Topo

São Paulo

São Paulo tem vantagem nas Copas e DM 'vazio' como arma em mês decisivo

Nikão comemora gol marcado para o São Paulo contra o Ceará - Ettore Chiereguini/AGIF
Nikão comemora gol marcado para o São Paulo contra o Ceará Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Thiago Braga

DO UOL, em São Paulo

05/08/2022 04h00

O São Paulo iniciou agosto com a importante vitória sobre o Ceará, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Mas daqui até o final do mês o Tricolor terá uma sequência de jogos que vão determinar os rumos do clube no restante da temporada.

O que pode ajudar a enfrentar a maratona que se aproxima - além do reforço do meia Giuliano Galoppo e da iminente chegada do zagueiro Nahuel Ferraresi e do atacante Nahuel Bustos -, é a recuperação dos lesionados, que podem dar ao técnico Rogério Ceni mais opções, tanto na hora de escalar o time titular quanto ajudar no rodízio do elenco.

Depois de contar com o retorno de Nikão e Miranda, algumas rodadas atrás, Andrés Colorado e Reinaldo ficaram à disposição no jogo com o Ceará. Patrick e Alisson treinaram durante toda a atividade de ontem (4) e estão perto de voltar de ficar à disposição no banco de reservas.

A esperança no São Paulo é que Jandrei volte a tempo de ser titular contra o América-MG, dia 18, pela Copa do Brasil. Os maiores problemas então seriam Luan, que ainda não completou toda a transição para o campo. Já Arboleda e Caio, que precisaram passar por cirurgia, só devem voltar ao time no ano que vem.

Depois da vitória sobre o Ceará por 1 a 0, no Morumbi, o foco tem de ser a recuperação no Campeonato Brasileiro, onde a equipe não vence há cinco jogos. E na última partida, uma derrota para o Athletico-PR, com direito a pouca produção ofensiva. Nas próximas três rodadas do Brasileirão, o São Paulo terá Flamengo (sábado), Red Bull Bragantino (dia 14), ambos em casa, e visitará o Santos, (dia 21), na Vila Belmiro.

Entre os jogos contra Flamengo e Red Bull Bragantino, o São Paulo decide a classificação na Sul-Americana contra o Ceará, no dia 10, podendo empatar para avançar à semifinal. Mesmo cenário do duelo diante do América-MG, valendo classificação para a semifinal da Copa do Brasil, que será disputado no meio da semana dos jogos contra Bragantino e Santos.

"A vantagem é muito pequena. Você a tem, faz com que o adversário, às vezes, se exponha um pouco mais. Corra risco, porque se tomar um gol a vantagem aumenta. Mas é muito pequena. O América-MG esses dias virou um jogo que estava perdendo por 3 a 1. O Ceará virou um jogo contra o Corinthians que estava perdendo, para 3 a 1. Quer dizer, o Ceará contra o Palmeiras, até o último minuto pressionando o Palmeiras. Imagine então como será difícil. Os dois jogos bem complicados. Nas duas competições", analisou o comandante tricolor.

"Nas duas próximas quartas-feiras posso te dizer como foi o balanço [do ano até aqui]. No futebol brasileiro, o balanço não se faz pelo que você joga, e sim se você se classifica, ou não. Se classificar, fantástico. Se não classificar em nenhuma das duas [competições], é terrível. No futebol brasileiro, não tem avaliação sobre trabalho", completou Ceni.

Se avançar na Sul-Americana e na Copa do Brasil, o calendário em agosto ficará ainda mais apertado, já que o time faria a primeira partida da Copa do Brasil provavelmente no dia 24 e o duelo da competição continental deverá ser marcado para o dia 31 deste mês.

São Paulo