Alex Caparros/Getty - Alex Caparros/Getty
Raphinha em ação pelo Barcelona na partida contra o Rayo Vallecano, pelo Campeonato Espanhol
Imagem: Alex Caparros/Getty

Aos 20 minutos, Raphinha recebeu de Dembelé na entrada da área e, diante da marcação, bateu colocado por cima do gol. O Rayo só veio a ser mais incisivo depois dos primeiros 30 minutos de jogo.

Foi nos acréscimos da primeira etapa que os visitantes tiveram a melhor chance do confronto. Álvaro foi acionado em velocidade na esquerda e, com um corte seco, deixou Araújo sentado em plena área. No entanto, o atacante acabou parando em grande defesa de Ter Stegen, que garantiu o placar zerado até o intervalo na única finalização dos visitantes.

Vindo do intervalo, o Rayo voltou para o jogo mais ligado e quase marcou com Camello, por cobertura. Em rápida resposta, o Barça reagiu. Raphinha apareceu na esquerda e chutou cruzado. Catena tentou desviar, mas a bola ficou viva na pequena área e quase sobrou para Lewa empurrar para a rede.

Quase no apagar das luzes, Kessié foi lançado nas costas da zaga e passou para Ansu Fati. O camisa 10 finalizou, mas Dimitrievski defendeu mais uma vez. No rebote, o meio-campista finalizou rasteiro e conseguiu vencer o goleiro adversário, mas o tento foi anulado porque ele estava impedido no início da jogada.

Antes do apito final, Busquets ainda foi expulso por levar o segundo cartão amarelo. E ainda teve tempo para o atacante Falcão Garcia aproveitar um rebote de Ter Stegen e marcar. Só que, pela terceira vez na partida, o tento foi invalidado por impedimento.

Estreias do Barça

Depois de se destacar no Mercado da Bola e reforçar a equipe, o Barcelona promoveu a estreia oficial de quatro jogadores. Além do zagueiro Christensen e dos atacantes Raphinha e Lewandoski, que começaram como titulares, o meia Kessié também defendeu pela primeira vez as cores do clube catalão.

Ficha Técnica

Barcelona 0 x 0 Rayo Vallecano

Data: 13/08/2022

Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)

Hora: 16h (de Brasília)

Gols: -

Barcelona: Ter Stegen; Araújo, Eric García, Christensen (Sergi Roberto) e Jordi Alba (Aubameyang); Busquets, Gavi (De Jong) e Pedri (Kessié) ; Dembelé, Lewandowski e Raphinha (Ansu Fati). Treinador: Xavi.

Rayo Vallecano: Dimitrievski; Balliu, Catena, Lejeune e Fran García; Ciss, Trejo (Pozo) e Unai López (Valentín); Isi (Sánchez), Camello (Falcão Garcia) e Álvaro. Treinador: Andoni Iraola