Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras marca no fim, bate o Inter e fecha turno com folga na liderança

Do UOL, em Porto Alegre

24/07/2022 17h54Atualizada em 24/07/2022 20h02

O Palmeiras venceu o Internacional e fechou o primeiro turno do Brasileiro com folga na liderança. Hoje (24), o time de Abel Ferreira contou com gols de Gustavo Gómez e Gabriel Menino — o último nos minutos finais do jogo — para fazer 2 a 1 pela 19ª rodada do campeonato, no Allianz Parque. Alemão fez o gol dos gaúchos.

Com 39 pontos, o Verdão fecha a rodada com quatro pontos a mais que o vice-líder, Corinthians, que bateu o Atlético-MG por 2 a 1. O Colorado, por sua vez, fica em sétimo, com 30 pontos

O Palmeiras tem seu próximo compromisso no sábado (30), contra o Ceará. Já o Internacional atua no domingo (31) contra o Atlético-MG.

Foi bem: Dudu desestabiliza zaga

Dos pés de Dudu surgiram os principais lances do Palmeiras no primeiro tempo. Além da assistência para Gómez, ele desestabilizou a defesa do Inter.

Foi mal: Wanderson aparece pouco

Chamado para ser titular por Mano Menezes, Wanderson não conseguiu ser alternativa de velocidade no ataque do Inter e acabou substituído. E seu substituto, Alemão, marcou o gol de empate.

Mano discute, reclama e leva amarelo

Mano Menezes, técnico do Inter, disse, em março, que perto de Abel Ferreira ele é 'um juvenil' em reclamações à beira do gramado. Hoje, foi ele quem recebeu amarelo por reações contra o juiz. No primeiro tempo, teve atenção chamada pelo árbitro e levou cartão por aplaudir ironicamente uma decisão de Bruno Arleu de Araújo. Depois, gritou para o quarto árbitro do jogo dar cartão 'para eles também', indicando o banco de reservas palmeirense. A discussão foi registrada pela transmissão do jogo e levou alguns instantes. Pelo amarelo recebido, Mano está suspenso do próximo jogo do Inter.

O jogo do Palmeiras: controle da bola e chances

O Palmeiras foi dominante e controlou o jogo. Desde o início do jogo, o time de Abel Ferreira explorou o espaço deixado pelo adversário, principalmente no início de suas jogadas. Com a criação partindo dos pés de Danilo e Scarpa, Dudu foi o mais acionado pelos lados e proporcionou lances de perigo, inclusive a assistência para o gol de Gustavo Gómez. Na etapa final, o Inter se soltou ao ataque, mas o Palmeiras, ainda assim, esteve perto de marcar, obrigando Daniel a uma defesa complicada e acertando a trave após cobrança de escanteio. Mas a bola alviverde não entrou e o empate veio já perto do fim. Os três pontos foram definidos minutos mais tarde com gol de Gabriel Menino.

O jogo do Inter: tudo pelo contra-ataque

O Internacional optou por uma estratégia defensiva. Sem atacantes de ofício e com Johnny, que é volante, no lugar de Mauricio, que é meia, o time de Mano Menezes tratou de recuar e buscar o contra-ataque. Porém, praticamente não conseguiu criar chance alguma no primeiro tempo. O time gaúcho viveu de arrancadas raras de seus jogadores de velocidade e teve chances esporádicas. No segundo tempo, a partir das entradas de Alemão e Mauricio, o time gaúcho passou a frequentar o campo de ataque e buscar conclusões perigosas. Tanto fez que empatou, com gol de Alemão, mas não sustentou a igualdade até o fim e acabou perdendo.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 1 INTERNACIONAL
Data:
24/07/2022 (Domingo)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Gabriel (INT);
Gols: Gustavo Gómez, do Palmeiras, aos 18 minutos do primeiro tempo; Alemão, do Inter, aos 36 minutos do segundo tempo; Gabriel Menino, do Palmeiras, aos 42 minutos do segundo tempo;

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Danilo (Luan), Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Brenno Lopes); Dudu (Wesley), Raphael Veiga (Gabriel Menino) e López (Merentiel).
Técnico: Abel Ferreira

INTERNACIONAL
Daniel; Mercado, Vitão (Moledo), Kaique Rocha e Thauan Lara; Gabriel (Mauricio), Edenilson, De Pena (Lucas Ramos), Pedro Henrique (David) e Johnny; Wanderson (Alemão).
Técnico: Mano Menezes