Topo

Copa Sul-Americana - 2022

São Paulo abre 3, sofre após expulsões, mas vence Católica na Sul-Americana

Jogadores do São Paulo comemoram gol contra a Universidad Católica na Copa Sul-americana - Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images
Jogadores do São Paulo comemoram gol contra a Universidad Católica na Copa Sul-americana Imagem: Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2022 23h26

Emoção não faltou, mas o São Paulo, mesmo com três jogadores a menos, encaminhou a classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana após vencer a Universidad Católica por 4 a 2, na noite de hoje (30), em Santiago, no primeiro duelo contra os chilenos. Os gols do Tricolor foram marcados por Reinaldo, Luciano (duas vezes) e Calleri. Zampedri e Valencia descontaram para os mandantes. Igor Vinicius, Rodrigo Nestor e Calleri foram expulsos no segundo tempo.

O técnico Rogério Ceni, diante do rival que teve atuação histórica em 2013, decidiu não preservar titulares e escalar 'força máxima' pela primeira vez no torneio continental, diferentemente do que fez durante a fase de grupos. Apesar dos nove desfalques, o Tricolor foi dominante e abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo.

Na etapa final, o cenário que parecia tranquilo ganhou contornos dramáticos. Logo no primeiro minuto, a Universidad Católica diminuiu. Aos 5, Igor Vinicius foi expulso. Mesmo com um a menos, o São Paulo ainda aumentou vantagem construída no Chile com uma bela jogada coletiva que resultou no gol de Calleri. Ainda havia tempo para mais: Rodrigo Nestor e Calleri também foram expulsos e deixaram o time com oito jogadores em campo. A Católica fez mais um, mas o São Paulo segue com enorme vantagem na eliminatória.

O duelo de volta será na próxima quinta (7), às 21h30, no Morumbi. Com o resultado no Chile, o São Paulo pode até perder por um gol de diferença que avança de fase. Derrota por dois gols leva a decisão para os pênaltis. Vale lembrar que não há a vantagem do gol marcado fora de casa na Sul-Americana. Quem passar às quartas de final encara Ceará ou The Strongest-BOL - os brasileiros venceram a ida por 2 a 1, na altitude de La Paz.

Antes da decisão contra os chilenos, o Tricolor entra em campo pelo Brasileirão, domingo (3), às 16h, quando visita o Atlético-GO, em Goiânia, pela 15º rodada.

Live do São Paulo

Quem foi bem: Luciano, Reinaldo e Calleri

Luciano marcou dois gols, um deles um golaço, e aproveitou a oportunidade dada por Ceni. O lateral esquerdo converteu um pênalti e deu uma assistência. O argentino, apesar de ter sido expulso no fim, participou de três gols: sofreu o pênalti convertido por Reinaldo, deu a assistência para um dos gols do camisa 11 e marcou o quarto.

Quem foi mal: Igor Vinicius e Rodrigo Nestor

O lateral direito teve início participativo nos primeiros 15 minutos, mas depois teve dificuldade em dar sequência às jogadas. Para piorar, foi expulso e deixou a equipe com um a menos desde o início do segundo tempo. O meio-campista não esteve ligado no lance do primeiro gol da Católica e também recebeu cartão vermelho no segundo tempo.

Cronologia do jogo

O São Paulo tomou conta do primeiro tempo desde o início e praticamente se sentiu em casa no Chile. O Tricolor abriu o placar logo aos 15 minutos, em pênalti sofrido por Calleri e convertido por Reinaldo. Mesmo após sair na frente, o time de Ceni se manteve no setor ofensivo e aumentou a vantagem com dois gols de Luciano, aos 27 e aos 38.

Na volta para a etapa final, dois sustos: Zampedri, no primeiro minuto, diminuiu para a Universidad Católica e, na sequência, Igor Vinicius foi expulso. O São Paulo reagiu e chegou ao quarto gol com Calleri, aos 17. Pouco depois, Rodrigo Nestor também recebeu cartão vermelho. Os chilenos fizeram mais um gol com Valencia, aos 40. Antes do apito final, o Tricolor, acredite se quiser, ainda teve mais um expulso: Calleri.

O jogo do São Paulo

Escalado com os titulares habituais pela primeira vez na Copa Sul-Americana, o time de Ceni fez o primeiro tempo de manual em Santiago. Não sofreu na defesa, teve controle do meio-campo e se manteve na maior parte do tempo no campo de ataque, conseguindo enorme vantagem na eliminatória. Na etapa final, sofreu gol e ficou com três a menos, mas conseguiu se segurar na reta final.

Gramado prejudicado

O gramado do estádio San Carlos de Apoquindo estava em péssimas condições e tinha diversas falhas nas laterais e nas áreas para a partida desta noite. O São Paulo, porém, conseguiu se adaptar bem e teve controle total do jogo desde o início.

Reinaldo: viciado em acertar pênaltis

Na noite em que completou 350 jogos com a camisa do São Paulo, o lateral esquerdo abriu o caminho para a vitória expressiva do Tricolor ao converter um pênalti e ampliar seus números impressionantes na marca da cal: foi o 21º acerto em 22 cobranças pelo clube do Morumbi.

Reinaldo, do São Paulo, celebra seu gol contra a Universidad Católica na Copa Sul-americana - Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images - Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images
Reinaldo, do São Paulo, celebra seu gol contra a Universidad Católica na Copa Sul-americana
Imagem: Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images

Ex-Flamengo ajuda São Paulo

Vendido pelo Flamengo neste mês para a Universidad Católica, o lateral direito Mauricio Isla entregou um gol de presente para o São Paulo, após ser desarmado dentro da própria área por Calleri, que serviu para Luciano marcar o segundo do Tricolor no jogo.

Luciano desencanta

Com os dois gols marcados no Chile, o atacante encerrou um jejum de dez partidas sem balançar as redes e chegou aos sete gols na temporada, assumindo a vice- artilharia do São Paulo em 2022, atrás apenas de Calleri, que tem 18. Luciano não marcava desde 8 de maio, quando o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Fortaleza pelo Brasileirão.

Luciano, do São Paulo, comemora seu gol contra a Universidad Católica na Sul-americana - Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images - Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images
Luciano, do São Paulo, comemora seu gol contra a Universidad Católica na Sul-americana
Imagem: Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images

Calleri faz pintura

Depois de sofrer o gol e ver Igor Vinicius ser expulso, imaginava-se que o São Paulo apenas administraria a boa vantagem conseguida no Chile. Mas o gol mais bonito da noite ainda estava por vir. Patrick recebeu na esquerda e deu caneta desmoralizante, tocou para Igor Gomes, que ajeitou de letra para Calleri dar linda chapada e marcar o quarto do Tricolor.

350 vezes Reinaldo e 100 vezes Nestor

FICHA TÉCNICA:

UNIVERSIDAD CATÓLICA 2 x 4 SÃO PAULO

Competição: Copa Sul-Americana - jogo de ida oitavas de final
Data e hora: 30 de junho de 2022 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago (CHI)
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Auxiliares: Richard Trindad (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Daniel González (CAT); Igor Vinicius, Calleri, André Anderson, Luciano e Pablo Maia (SPFC)
Cartão vermelho: Igor Vinicius, Rodrigo Nestor e Calleri (SPFC)
Gols: Reinaldo (SPFC), aos 15'/1ºT (0-1), Luciano (SPFC), aos 27' e 38'/1ºT (0-2 e 0-3), Zampedri (CAT), aos 1'/2ºT (1-3), Calleri (SPFC), aos 17'/2ºT (1-4), Valencia (CAT), aos 40'/2ºT (2-4)

UNIVERSIDAD CATÓLICA: Perez; Isla, Daniel González, Asta-buruaga, Parot e Cuevas (Orellana); Saavedra (Felipe Gutiérrez), Núñez e Aued (Tapia); Fuenzalida (Valencia) e Zampedri. Técnico: Ariel Holan

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Gabriel Neves (Pablo Maia), Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo (Luizão); Luciano (Patrick) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto, os gols de Zampedri e Valencia descontaram o placar para os mandantes da partida, não para os visitantes. A informação foi corrigida.