Topo

Libertadores - 2022

Atlético-MG abre vantagem, mas Palmeiras reage e empata 1º jogo das quartas

Murilo, do Palmeiras, domina a bola durante partida contra o Atlético-MG, no Mineirão, pela ida das quartas da Libertadores 2022 - Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF
Murilo, do Palmeiras, domina a bola durante partida contra o Atlético-MG, no Mineirão, pela ida das quartas da Libertadores 2022 Imagem: Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF

Diego Iwata Lima, Lohanna Lima e Victor Martins

Do UOL, em São Paulo e Beo Horizonte

03/08/2022 23h25

O Atlético-MG saía na frente na briga pela vaga na semifinal da Copa Libertadores. Com gol de Hulk e um contra de Murilo, o Galo chegou a abrir boa vantagem no placar, mas viu o zagueiro palmeirense se redimir e diminuir para os visitantes.

Quando parecia que a série invicta, fora de casa, do Palmeiras na LIbertadores iria se encerrar, o Alviverde arrancou o gol de empate por 2 a 2 nos acréscimos, com Danilo, para deixar o Mineirão ainda mais vivo pela vaga na semifinal.

O empate encerrou os 100% de aproveitamento do Alviverde na atual Libertadores, mas o atual bicampeão da competição ampliou sua série invicta como visitante no torneio continental para 20 jogos.

Rivais na semifinal da Libertadores 2021, os dois clubes voltam a se enfrentar para decidir a vaga na penúltima etapa pelo título da América na próxima quarta-feira (10), no Allianz Parque.

Cronologia do jogo

O Atlético-MG abriu o placar após pênalti infantil de Marcos Rocha sobre Jair, nos minutos finais da primeira etapa. Hulk cobrou rasteiro e angulado. Weverton foi na bola e por pouco não encostou nela. Mas, aos 45 minutos, o time da casa decretava o 1 a 0.

O time de Cuca voltou para a segunda etapa muito ligado no jogo e ampliou o placar em sua primeira chegada no ataque. Aos 2', Keno fez boa tabela com Jair pelo lado direito da defesa verde e invadiu a área. Sozinho, ele cruzou forte, e Murilo, que vinha em direção ao próprio gol, fez o inevitável gol contra.

Pouco depois, Murilo se redimiu. Scarpa fez cobrança de falta quase perfeita e acertou a bola na junção de trave e travessão de Everson. No rebote, esperto, Murilo fez o primeiro do Palmeiras, aos 13' do 2º tempo.

E, com muita coragem, aos 46' da segunda etapa, Danilo aproveitou escanteio de Scarpa e assistência de Dud para empatar o jogo.

LIVE DO PALMEIRAS

O jogo do Atlético-MG: Intensidade

Um time intenso, que não parou de atacar e que pressionou o adversário até recuperar a bola. Esse foi o Atlético montado por Cuca em 2021 e era o time que a torcida esperava ver em 2022, mas teve de esperar oito meses para presenciar este em campo. A volta de Cuca deu esperança aos atleticanos, que viram no Mineirão uma equipe que pressionou bastante e poderia até ter feito um placar melhor. A formação do ano passado voltou, com dois pontos abertas e Zaracho como meia. Pior para Nacho, que perdeu a condição de titular.

O jogo do Palmeiras: Momentos distintos

O Palmeiras jogou mal. Na primeira etapa, até "soube sofrer", como costuma dizer o clichê. Tal sabedoria, no entanto, morreu a partir do momento em que o Galo abriu o placar, com Hulk. Qualquer tentativa de melhora na segunda etapa também ia por terra com o gol contra de Murilo no início do segundo tempo. Mas, também com Murilo, a favor, o Palmeiras voltou para o jogo e passou a encontrar espaços pelos lados do campo. Até conseguir o empate, nos acréscimos do segundo tempo.

Foi bem do Atlético-MG: Keno foi o cara

Ainda no primeiro tempo, Keno teve duas ótimas chances para abrir o placar, mas chutou para fora as duas. No entanto, a atuação do camisa 11 do Atlético não se resume aos gols perdidos, afinal, foi quem mais deu trabalho para os defensores palmeirenses. Foi dele a jogada do segundo gol.

Foi bem do Palmeiras: Scarpa se salvou

Gustavo Scarpa foi o único a mostrar alguma qualidade em campo. O camisa 14, não apenas na bola parada, foi um oásis de qualidade entre os jogadores de verde.

Foi mal do Palmeiras: Noite horrível de Rocha

Marcos Rocha teve uma noite desastrosa. Além de fazer o pênalti que abriu o placar, viu Keno avançar pelo seu lado no lance que originou o segundo gol. Noite para esquecer.

Atlético foi mais perigoso no 1º tempo, mas Palmeiras balançou a rede antes (impedido)

Em casa, o Galo não se omitiu e, além de marcar bem o Palmeiras, chutou muito mais vezes a gol. Com Ademir e Keno muito próximos de Hulk, o Galo dominou a entrada da área de Weverton e esteve perto de abrir o placar em mais de uma oportunidade. Aos 32', na melhor delas, Ademir acertou a trave em conclusão da linha da pequena área.

Contudo, quem deu o primeiro grito de gol no jogo foi a torcida do Palmeiras. Aos 40', após excelente jogada de Scarpa pela direita, Piquerez fez o gol no rebote de uma cabeçada de Alonso. Mas Scarpa estava impedido na origem da jogada.

Hulk muda a história de 2021 e abre o placar de pênalti

Em 2021, no jogo de ida da semifinal da Libertadores, Hulk teve a chance de abrir o placar a favor do Galo no Allianz Parque. Mas, naquela ocasião, o camisa 7 acertou a trave na cobrança do pênaltis. Assim como no ano passado, o atleticano bateu no canto baixo esquerdo de Weverton. Dessa vez, no entanto, a bola balançou a rede.

Gol equilibra o jogo e Palmeiras cresce sem Veiga

O Mineirão deu uma boa murchada após o gol de Murilo, e o Palmeiras passou a chegar com mais volume e perigo à frente. Raphael Veiga, muito mal no jogo, saiu com dor nas costas. Por incrível que pareça, a entrada de Gabriel Menino melhorou o Palmeiras ofensivamente. E, assim, o Palmeiras buscou e empate nos acréscimos.

Auxiliar na seleção, filho de Tite esteve no Mineirão

Matheus Bachi, filho e assistente do técnico Tite, esteve em um dos camarotes do Mineirão para acompanhar a partida. Dos jogadores em campo, Weverton e Danilo fizeram parte de recentes convocações para a seleção. Mas muitos consideram que Hulk e Raphael Veiga — antes de se lesionar — mereciam mais atenção por parte do treinador.

Contudo, nessa noite no Mineirão, quem Matheus viu mesmo foram Scarpa e Keno, os melhores de seus times.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-MG 2 x 2 PALMEIRAS

Competição: Copa Libertadores, jogo de ida das quartas de final
Data e Horário: 3 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (Horário de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Thiago Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Mariano e Jair (CAM)
Gols: Hulk, aos 45' do 1º tempo, e Murilo (contra), aos 2' do 2º (CAM). Murilo, aos 13' e Danilo aos 46' do 2º (PAL).

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso (Igor Rabello) e Rubens; Otávio, Jair e Ademir (Pedrinho); Zaracho (Nacho), Keno (Vargas) e Hulk (Kardec). Técnico: Cuca

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murillo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Dudu e Flaco López (Rafael Navarro).Técnico: Abel Ferreira