Topo

Brasileirão - 2022

Corinthians bate Atlético-MG com virada relâmpago e vira vice-líder do BR

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

24/07/2022 19h59

Em duelo direto pela vice-liderança do Campeonato Brasileiro, o Corinthians venceu o Atlético-MG, de virada, por 2 a 1, em jogo com enorme reviravolta, hoje (24), no Mineirão, pela 19ª rodada da Série A do Brasileirão. O Galo vencia a partida até os 34 minutos do segundo tempo, com golaço de Keno. Porém, em seis minutos, Fábio Santos virou para o Timão.

Com o resultado, o Corinthians assumiu a vice-liderança com 35 pontos. O Galo, por outro lado, é o quarto com 32.

O Atlético volta a campo no próximo domingo (30), contra o Internacional, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, pela abertura do returno. Já o Corinthians joga pela Copa do Brasil, na quarta-feira (28), contra o Atlético-GO fora de casa.

Corinthians começa firme

A equipe corintiana não se intimidou com o Mineirão lotado e iniciou o jogo pressionando bastante a saída de bola do Atlético. Tanto é que a primeira boa chance do jogo surgiu dos visitantes logo aos 2 minutos. Adson foi para cima de Guilherme Arana, ganhou a jogada e chutou para o gol. A bola passo com perigo à direita de Everson com perigo.

Mas o Galo é quem abre o placar

O Corinthians seguiu tentando se impor, mas foi o Galo que saiu na frente. Em uma jogada de Mariano pela direita, ele tocou para Keno. O atacante finalizou de fora da área no ângulo do goleiro Carlos Miguel. Um verdadeiro golaço que explodiu o Mineirão logo aos 9 minutos da primeira etapa.

Corinthians com a posse, e Galo nos contra-ataques

Após o gol de Keno, o Atlético passou a controlar mais o jogo. O Corinthians teve maior posse de bola, mas não conseguiu converter em grandes chances. Enquanto isso, o Galo apostou nos contra-ataques, saindo com velocidade pelo meio. O próprio Hulk foi muito utilizado nas arrancadas durante alguns momentos da primeira etapa.

Galo volta com mais ímpeto

O Corinthians voltou do intervalo com as entradas de Cantillo e Roger Guedes. Já o Galo voltou com a mesma equipe e com mais presença na área do Timão. Aos 8, Arana finalizou após jogada de Jair e Mariano. O lateral chegou batendo de primeira, mas a defesa cortou.

Fábio Santos coloca o Corinthians no jogo

O Corinthians mal tinha exigido alguma defesa do goleiro Everson. No entanto, aos 34, Fábio Santos recebeu o cruzamento de Fágner e mandou para o fundo das redes de cabeça empatando o jogo.

Virada relâmpago

Cinco minutos depois do empate, Giovane foi derrubado por Junior Alonso na área. O pênalti foi marcado e Fábio Santos, aos 41, cobrou e virou para os visitantes.

Goleiro estreante já jogou contra o Galo

O goleiro Carlos Miguel, de 25 anos, fez sua estreia pelo Corinthians na noite de hoje, mas não foi a primeira vez que enfrentou o Atlético em Belo Horizonte. No ano passado, pela 10ª rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, Carlos Miguel era o goleiro do Boa Esporte, adversário do Atlético. O Galo saiu vencedor por 2 a 1, com gols de Vargas e Arana.

Balbuena de volta

Enquanto Carlos Miguel jogou pela primeira vez com a camisa do Corinthians, o zagueiro paraguaio Balbuena sentiu o gostinho de reestrear pelo Timão. O jogador foi regularizado na última quarta-feira (21) e já havia se colocado à disposição para jogar diante do Atlético, alegando estar em plenas condições físicas.

Quem foi bem: Fábio Santos

O lateral-esquerdo foi o cara da reação corintiana no Mineirão. Quando a equipe parecia entregue, quase sem criar oportunidades, tirou um gol de cabeça da cartola e empatou a partida. Na sequência, converteu um pênalti para virar. Fez a lei do ex valer duas vezes!

Quem foi mal: Junior Alonso

Mais uma atuação irregular do zagueiro pelo Atlético-MG. Cometeu o pênalti em Giovane quando a partida estava empatada. A cobrança foi convertida, e o Galo sofreu a virada no Mineirão.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 1 X 2 CORINTHIANS

Competição: 19ª rodada da Série A Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 24 de julho de 2022 (domingo), às 18h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daniel Nobres Bins (RS)
Cartões amarelos: Nacho Fernandez e Júnior Alonso (Atlético-MG); Yuri Alberto (Corinthians)
Gols: Keno, aos 9 minutos do primeiro tempo (Atlético-MG); Fábio Santos aos 34 e aos 41 do segundo tempo (Corinthians)

ATLÉTICO-MG: Everson, Mariano, Igor Rabello, Alonso e Arana; Allan, Jair (Otávio), Zaracho (Vargas), e Nacho (Pavón); Keno (Pedrinho) e Hulk. Técnico: Lucas Gonçalves.

CORINTHIANS: Carlos Miguel; Fagner, Bruno Mendez, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Maycon (Roni) e Giuliano (Cantillo); Willian (Roger Guedes), Yuri Alberto (Gustavo Mosquito) e Adson (Giovani). Técnico: Vítor Pereira.