Topo

Corinthians

Como Yuri alivia pressão de Guedes e o livra de 'sacrifício' no Corinthians

Roger Guedes e Yuri Alberto conversam durante Corinthians x Coritiba, duelo do Campeonato Brasileiro - Marcello Zambrana/AGIF
Roger Guedes e Yuri Alberto conversam durante Corinthians x Coritiba, duelo do Campeonato Brasileiro Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/07/2022 04h00

O mais novo trio de ataque do Corinthians, formado por Willian, Róger Guedes e o recém-contratado Yuri Alberto, certamente empolgou a Fiel em sua primeira atuação conjunta, na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, anteontem (20), na Neo Química Arena.

Mais do que causar uma boa impressão, os três mostraram que, juntos, podem mudar o setor ofensivo do Timão de patamar e tirá-lo da mesmice recente às vésperas de decisões pela Libertadores e Copa do Brasil, além de jogos importantes pela manutenção entre os líderes do Campeonato Brasileiro.

Os primeiros passos de Yuri Alberto no Corinthians foram promissores e tiraram a previsibilidade do ataque do Corinthians, tornando-o mais móvel e com novas movimentações. A chegada do reforço livra Róger Guedes de ser sacrificado como centroavante, função que vinha atuando até então, mesmo deixando claro que não era seu setor de preferência.

Diante do Coritiba, Guedes teve liberdade de movimentação e atuou em praticamente todas as funções do ataque enquanto esteve em campo: aberto pelos dois lados, como segundo atacante e também como '9', com Yuri Alberto abrindo nas pontas. Foi dele o gol que abriu o placar, em lance de oportunismo e bom posicionamento após falha da defesa adversária.

Na maior parte do tempo, porém, Yuri Alberto atuou como referência, de costas para a defesa, segurando a bola, participando de tabelas e se mostrando como opção à frente. Assim como Guedes, Willian também alternou posições e, como de costume, teve a velocidade e a habilidade como principais aliadas na criação de jogadas. Os três foram muito participativos e, agora, têm o objetivo de entrosar cada vez mais rápido para a sequência importante que o Corinthians tem pela frente.

"O time estava bem solto. O Vítor Pereira nos pediu para procurarmos movimentar bastante na frente, não ficar só em uma posição. Isso ajuda nosso estilo de jogo, para o adversário não conseguir nos marcar facilmente. Temos muito a evoluir ainda, mas fizemos um grande jogo", disse Willian, na zona mista, após a vitória sobre o Coritiba.

Com o trio de ataque à disposição e o técnico Vítor Pereira de volta à área técnica após cumprir dois jogos de suspensão, o Corinthians visita o Atlético-MG, no Mineirão, no domingo, às 18h, pela 19º e última rodada do primeiro turno do Brasileirão.

Corinthians