Topo

Palmeiras

Palmeiras vence Goiás e abre vantagem na liderança em semana decisiva

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

07/08/2022 17h58

O Palmeiras fez sua tarefa de casa e venceu o Goiás por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, na tarde de hoje (7). Mayke e Raphael Veiga, voltando a acertar um pênalti após três perdidos, construíram o placar para o Verdão ainda na 1ª etapa. Na segunda etapa, Atuesta fez seu primeiro pelo Verdão: um golaço de fora da área.

O resultado, obtido mesmo com uma equipe considerada alternativa, veio naturalmente, fruto de um jogo organizado, sem sobressaltos, que deixa boa impressão para os dois próximos e cruciais compromissos da semana que se inicia amanhã: quarta, contra o Atlético-MG, pela volta das quartas de final da Libertadores; e sábado, pelo Brasileiro, contra o Corinthians.

Por falar no clube alvinegro, a vitória faz o Palmeiras abrir seis pontos de vantagem na tabela sobre o rival: 45 a 39. Em relação ao Fluminense, terceiro colocado, são sete. E, contra o Flamengo, o quarto, nove.

Com a derrota, o Goiás perdeu a chance de entrar na zona de classificação à Copa Sul-Americana. Com 25, o Esmeraldino estaciona na 13ª posição.

Cronologia do jogo

O Palmeiras já merecia o gol quando Mayke, aos 19', abriu o placar para o Verdão. Gabriel Menino foi esperto e lançou Dudu, pela esquerda. O camisa 7 avançou e, do bico da grande área, rolou para Mayke pegar "na veia" e acertar um chute forte e cruzado, sem chance para Tadeu.

Já nos acréscimos, o VAR chamou o árbitro Jean Pierre Gonçalves para apontar possível pênalti em toque de mão de Caetano após cruzamento de Wesley. Ele confirmou o penal, e Raphael Veiga encerrou jejum de três cobranças erradas e fez 2 a 0, aos 49' do 1º tempo.

No segundo tempo, Atuesta recebeu na entrada da área, ajeitou para o pé esquerdo e acertou o ângulo superior direito de Tadeu: golaço, aos 37' do 2º tempo, primeiro do colombiano com a camisa do Palmeiras.

O jogo do Palmeiras: organização e tranquilidade

O Palmeiras teve uma atuação tranquila e organizada, mesmo escalando um time misto e fazendo outras cinco substituições. Com o jogo se tranquilizando, o Palmeiras dosou o seu ritmo e ganhou sem maiores problemas.

O jogo do Goiás: arrumado, mas sem força

O Goiás é um exemplo claro de um time com boa proposta de jogo, mas sem tanta força para executá-la diante de uma equipe tão qualificada e ajeitada como a do Palmeiras.

Melhor jogo de Veiga pós-lesão e Mayke voando

Raphael Veiga jogou só 45 minutos e fez o seu melhor jogo desde que voltou de lesão. Distribuiu bem o jogo, chegou à frente e ainda fez um gol de pênalti após três perdidos.

Já Mayke, se não tivesse a concorrência de Marcos Rocha, seria titular com sobras na equipe. Um golaço e atuação de gala.

Veiga faz 2 a 0 para o Palmeiras cobrando pênalti

Foi mal no Palmeiras: Wesley em tarde pra esquecer

Mais uma vez, o camisa 11 ganhou chance de iniciar o jogo como titular. E, mais uma vez, não esteve em grande jornada. Ele até se movimentou bem, mas foi muito mal nas conclusões.

Rony volta e vira arma para a Libertadores

Recuperado da lesão muscular na coxa esquerda que o afastou de cinco jogos, Rony entrou no intervalo da partida, em substituição a Dudu. O camisa 10 começou pelo lado do campo, e não como centroavante, como vinha sendo usado com mais frequência.

Ganhou ritmo e deve ser opção para o Alviverde na quarta-feira, contra o Atlético-MG, na volta das quartas da Libertadores, mas teve atuação discreta.

Bolsonaro viu o jogo em camarote, mas com discrição

Ao contrário do que aconteceu em 2018, no jogo da entrega da taça do título do Brasileiro, quando entrou no campo, o presidente Jair Bolsonaro teve passagem discreta pelo Allianz Parque. O político foi recebido pela presidente Leila Pereira e acompanhou o jogo ao lado da dirigente e do empresário Luciano Hang, seu apoiador e proprietário das lojas Havan.

Estreia de Matheus Sales contra o Palmeiras

Muito importante na decisão da Copa do Brasil de 2015, o volante Matheus Sales enfrentou o Palmeiras pela primeira vez. Revelado pelo clube alviverde, mas emprestado seguidamente desde 2016, o jogador tinha um contrato longo com o Palmeiras, que o impedia de encarar seu clube formador, até o jogo deste domingo (7).

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 3 X 0 GOIÁS

Competição: Campeonato Brasileiro, 21ª rodada
Local e Horário: Allianz Parque, às 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Jorge Bernardi e Leirson Martins, ambos também do RS
VAR: Pablo Ramon Pinheiro (RN)
Cartões Amarelos: Dadá Belmonte (GOI); Zé Rafael (PAL)
Gols: Mayke, aos 19', e Raphael Veiga, aos 49' do 1º tempo; Atuesta, aos 37' do 2º.
Público: 38.801
Renda: R$ 2.105.530,28

Palmeiras: Weverton; Mayke, Gómez, Luan e Vanderlan; Gabriel Menino (Atuesta), Zé Rafael (Danilo) e Raphael Veiga (Scarpa); Dudu (Rony), Navarro (López) e Wesley. Técnico: Abel Ferreira

Goiás: Tadeu; Caetano, Lucas Halter e Reynaldo; Diego, Caio Vinícius, Matheus Sales (Renato Junior), Luan (Felipe Bastos) e Danilo Barcelos (Nicolas); Pedro Raul e Dadá Belmonte. Técnico: Jair Ventura

Palmeiras