Topo

Brasileirão - 2022

Em jogo de golaços, Corinthians toma virada e perde para o Ceará

Vina, do Ceará, comemora seu golaço contra o Corinthians, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro - Kely Pereira/AGIF
Vina, do Ceará, comemora seu golaço contra o Corinthians, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Kely Pereira/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/07/2022 22h56

Em noite de golaços, o Ceará venceu o Corinthians por 3 a 1, de virada, hoje (16), em jogo válido pela 17º rodada do Campeonato Brasileiro. A sensação foi de que só valia pintura na Arena Castelão: no primeiro tempo, Róger Guedes abriu o placar para o Timão, enquanto Bruno Pacheco e Vina marcaram para o Vozão. O gol mais "normal" foi feito por Cléber na etapa final e fechou a vitória dos donos da casa.

Com o resultado, o Corinthians não aproveita a chance de assumir a liderança provisória do Brasileirão ao menos até segunda (18), quando o Palmeiras enfrenta o Cuiabá. O Timão estaciona nos 29 pontos e perde a oportunidade de ultrapassar o arquirrival, que tem um ponto a mais e agora pode aumentar a vantagem. O Ceará, por sua vez, termina o sábado em 13º, com 21 pontos, mas ainda pode perder algumas posições até o fim da rodada.

O Vozão volta a campo na terça (19), às 21h30, quando encara o Avaí e atua novamente no Castelão. Na quarta (20), também às 21h30, o Corinthians recebe o Coritiba, na Neo Química Arena.

Quem foi bem: Vina

Marcou um golaço para virar a partida para o Ceará e ainda deu uma assistência para Cléber fazer o terceiro e decretar a vitória sobre o Corinthians.

Quem foi mal: Giuliano

O meio-campista não conseguiu desempenhar sua função. Com isso, a armação de jogadas do Corinthians foi prejudicada. Atuação bastante apagada do camisa 11.

Live do Corinthians

Cronologia do jogo: noite de golaços!

Bastaram três minutos de bola rolando para Ceará e Corinthians para a primeira pintura da noite: Róger Guedes recebeu na esquerda, se livrou da marcação e mandou uma bomba de fora da área para colocar o Timão na frente na Arena Castelão.

Os donos da casa reagiram e conseguiram virar a partida ainda no primeiro tempo, com dois golaços: de empate marcado aos 27 por Bruno Pacheco, que encobriu Donelli em chutaço de primeira, e o que deu a vantagem para o Vozão feito por Vina, aos 32, em finalização no ângulo.

O Corinthians sentiu os gols do Ceará e não conseguiu reagir. A melhor chance foi desperdiçada por Roni, que mandou no travessão da pequena área. Ainda deu tempo de mais um dos mandantes: aos 31 da etapa final, Cléber fechou a conta e confirmou a vitória do Vozão.

O jogo do Corinthians

Sem o suspenso Vítor Pereira na área técnica, o Timão foi dirigido pelo auxiliar Filipe Almeida e começou da melhor forma possível, abrindo o placar cedo, mas diminuiu muito o ritmo depois do empate do Ceará e perdeu o controle da partida. Em noite fraca dos meio-campistas, a equipe teve dificuldade para criar novas oportunidades e teve pouca objetividade.

O jogo do Ceará

O Vozão mostrou resiliência para conseguir a virada depois do balde de água fria logo com 3 minutos de jogo. Não se abalou, se mostrou organizado no campo de ataque e aproveitou as brechas na marcação corintiana para conquistar uma vitória importantíssima no Brasileirão.

Fim de dois jejuns

Apesar da derrota, Róger Guedes acabou com a seca de atletas do Corinthians, que não balançavam as redes havia seis jogos. No período, o time teve apenas um gol a favor, feito contra por Rodinei na vitória sobre o Flamengo. Guedes também voltou a fazer gol depois de sete jogos em branco.

Lateral marca depois de seis anos

Autor do primeiro gol do Ceará no jogo, Bruno Pacheco não fazia um gol desde 13 de julho de 2016, quando defendia o Bragantino. De lá para cá, até chegar ao Vozão, onde está desde 2020, o lateral-esquerdo teve passagens por Atlético-GO e Chapecoense. Ele dedicou o gol para familiares e para a esposa, que está grávida.

Roni perde chance incrível

O resultado poderia ter sido diferente para o Corinthians não fosse uma chance claríssima desperdiçada por Roni, aos 19 minutos do segundo tempo, quando o Timão perdia por 2 a 1. Giovane acionou o volante, que, da pequena área, mandou no travessão.

Cássio: desfalque de última hora

O Timão não contou com Cássio, que sentiu dores na lombar, de acordo com o clube, e nem no banco ficou. Matheus Donelli foi o titular, mas nada pôde fazer nos golaços de Bruno Pacheco e Vina.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 3 x 1 CORINTHIANS

Competição: Campeonato Brasileiro, 17ª rodada
Data e horário: 16 de julho de 2022 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Cléber (CEA); Giovane (COR)

Gols: Róger Guedes (COR), aos 3'/1ºT (0-1), Bruno Pacheco (CEA), aos 27'/1ºT (1-1), Vina (CEA), aos 32'/1ºT (2-1) e Cléber (CEA), aos 31'/2ºT (3-1)

CEARÁ: João Ricardo, Nino Paraíba (Michel Macedo), Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Richardson (Rodrigo Lindoso), Richard Coelho, Vina; Mendoza (Dentinho), Lima (Fernando Sobral) e Cléber (Zé Roberto). Técnico: Marquinhos Santos

CORINTHIANS: Matheus Donelli; Bruno Méndez (Rafael Ramos), Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Giovane); Cantillo (Roni), Du Queiroz e Giuliano (Xavier); Adson (Lucas Piton), Róger Guedes e Gustavo Mosquito. Técnico: Filipe Almeida