Topo

Corinthians

De tumor à 3ª divisão: como estão campeões da Libertadores do Corinthians?

Matheus Brum

Colaboração para o UOL

04/07/2022 04h00

O dia 4 de julho é o da "independência" do Corinthians. A Libertação da América, como é conhecida entre os torcedores, marca a conquista da Libertadores de forma invicta. Em 2022, o título completa 10 anos. Alguns jogadores daquele time ainda estão no clube, outros se aposentaram.

No entanto, na cabeça do torcedor alvinegro, as lembranças são muitas: a defesa de Cássio no chute de Diego Souza; a cabeçada de Paulinho contra o Vasco; Romarinho e sua estrela, e claro, os gols de Emerson Sheik contra o Boca Juniors.

Após dez anos da conquista, o UOL Esporte traz um resumo sobre a vida e a carreira dos protagonistas do título da Libertadores de 2012.

Cássio

Cássio - Gil Gomes/AGIF - Gil Gomes/AGIF
Cássio
Imagem: Gil Gomes/AGIF

Goleiro titular no mata-mata da Libertadores, Cássio se tornou protagonista do título. Passados 10 anos, continua titular na meta alvinegra. Mas não tão incontestável. Em 2022, Cássio recebeu ameaças de morte. O personal trainer da esposa do goleiro recebeu um áudio ameaçando o ídolo.

Cássio registrou boletim de ocorrência e a Polícia Civil abriu inquérito sobre o caso. Alguns suspeitos foram presos e outros prestaram depoimento. Mesmo assim, Cássio segue firme e forte como titular do Corinthians.

Júlio César

Julio César - UOL - UOL
Julio César
Imagem: UOL

Titular no início da caminhada alvinegra na Libertadores, Júlio Cesar ficou no Corinthians até 2014. Pensou em se aposentar em 2017 após ser rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro com a camisa do Santa Cruz. No entanto, foi contratado pelo Red Bull Brasil. Quando a empresa assumiu o Bragantino, o goleiro continuou no clube. Atualmente, é reserva da equipe. Com 37 anos, deu declarações de que deve encerrar a carreira em 2022 e está estudando para se tornar gestor.

Danilo Fernandes

Danilo Fernandes - Divulgação/Facebook oficial do Bahia - Divulgação/Facebook oficial do Bahia
Danilo Fernandes
Imagem: Divulgação/Facebook oficial do Bahia

Terceiro goleiro naquele elenco, Danilo Fernandes também continua atuando como profissional. Aos 34 anos, defende o Bahia. No entanto, pelo tricolor baiano, o goleiro foi agredido por torcedores. Uma bomba foi arremessada em direção ao ônibus do clube, em fevereiro de 2022. O goleiro foi atingido por estilhaços e ficou com o rosto machucado.

Alessandro

Alessandro Nunes - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Alessandro Nunes
Imagem: Reprodução/YouTube

Lateral-direito e capitão da equipe campeã da Libertadores, Alessandro já se aposentou dos gramados. Mas, continua no Corinthians. Aos 43 anos, o ex-jogador é gerente de futebol do clube.

Chicão

Chicão - Transmissão - Transmissão
Chicão, ex-zagueiro do Corinthians, em participação no podcast 'Podpah'
Imagem: Transmissão

O zagueiro, um dos batedores de falta do Corinthians em 2012, ficou no clube até 2013. Encerrou a carreira pouco tempo depois, em 2015. Atualmente, com 41 anos, é dono de uma rádio web: a Rádio Chicão 03.

Leandro Castán

Leandro Castán - Reprodução - Reprodução
Leandro Castán
Imagem: Reprodução

O zagueiro, titular naquela conquista, deixou o Timão logo após a conquista da Libertadores e foi para a Roma. Na Itália foi diagnosticado com um tumor na cabeça. Precisou passar por cirurgia e ficou um ano afastado dos gramados. Quando retornou ao Brasil para jogar no Vasco se envolveu em uma polêmica ao dizer que foi obrigado a vestir a camisa do clube com o símbolo LGBTQIA+. No final de 2021, por conta deste desgaste, acabou deixando o clube.

Em 2022 acertou com o Guarani, mas após oito jogos pediu desligamento do clube. Com 35 anos, deve ir para algum time da Série A do Campeonato Brasileiro.

Fábio Santos

Fábio Santos - Rodrigo Coca/Agência Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Fábio Santos
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Titular da lateral-esquerda, Fábio Santos ficou no Corinthians até 2015, quando foi para o Cruz Azul, do México. No retorno ao Brasil, no ano seguinte, foi para o Atlético-MG. Voltou ao time paulista em 2020. Aos 36 anos é jogador de confiança de Vítor Pereira.

Ralf

Ralf - Divulgação/Cianorte - Divulgação/Cianorte
Ralf
Imagem: Divulgação/Cianorte

Volante "cão de guarda" do time do técnico Tite, o jogador ficou no Corinthians até 2015, quando aceitou ir para o futebol chinês. Retornou ao clube em 2018. No entanto, no início de 2020 deixou o clube pela porta dos fundos: Ralf foi dispensado pelo então técnico Tiago Nunes, que estava chegando à equipe. O volante reclamou de ter sido avisado "em cima" da hora da dispensa.

Outra polêmica de Ralf é que ele se envolveu em um acidente de carro, em 2019, na Zona Leste de São Paulo. O volante estava no carona do carro que atingiu um ponto de ônibus, uma casa e feriu uma pessoa. A Justiça arquivou o processo contra o jogador, ressaltando que ele não estava na condução do veículo e o motorista não estava embriagado. Com 38 anos, defende o Vila Nova-GO na Série B do Brasileiro.

Paulinho

Paulinho - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Paulinho
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Um dos craques daquele time, Paulinho foi decisivo para a conquista da Libertadores. As boas atuações o levaram a ser contratado pelo Tottenham, da Inglaterra. Jogou também no Barcelona. Convocado para duas Copas do Mundo (2014 e 2018), Paulinho retornou ao Corinthians em 2022. No entanto, uma grave lesão no joelho o tirou da temporada.

Esse retorno foi marcado por uma polêmica. Parte do salário de Paulinho seria pago por uma empresa, a Taunsa. A empresa não fez o pagamento e o caso foi parar na Justiça. O Corinthians cobra R$ 18 milhões.

Danilo

Danilo - Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians - Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians
Danilo
Imagem: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Um dos líderes do elenco, Danilo entrou para a história do Corinthians como um dos maiores ídolos do clube. Ficou no Timão até 2018, quando acertou com o Vila Nova-GO. No ano seguinte, se aposentou do futebol. Com 43 anos é treinador do sub-20 corintiano.

Em 2021, Danilo foi vítima de um assalto em uma barbearia no Tatuapé, zona leste de São Paulo. Nas imagens do circuito interno, o ex-meia aparece deitado no chão durante o assalto. Uma corrente do ídolo alvinegro foi roubada. Dois suspeitos da ação foram presos.

Alex

Danilo e Alex, campeões da Libertadores de 2012, posam com a nova camisa do Corinthians - Divulgação - Divulgação
Danilo e Alex, campeões da Libertadores de 2012, posam com a nova camisa do Corinthians
Imagem: Divulgação

Outro meia importante na conquista, Alex deixou o Corinthians logo após o título. Aos 40 anos, encerrou a carreira em 2016, com a camisa do Internacional. Voltou ao Corinthians para trabalhar na base do clube. Foi alçado ao posto de auxiliar técnico por Sylvinho em 2021. Mesmo com a demissão do treinador, continuou no cargo com a chegada de Vítor Pereira.

Em 2022 se envolveu em uma polêmica ao ser flagrado tirando um cochilo em uma das salas de fisioterapia do clube. A imagem viralizou nas redes sociais e houve uma pressão pela demissão do ex-meia. No entanto, a diretoria passou panos quentes e manteve Alex no cargo.

Emerson Sheik

Emerson Sheik - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Emerson Sheik
Imagem: Reprodução/YouTube

Autor dos dois gols do título, contra o Boca Juniors, Emerson Sheik coleciona polêmicas. Atualmente com 43 anos é comentarista do SBT. Se aposentou em 2018 com a camisa do Corinthians.

Jorge Henrique

Jorge Henrique - Divulgação - Divulgação
Jorge Henrique
Imagem: Divulgação

Um dos pilares de Tite, Jorge Henrique ainda atua profissionalmente. Aos 40 anos foi anunciado como reforço do North Esporte Clube, de Minas Gerais, que vai disputar a Segundona Mineira, equivalente à Terceira Divisão do estadual.

A passagem de Jorge Henrique pelo Timão terminou em 2013 após o jogador ir a uma festa e mentir para a comissão técnica. O atacante disse a Tite que o filho tinha passado mal e por isso não foi treinar em condições ideais. Só que depois foi divulgado que ele estava em uma festa.

Douglas

douglas - Transmissão - Transmissão
Imagem: Transmissão

Jogador importante naquela conquista, Douglas se aposentou do futebol em 2020, após jogar pelo Brasiliense. Teve duas passagens pelo Corinthians, entre 2008 e 2009, e entre 2012 e 2014.

Romarinho

romarinho - Divulgação/Ittihad - Divulgação/Ittihad
Imagem: Divulgação/Ittihad

Xodó da torcida, Romarinho marcou o gol de empate na partida de ida da final contra o Boca Juniors na Bombonera. O atacante ficou no clube até 2014, quando foi vendido para o Mundo Árabe. Aos 31 anos, joga no Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

Marquinhos

Marquinhos - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Marquinhos
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Ainda garoto e uma das promessas do Corinthians, Marquinhos é hoje capitão do PSG e da Seleção Brasileira. Disputou a Copa do Mundo de 2018 e, aos 28 anos, deve disputar o Mundial de 2022.

Willian

Willian - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Willian
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Na época sem bigode, Willian era um jovem atacante do futebol brasileiro. Logo após a disputa deixou o Corinthians e acertou com o Metalist, da Ucrânia. Aos 35 anos, defende o Fluminense - passou também recentemente pelo Palmeiras, grande rival do time alvinegro.

Wallace

Wallace - Divulgação - Divulgação
Wallace
Imagem: Divulgação

Zagueiro reserva naquele título, Wallace rodou por diversos clubes do futebol brasileiro, como Flamengo, Grêmio e Vitória. Atualmente, com 34 anos, está no Brusque-SC.

Liedson

Liedson - Jamie McDonald/Getty Images - Jamie McDonald/Getty Images
Liedson
Imagem: Jamie McDonald/Getty Images

Um dos jogadores mais experientes daquele elenco, Liedson retornou para o Corinthians em 2011. Deixou o clube semanas depois da conquista da Libertadores após desentendimento na renovação do contrato. Se aposentou em setembro de 2013.

Em 2016, o jogador viralizou nas redes sociais ao ter três "mortes" anunciadas. As notícias, claro, eram falsas. O jogador aproveitou para brincar nas redes da situação.

Willian Arão

Willian Arão - Foto: Marcelo Cortes / Flamengo - Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Willian Arão
Imagem: Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Willian Arão era reserva no time de Tite. O volante ficou até 2014 no clube, sendo grande parte do tempo emprestado para outras equipes. Com 30 anos, defende o Flamengo desde 2016 e é um dos pilares do time vitorioso em anos recentes.

Luis Ramírez

Luis Cachito Ramírez - Reprodução / Facebook / ClubSportBoys - Reprodução / Facebook / ClubSportBoys
Luis Cachito Ramírez
Imagem: Reprodução / Facebook / ClubSportBoys

Conhecido como Cachito Ramírez, foi contratado em 2011 para substituir Elias. No entanto, não teve muito destaque e deixou o clube em 2013 para defender a Ponte Preta, por empréstimo. Com 37 anos, o peruano defende o Sport Boys, desde 2016.

Welder

Weldinho - Luiz Henrique/Figueirense FC - Luiz Henrique/Figueirense FC
Weldinho
Imagem: Luiz Henrique/Figueirense FC

Lateral-direito daquele elenco, Weldinho chegou ao Corinthians em 2011, após se destacar pelo Paulista de Jundiaí. No entanto, nunca chegou a ser protagonista. Foi para o Palmeiras em 2013 e também não se destacou. Não atua profissionalmente desde 2017, quando defendeu o Figueirense. Está com 31 anos.

Elton

Elton - Luiz Erbes/AGIF - Luiz Erbes/AGIF
Elton
Imagem: Luiz Erbes/AGIF

Reserva daquela equipe, Elton teve uma passagem apagada pelo Corinthians. Após o título da Libertadores, foi emprestado para diversas equipes, como Vitória, Náutico e Flamengo. Deixou o Timão em 2014. Atualmente com 36 anos, joga pelo Cuiabá.

Gilsinho

Gilsinho - Fernando Donasci/UOL - Fernando Donasci/UOL
Gilsinho, do Corinthians, disputa a bola com Carleto, do Fluminense, na primeira partida das equipes no Brasileirão 2012
Imagem: Fernando Donasci/UOL

Também reserva, o atacante ficou pouco mais de seis meses no Corinthians. Chegou no início de 2012 e saiu uma semana depois do título da Libertadores. Atualmente está com 38 anos. Seu último clube foi o São José-SP, em 2021.

Paulo André

Paulo André - Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians / Divulgação - Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians / Divulgação
Paulo André
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians / Divulgação

Homem de confiança de Tite, Paulo André ficou no Corinthians entre 2009 e 2014. Ao se aposentar, em 2019, virou gestor. Atualmente trabalha junto com Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro e no Real Valladolid.

Paulo André foi um dos fundadores do movimento Bom Senso F.C, que buscava melhorias para o futebol brasileiro. Por participar do grupo, o jogador disse ter sido perseguido por diversos diretores, o que atrapalhou o crescimento na carreira, segundo o zagueiro.

A libertação corintiana

Dez anos depois do primeiro título do Corinthians na Copa Libertadores, o UOL lança "A libertação corintiana", um documentário que reúne as histórias nunca contadas daquela partida. Produzido por MOV, a produtora audiovisual do UOL, o filme está disponível para assinantes do UOL Play.

Corinthians