Topo

Nota de repúdio e cartazes: por que torcida do Atleti é contra vinda de CR7

Cristiano Ronaldo, do Manchester United, em ação na partida contra o Atlético de Madrid, pela Liga dos Campeões 21/22 - David Bustamante/Getty
Cristiano Ronaldo, do Manchester United, em ação na partida contra o Atlético de Madrid, pela Liga dos Campeões 21/22 Imagem: David Bustamante/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

28/07/2022 09h21

A novela envolvendo o futuro de Cristiano Ronaldo pode ter como capítulo final o Atlético de Madri, mas torcedores do clube estão se manifestando contrários à possível contratação. A rejeição da torcida se explica pela antiga rixa com o craque português desde a época em que ele defendeu o rival da capital espanhola, mas não acaba aí.

Ontem (27), fãs do Atlético exibiram faixas e cartazes contrários ao suposto interesse da equipe pelo jogador. No amistoso da equipe comandada por Simeone contra o Numancia, torcedores fizeram questão de ressaltar que "CR7 não é bem-vindo" no time.

Devido aos rumores do Mercado da Bola, houve até uma nota expressando repúdio contra Cristiano Ronaldo. A Unión Internacional de Peñas Atlético de Madrid, uma representação coletiva de torcedores do clube colchonero, disparou críticas ao atacante de 37 anos.

"Diante da possibilidade de que a contratação de Cristiano Ronaldo seja mais do que um simples rumores sem fundamento algum, manifestamos nosso absoluto repúdio a uma hipotética incorporação ao nosso clube", declarou o coletivo.

"O mencionado jogador representa a antítese dos valores que constituem a identidade do nosso Atleti, como o esforço, generosidade, simplicidade e humildade daqueles que querem defender nossos valores. Mesmo no caso, nada provável, de que um jogador em franca decadência como Cristiano Ronaldo pudesse assegurar um título, não aceitaríamos sua contratação", acrescentou, em nota.

Desde que a imprensa internacional repercutiu o suposto desejo de Cristiano Ronaldo de deixar o Manchester United, o astro foi especulado em diversos clubes que disputarão a Liga dos Campeões. No entanto, a possibilidade de contar com o jogador foi recusada por uma série de times da elite europeia.

Nesse contexto, o Atlético de Madri surgiu como um possível destino. O comandante da equipe gostaria da ideia de contar com o português, que também estaria disposto a diminuir seu salário em cerca de 30% para se adequar à realidade do clube espanhol. Essa possibilidade deixou a parte da torcida que é contrária à contratação em polvorosa.

Só que o presidente do Atléti já praticamente descartou a possibilidade. "Não sei quem inventou essa história com Cristiano, mas é praticamente impossível que venha", afirmou Enrique Cerezo, em entrevista ao jornal 'Marca'.

Histórico antigo

Cristiano Ronaldo defendeu as cores do Real Madrid por nove anos, entre 2009 e 2018. Durante esse período, foram dezenas de jogos contra o Atlético, tanto por competições nacionais como em torneios nacionais, que acirraram uma rivalidade.

Entre os jogos de maior destaque está a derrota do time colchonero na final da Liga dos Campeões em 2014. O rival espanhol frustrou o sonho da torcida do Atléti de conquistar a sua primeira Champions. Na partida, que terminou com vitória do Real por 4 a 1, na prorrogação, CR7 deixou o dele, de pênalti.

Além disso, quando já tinha deixado os Merengues, o português se envolveu em uma polêmica com o possível novo clube. Em 2019, atuando pela Juventus, Cristiano Ronaldo marcou um hat-trick e repetiu um gesto de Simeone para provocar torcedores colchoneros.

Na ocasião, a equipe italiana saiu com a vitória e eliminou os colchoneros da Champions. O craque, inclusive, foi multado por "conduta inadequada".

Com indefinição sobre seu futuro na temporada que está começando, CR7 se reuniu com o Manchester United para definir os próximos passos. O jogador não participou da pré-temporada da equipe por "motivos pessoais", mas agora terá que bater o martelo nos próximos dias sobre seu futuro.