Topo

Vasco

Vasco avalia Odair e Guto para cargo de treinador; 777 tem opinado

Odair Hellman e Guto Ferreira são os nomes mais bem avaliados pela diretoria do Vasco para o cargo de técnico - Mailson Santana-Fluminense / GILSON JUNIO/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Odair Hellman e Guto Ferreira são os nomes mais bem avaliados pela diretoria do Vasco para o cargo de técnico Imagem: Mailson Santana-Fluminense / GILSON JUNIO/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2022 16h48

Após demitir o técnico Maurício Souza no último domingo (24), a diretoria do Vasco se concentra em um novo nome para assumir o cargo de treinador. E os favoritos são Odair Hellman e Guto Ferreira. A 777 Partners, que está próxima de assumir a SAF do clube, tem sido consultada e dado sua opinião, mas a decisão final será dos atuais dirigentes cruzmaltinos.

Ex-Internacional e Fluminense, Odair estava no Al Wasl, dos Emirados Árabes, onde se desligou há cerca de um mês. O treinador é visto como o perfil ideal para comandar o elenco vascaíno e também foi bem avaliado por Paulo Bracks, que tem sido uma espécie de consultor da 777 Partners. Até o fechamento desta reportagem, no entanto, o Vasco ainda não havia feito um contato oficial, segundo pessoas próximas ao técnico. A informação inicial do interesse foi do "ge" e confirmada pelo UOL Esporte.

Guto Ferreira, que estava no Bahia, é visto como um "plano B" e, ao seu favor, conta o fato de estar disposto a assumir esta missão. Ele já havia sido especulado anteriormente no clube.

Em ambos os casos, porém, o Vasco tem como um dificultador nas negociações o fato do clube viver um período de incertezas, já que a 777 Partners possivelmente iniciará seus trabalhos em agosto. Por isso, o tempo de trabalho e as garantias a serem oferecidas serão decisivas para um possível acordo.

Quando fechou com Maurício Souza, por exemplo, o Cruzmaltino amarrou um contrato até o fim do ano, e o treinador aceitou as condições — até mesmo a indefinição quanto à sua continuidade em 2023 — por ainda estar em início de carreira no profissional.

Enquanto ainda não bate o martelo sobre o nome do novo técnico, o Vasco terá no comando da equipe o auxiliar fixo Emílio Faro. Será ele quem estará à beira do campo na partida desta quinta-feira (28), contra o CRB, em São Januário e, possivelmente, também diante da Chapecoense, no domingo (31).

Quando Zé Ricardo deixou o clube ao aceitar uma proposta do futebol japonês, foi ele quem assumiu interinamente, obtendo duas vitórias: sobre o Náutico, por 3 a 2; e sobre o líder Cruzeiro, por 1 a 0.

Capitão da equipe, o zagueiro Anderson Conceição elogiou o trabalho de Emílio Faro:

"O Emílio está aqui desde a montagem do elenco, conhece cada peça que está aqui, um cara muito inteligente. Vai saber a melhor maneira para o time voltar ao caminho, ele entende muito de futebol, fala muito bem. Que a gente possa conseguir a vitória na quinta e no domingo".

Vasco