Topo

OPINIÃO

Klein: 'Volta de Veiga alivia Palmeiras e cria expectativas contra o Galo'

Do UOL, em São Paulo

07/08/2022 19h37

De olho no duelo decisivo contra o Atlético-MG pela Libertadores, o Palmeiras ganhou um 'reforço' neste domingo (7). Raphael Veiga foi um dos destaques da vitória por 3 a 0 sobre o Goiás no Allianz Parque pelo Brasileirão. O meia voltou a marcar um gol de pênalti após desperdiçar suas últimas três cobranças, o que deve lhe ajudar a recuperar a confiança e as boas atuações.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Alicia Klein e Danilo Lavieri fizeram algumas projeções para a partida da próxima quarta-feira (10) contra o Atlético-MG, que definirá um dos semifinalistas da Libertadores.

"A volta do Raphael Veiga ao marcar um gol de pênalti e jogando bem, cria uma expectativa para os 90 minutos. Mas a torcida saber que pode contar com ele em uma possível cobrança de pênaltis trouxe alívio a muitos", comentou Klein. Especialista neste tipo de cobrança, o meia havia errado contra Santos e duas vezes no mesmo jogo contra o São Paulo, em duelo que selou a eliminação alviverde na Copa do Brasil.

Lavieri destacou que o retorno de Raphael Veiga deixa uma dúvida para o técnico Abel Ferreira montar a equipe para enfrentar o Galo na quarta. "Sobre a questão tática, há uma possibilidade que pode cair por terra após o Veiga jogar bem hoje. Quando ele estava mal, achei que o Abel Ferreira em algum momento testaria um time com Gustavo Scarpa, Rony, Dudu e 'Flaco' López, com Scarpa centralizado e López pelo meio. Com Rony e Dudu, os ataques teriam mais velocidade e incomodariam muito mais o meio-campo e as laterais do Atlético-MG em relação ao jogo no Mineirão", analisou.

Há também a possibilidade de Veiga ser escalado como um falso nove diante do Galo, mas Lavieri vê poucas chances de Abel optar por esta formação. "Sinceramente, não acho que ele fará isso contra o Atlético-MG, mas não para descartar cem por cento porque ele já fez isso em outros momentos", explicou o colunista do UOL.

No empate por 2 a 2 no Mineirão, o Atlético-MG teve o domínio das ações no primeiro tempo, principalmente ao explorar jogadas em velocidade com Keno. Para evitar algo parecido no jogo de volta no Allianz Parque, Lavieri cogita alguma mudança no time, mas sem necessariamente trocar algum jogador.

"Nesses dois anos, o Abel tem por característica testar rodadas antes aquilo que ele quer colocar em jogo grande. Haverá alguma mudança. Não necessariamente de peça, mas de posicionamento para incomodar o Atlético-MG nesse jogo de volta. Lembrando que qualquer empate leva para os pênaltis, e nessa situação o Galo vira favorito por todo o histórico e o lado psicológico", finalizou Lavieri.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será na quarta-feira (10), logo após a partida contra o Atlético-MG, no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.