Topo

Jornal revela papel de Ronaldinho na ida de Raphinha para o Barcelona

Raphinha, nova contratação do Barcelona, é apresentado "à la Ronaldinho" - Divulgação/FC Barcelona
Raphinha, nova contratação do Barcelona, é apresentado 'à la Ronaldinho' Imagem: Divulgação/FC Barcelona

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/07/2022 09h34

O atacante Raphinha, novo reforço do Barcelona, recusou uma oferta do Chelsea para conseguir se transferir ao clube catalão. O jornal espanhol 'Sport' revelou que esse desejo do atleta em defender a equipe comandada por Xavi Hernández teve grande influência de Ronaldinho Gaúcho — ídolo do Barça.

De acordo com o portal de notícias, o 'Bruxo' aconselhou Raphinha e seus familiares, com quem mantem laços de amizade, a fecharem um acordo com o Barcelona — além da ótima relação do ex-jogador com Deco, empresário do atacante de 25 anos.

A amizade de Ronaldinho com a família de Raphinha vem de muitos anos atrás. Rafael, pai do jogador, é músico profissional e tem um grupo chamado 'Samba Tri', de Porto Alegre. R10 apadrinhou os artistas e os levou para Paris, quando ele defendia o PSG. Eles são amigos há 30 anos.

Além disso, Ronaldinho sempre foi uma grande inspiração para Raphinha durante toda carreira e teve influencia no futebol do atacante. Essa relação ficou ainda mais evidente quando o presidente do Barcelona, Joan Laporta, exaltou a contratação durante sua apresentação e afirmou que o 'futebol bonito' está de volta — frase que R10 deixou marcada em sua passagem no clube catalão.

"O 'futebol bonito' está de volta. É muito importante para a entidade. Xavi insistiu muito para que tivéssemos isso de novo com Raphinha. Estamos muito gratos pelo seu desejo de querer jogar pelo Barça. Isso tem sido fundamental", disse o mandatário no último sábado (16).

O 'Sport' garante que Ronaldinho é como um padrinho de Raphinha. Quando o jogador foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez, ele recebeu uma mensagem do ídolo o parabenizando.

Outro ato que comprovou essa relação mais íntima foi uma homenagem que Raphinha fez para Dona Miguelina, mãe de Ronaldinho que morreu em fevereiro do ano passado. Ao marcar um gol pelo Leeds, ele mostrou uma mensagem de força para a família Assis Moreira.

A relação dos dois é bem próxima, e Ronaldinho sempre defendeu que ele deveria ser jogador do Barcelona.