Topo

Brasileirão - 2022

Flamengo goleia Juventude com quatro gols de cabeça e estreia de Cebolinha

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/07/2022 22h19

Empurrado por mais de 65 mil torcedores, o Flamengo iniciou avassalador o duelo com o Juventude e construiu a vitória já nos 20 primeiros minutos no Mané Garrincha. O Rubro-Negro apenas administrou a vantagem e, no fim, goleou os gaúchos por 4 a 0. O triunfo foi estabelecido com gols de Pedro (2), Everton Ribeiro e Lázaro. O duelo em Brasília marcou a estreia de Everton Cebolinha com a camisa flamenguista.

Curiosamente todos os quatro gols saíram de cabeça, em jogadas feitas pelo lado direito. O Juventude não tomou conhecimento do time carioca, que apresentou uma força física devido ao descanso na última rodada. Não à toa, João Gomes e Pedro foram as primeiras alterações de Dorival Júnior, visto que foram titulares nas últimas partidas.

A vitória fez o Flamengo chegar aos 27 pontos e mirar o G6 para iniciar o segundo turno do Brasileirão em alta. Com Dorival, o clube carioca chegou ao quinto triunfo na competição e esboça reação em busca do título.

Quem foi bem: Pedro

O atacante marcou dois gols em 12 minutos e participou de outras jogadas do Flamengo no primeiro tempo. Em 12 jogos com Dorival, são sete gols e cinco assistências.

Quem foi mal: Jadson

O volante do Juventude teve partida muito abaixo do esperado. Além de não ter conseguido conter as ações de transição do meio-campo do Flamengo, foi expulso ainda no primeiro tempo, após falta e agressão em Gabigol.

Desempenho do Flamengo: avassalador

O Flamengo foi a campo com a escalação titular e mostrou a força do elenco já no primeiro tempo. Aos 20 minutos, o Rubro-Negro já tinha 3 a 0 no placar. Um bom jogo do lado direito entre Rodinei, Everton Ribeiro e Gabi, que também se aproximou da posição. Criativo e envolvente, o clube carioca praticou o perde e pressiona e não correu perigo.

Dorival mexeu na equipe logo no intervalo. Vitinho e Cebolinha entraram no segundo tempo. O camisa 19 faz a sua estreia e, mesmo sem ritmo de jogo, protagonizou alguns lances importantes. O estreante, inclusive, mudou o jogo do Flamengo, visto que movimentou o lado esquerdo, já que o lado direito vinha tendo destaque.

Desempenho do Juventude

O Juventude não conseguiu administrar a pressão do Flamengo no primeiro tempo. Foram três gols do Rubro-Negro em 20 minutos e nenhum susto ao gol de Santos. A equipe comandada por Umberto Louzer apresentou pouca transição, e Capixaba e Elton entraram ainda no primeiro tempo. Os gaúchos ficaram com um a menos após a expulsão de Jadson.

A exemplo do que aconteceu no primeiro tempo, o Juventude teve muita dificuldade na criação. Em sua grande maioria, as oportunidades vieram após erros do Flamengo. Sem Jadson, expulso no primeiro tempo, ficou complicado para a equipe gaúcha reagir. O Juve viu os cariocas administrarem a vantagem no segundo tempo.

Live do Flamengo

Cronologia

Arrascaeta garçom, gol do Pedro!

Foram cinco minutos de pressão até o Flamengo marcar o primeiro gol. O uruguaio participou da troca de passes e cruzou na segunda trave para o atacante, que cabeceou firme. O goleiro César tentou uma defesa, mas a bola já tinha ultrapassado a linha.

Mais uma chance rubro-negra!

Gabi roubou a bola na direita, deixou o adversário no chão e ficou livre para cruzar na área. Arrascaeta subiu desequilibrado e o goleiro fez a defesa!

Pedro mais uma vez!

O Flamengo manteve o domínio e em uma troca de passe entre Rodinei e Everton Ribeiro no lado direito. O camisa 7 fez um cruzamento na medida para Pedro, e o atacante, de novo, na segunda trave colocou a bola na rede.

Troca de passe!

Aos 34 minutos, o Flamengo ficou pouco mais de um minuto trocando passes. A bola rolou em todos os setores do campo e, pelo lado direito, Everton Ribeiro arriscou o chute, que passou perto do travessão de César.

Mais um de cabeça!

Em mais uma troca de passe no lado direito, Gabi cruzou na medida para Everton Ribeiro marcar de cabeça.

Expulso!

O Jadson cometeu uma falta por trás no Gabigol - que matou a jogada. O árbitro aplicou o cartão vermelho direto.

Estreia de Cebolinha!

O novo camisa 19 entrou no lugar de Pedro já na volta do segundo tempo. Dorival Júnior deu a chance de Everton Cebolinha jogar, pelo menos, 45 minutos. Inicialmente, a previsão era de 30 minutos.

Segundo tempo controlado!

Com o placar encaminhado desde o primeiro tempo, o Flamengo manteve a boa atuação na segunda etapa, dominou o meio, trocou passes e viu Cebolinha movimentar o lado esquerdo em jogadas individuais.

Crias em campo!

Para rodar a equipe, Dorival acionou Lázaro, Victor Hugo e Matheus França aos 31 do segundo tempo. Enquanto isso, Gabi, Arrascaeta e Everton Ribeiro foram para o banco.

Vitinho aclamado!

Na partida contra o Coritiba, também no Mané Garrincha, Vitinho foi vaiado pelos torcedores antes de entrar em campo. Dorival Júnior e Diego Ribas saíram em defesa do atacante em entrevistas coletivas. Nesta partida, o jogador ouviu aplausos e o nome gritado por parte da torcida.

Gol de cabeça, dessa vez pelo lado esquerdo!

Movimentando o lado esquerdo, Cebolinha fez boa jogada e cruzou na medida para Lázaro marcar mais um gol de cabeça. O 'debutante' deixou o gramado com uma assistência.

Calendário

O Flamengo encara o Avaí, na Ressacada, domingo (24), às 11h (de Brasília). O Juventude enfrenta o Ceará, no mesmo dia, às 16h, no Alfredo Jaconi. Ambas partidas são pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 4 x 0 JUVENTUDE

Competição: Campeonato Brasileiro - 18ª rodada
Local: Mané Garrincha, Brasília
Data: 20 de julho de 2022, quarta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Var: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Ricardo Bueno, Elton e Pitta (JUV); Gabigol, Léo Pereira e Thiago Maia (FLA)
Cartão vermelho: Jadson (Juventude)
Gols: Pedro (FLA), aos 5 e 12 minutos do primeiro tempo, Everton Ribeiro (FLA), aos 17' do primeiro tempo; Lázaro (FLA), aos 41 do segundo tempo.

FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís, João Gomes (Vitinho), Thiago Maia, Arrascaeta (Victor Hugo), Everton Ribeiro (Matheus França), Pedro (Everton Cebolinha) e Gabi (Lázaro). Técnico: Dorival Júnior

JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Thalisson, Rafael Forster e Moraes; Yuri, Jadson, Paulo Henrique (Parede), Edinho (Capixaba), Marlon (Elton), Ricardo Bueno (Pitta). Técnico: Umberto Louzer